O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo confirmou o desejo em participar do concurso unificado com outros Tribunais Regionais (TREs) em 2023. Confira os detalhes ao decorrer do texto.
Com a inviabilização de um novo concurso TRE-SP por conta da não aprovação da verba solicitada para 2022, cresceu as expetativas entorno de um certame unificado com os outros Tribunais Regionais.
Suspensão do último Concurso TRE SP
O prazo de validade do último concurso está suspenso até 31/12/2021. Segunda consta no documento, a vigência será retomada em 01/01/2021. Sendo assim, há grandes possibilidades de um novo certame do órgão ser realizado em breve.
Criação de novo cargos TRE SE
O presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei Nº 14.234 que autoriza a criação de 225 cargos efetivos no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo. Dessas 225 vagas, 129 serão para candidatos de nível médio, destinadas ao cargo de técnico, e as outras 96 ao cargo de analista, onde os candidatos necessitam de nível superior completo (ou geral ou específica em determinadas áreas).
Último Concurso TRE SP
O último certame do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo ocorreu em 2016. Na época foram ofertadas vagas para candidatos de níveis médio (Técnico Judiciário) e superior (Analista Judiciário). As oportunidades foram distribuídas da seguinte forma:
Analista Judiciário
- Área Judiciária – 02
- Área Administrativa – 01
- Análise de Sistemas – 01
- Assistência Social – cadastro reserva
- Contabilidade – 02
- Medicina (Clínica Médica) – cadastro reserva
- Psicologia – cadastro reserva
- Relações Públicas – 01
Técnico Judiciário
- Área Administrativa – 05; Deficientes: 01; Negros: 01
- Artes Gráficas – cadastro reserva
- Enfermagem – 01
- Programação de Sistemas – 01
- Operação de Computadores – cadastro reserva
De acordo com o último edital, a remuneração para os cargos de nível médio foi de R$ 5.934,15; já os de nível superior o vencimento foi no valor de R$ 9.736,27.
O certame foi composto por provas objetivas, provas discursivas, Estudo de Caso – Analistas Judiciários e Redação – Técnicos Judiciários.
A banca organizadora foi a FGV (Fundação Getúlio Vargas) e o concurso contou com 138.698 inscritos.