Atenção! A ANMP irá se reunir com ministro do Trabalho e Previdência para tratar do concurso INSS, que é muito aguardado para o ano de 2022.
Prepare-se para Concurso
No último dia 10 de fevereiro, a ANMP (Associação Nacional dos Médicos Peritos) se reuniu com o Ministro do Trabalho e Previdência (MTPS), Onyx Lorenzoni, para tratar sobre as reivindicações que ensejaram a mobilização nacional da Perícia Médica Federal nos dias 31/1, 8 e 9/2.
Tanto o Ministério quanto o INSS receberam as reivindicações da categoria de forma atenta e aberta a entender o contexto caótico em que se encontram esses profissionais.
Como resposta às reivindicações, o Ministro do Trabalho, juntamente ao Diretor do INSS, marcou uma nova reunião com a ANMP para a próxima quarta-feira, 16 de fevereiro. A expectativa é de que decisões favoráveis sejam tomadas em relação aos Médicos Peritos.
Confira, por fim, quais são as reivindicações feitas pela categoria!
ANMP exige mudanças na categoria!
Durante o período de 31 de janeiro a 9 de fevereiro, alguns servidores do Instituto Nacional de Seguro Social realizaram paralisações, o que ocasionou impacto em mais de 50 mil perícias médicas em todo o país.
Diversas pautas foram levantadas durante essa paralisação. Uma das principais foi a fixação de, no máximo, 12 atendimentos diários presenciais diários, além da recomposição salarial relativa às perdas inflacionárias de 2019 a 2022 (19,99%).
Ademais, a categoria pediu a realização de novas seleções para o INSS, mais especificamente para a contratação de 3 mil novos peritos.
Concurso INSS: Instituto deve perder mais de 3 mil funcionários
O Instituto Nacional de Seguro Social vem sofrendo com as vacâncias há algum tempo, o que preocupa os líderes do órgão, bem como impacta no atendimento e prestação de serviço à população.
Somente no ano de 2022, por exemplo, o INSS pode perder 3.796 funcionários que se encontram em abono permanência. Ou seja, isso significa que esses servidores já estão aptos a se aposentar.
Além disso, a quantidade de funcionários em abono permanência indica que o INSS precisa renovar o quadro de efetivos.
A expectativa é de que novas seleções para o Instituto sejam liberadas, uma vez que a necessidade é grande e que, em novembro de 2021, Bolsonaro comentou que concursos federais seriam autorizados em 2022. Em outras palavras, podemos esperar a autorização de um novo concurso INSS.
Concurso INSS: pedido de 7 mil vagas
Em 2021, portanto, o INSS emitiu ao Ministério da Economia um pedido de concurso com a oferta de 7.575 vagas para todo o Brasil.
O requisito indicava vagas para as carreiras de Técnico do Seguro Social, de nível médio, e para Analista do Seguro Social, de nível superior.
As áreas atuação para os Técnicos podem ser de Análise Reconhecimento de Direito RGPS (2.938 vagas), Combate à Fraude (734), Serviço de Apoio ao Reconhecimento de Direito (216), Serviço de Atendimento de Demandas Judiciais (40), Serviço de Cobrança Administrativa (34), bem como Análise Reconhecimento de Direito RPPS (46) e Recomposição do Quadro de Aposentados até 2023 (1.996).
Por fim, para os Analistas, as vagas podem ser para as áreas de Serviço Social (463 vagas), Reabilitação Profissional (702) e Recomposição do Quadro de Aposentados até 2023 (406).
- Adquira: Materiais para concurso INSS