Atenção! As provas do concurso Bombeiros – AM aconteceram no último fim de semana e a banca registrou mais de 9 mil faltosos. Saiba mais detalhes!
Prepare-se para Concurso
As avaliações do certame de Bombeiros do Estado do Amazonas ocorreram no último dia 12 de fevereiro. No total, eram esperados 46.684 candidatos, no entanto, cerca de 21% dessa quantia não compareceu.
Em outras palavras, a banca registrou 9.776 faltosos. Vale ressaltar que este foi o primeiro concurso realizado para o CBM-AM em mais de dez anos sem novas seleções.
Por fim, os candidatos que realizaram a seleção poderão consultar o gabarito preliminar no site da organizadora, FGV, a partir do dia de hoje, 15 de fevereiro, assim como o período para interpor recurso também estará aberto a partir da mesma data.
Saiba como foram as avaliações!
Concurso Bombeiros AM: como foram as provas?
Os candidatos aos dois cargos ofertados no concurso Bombeiros AM realizaram as provas no mesmo dia.
Para o cargo de Soldado, os candidatos responderam 60 questões sobre tópicos de Língua Portuguesa (dez), Geografia do e História do Amazonas (vinte), bem como Raciocínio Lógico Matemático (dez), Legislação Pertinente ao CBMAM (dez) e Noções de Direito Constitucional (dez).
Enquanto isso, para o cargo de Oficiais, os concorrentes resolveram 80 questões, sobre matérias de Língua Portuguesa (15), Raciocínio Lógico Matemático (15), Geografia e História do Amazonas (dezesseis), bem como Física (dez), Química (dez), Legislação Pertinente ao CBM AM (nove) e Noções de Direito Constitucional (nove).
Para aprovação, os candidatos precisarão ter alcançado, no mínimo, 50% de aproveitamento no exame.
Assim que o resultado das Provas de Conhecimento sair, os candidatos já estarão convocados para o Teste de Aptidão Física (TAF). Ou seja, é importante estar atento aos resultados!
Concurso CBM-AM oferece 453 vagas
No total, o Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBM-AM) oferta 453 vagas, sendo 400 somente para a carreira de Soldado, que requer o nível médio, e as demais 53 para o cargo de Oficial, que exige o nível superior.
Além do nível de escolaridade, o CBM também requisitou dos concorrentes a idade máxima de 35 anos, bem como a altura mínima de 1,60m, para homens, e 1,55m, para mulheres.
Por fim, os aprovados a Soldado receberão R$ 4.831,43, enquanto que os Oficiais terão vencimento de R$ 12.468,18. Após a homologação do resultado, o concurso terá validade de dois anos e poderá ser prorrogado por igual período.