Olá, concurseiros! O concurso da Prefeitura de Sabará, município do estado de Minas Gerais, está ofertando 44 vagas imediatas para o cargo de Guarda Municipal, de nível médio de escolaridade. Ficou interessado(a)? Venha saber mais!
Prepare-se para Concurso
Como posso me inscrever no concurso da Prefeitura de Sabará?
Os interessados pelo concurso da Prefeitura de Sabará poderão se inscrever a partir das 9h do dia 25 de novembro de 2024 até às 16h do dia 27 de dezembro de 2024, através do site da banca organizadora do certame, o IBGP Concursos.
As taxas de inscrição possuem o valor fixo de R$ 90,00 e, para ter sua inscrição homologada, o candidato deve efetuar o pagamento do boleto bancário até a data limite de 30 de dezembro de 2024.
O candidato em condição de insuficiência econômico-financeira poderá solicitar a isenção dessas taxas entre os dias 25 a 27 de novembro.
Cargos e vagas do concurso Sabará MG
A Prefeitura de Sabará está ofertando 44 vagas imediatas para o cargo de Guarda Civil Municipal, que exige nível médio completo, com remuneração inicial no valor de R$ 2.058,48 + 40% adicional risco de vida.
A jornada de trabalho é de 40 horas semanais ou em escala de revezamento, 12×36.
O que faz um Guarda Civil Municipal?
Confira quais são as funções dadas ao cargo de Guarda Civil Municipal da Prefeitura de Sabará MG:
- Zelar pelos bens, equipamentos e prédios públicos do Município;
- Prevenir e inibir, pela presença e vigilância, bem como coibir, infrações penais ou administrativas e atos infracionais que atentem contra os bens, serviços e instalações municipais;
- Atuar, preventiva e permanentemente, no território do Município, para a proteção sistêmica da população que utiliza os bens, serviços e instalações municipais;
- Colaborar, de forma integrada com os órgãos de segurança pública, em ações conjuntas que contribuam com a paz social;
- Colaborar com a pacificação de conflitos que seus integrantes presenciarem, atentando para o respeito aos direitos fundamentais das pessoas;
- Exercer as competências de trânsito que lhes forem conferidas, nas vias e logradouros municipais, nos termos da Lei no 9.503/1997 – Código de Trânsito Brasileiro, ou de forma concorrente, mediante convênio celebrado com órgão de trânsito estadual ou municipal;
- Proteger o patrimônio ecológico, histórico, cultural, arquitetônico e ambiental do Município, inclusive adotando medidas educativas e preventivas;
- Cooperar com os demais órgãos de defesa civil em suas atividades;
- Interagir com a sociedade civil para discussão de soluções de problemas e projetos locais voltados à melhoria das condições de segurança das comunidades;
- Estabelecer parcerias com os órgãos estaduais e da União, ou de Municípios vizinhos, por meio da celebração de convênios ou consórcios, com vistas ao desenvolvimento de ações preventivas integradas;
- Articular-se com os órgãos municipais de políticas sociais, visando à adoção de ações interdisciplinares de segurança no Município;
- Integrar-se com os demais órgãos de poder de polícia administrativa, visando contribuir para a normatização e a fiscalização das posturas e ordenamento urbano municipal;
- Garantir o atendimento de ocorrências emergenciais, ou prestá-lo direta e imediatamente quando deparar-se com elas;
- Encaminhar ao delegado de polícia, diante de flagrante delito, o autor da infração, preservando o local do crime, quando possível e sempre que necessário;
- Contribuir no estudo de impacto na segurança local, conforme plano diretor municipal, por ocasião da construção de empreendimentos de grande porte;
- Desenvolver ações de prevenção primária à violência, isoladamente ou em conjunto com os demais órgãos da própria municipalidade, de outros Municípios ou das esferas estadual e federal;
- Auxiliar na segurança de grandes eventos e na proteção de autoridades e dignitários; e
- Atuar mediante ações preventivas na segurança escolar, zelando pelo entorno e participando de ações educativas com o corpo discente e docente das unidades de ensino municipal, de forma a colaborar com a implantação da cultura de paz na comunidade local.
Requisitos para a investidura dos cargos
De acordo com o edital, esses são os requisitos básicos exigidos para a nomeação e posse dos cargos ofertados:
- Ter sido classificado no Concurso Público, na forma prevista neste Edital, anexos e eventuais retificações;
- Ser brasileiro nato ou naturalizado, ou no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto de Igualdade entre Brasileiros e Portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, na forma do disposto do § 1º art. 12 da Constituição Federal/88, combinado com o Decreto Federal nº 70.436, 18 de abril de 1972;
- Estar em gozo dos direitos políticos;
- Estar quite com as obrigações eleitorais;
- Estar em dia com as obrigações militares, para os candidatos do sexo masculino;
- Ter idade mínima de 18(dezoito) anos completos até o ato de provimento do cargo;
- For julgado apto física e mentalmente para o exercício do cargo, por prévia inspeção médica oficial e à equipe Multiprofissional em caso de Pessoas com Deficiência (PcD);
- Ter os documentos comprobatórios de escolaridade mínima e requisitos constantes Anexo I deste Edital;
- Não receber proventos de aposentadoria decorrentes do art. 40 ou dos arts. 42 e 142 da Constituição Federal de 1988, com a remuneração de cargo, emprego ou função pública, ressalvados os cargos acumuláveis na forma da respectiva Constituição, os cargos eletivos e os cargos em comissão declarados em lei de livre nomeação e exoneração;
- Não acumular remuneração de cargos públicos, ressalvados os cargos acumuláveis na forma da Constituição Federal de 1988.
Como os candidatos do concurso da Prefeitura de Sabará serão avaliados?
Os candidatos do concurso da Prefeitura de Sabará serão avaliados por meio das seguintes etapas de seleção: prova objetiva, prova discursiva, prova de capacidade física, avaliação psicológica, avaliação médica, sindicância social e curso de formação.
Vamos conferir com mais detalhes essas etapas de seleção?
Prova Objetiva
A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, será aplicada na data prevista de 2 de fevereiro de 2025, com início previsto para às 9h15min e duração máxima de 4 horas.
A avaliação será composta de 40 questões de múltipla escolha que serão versadas sobre as seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa: 10 questões
- Noções de Informática: 5 questões
- Conhecimentos Gerais e Atualidades: 5 questões
- Legislação: 10 questões
- Conhecimentos Específicos: 10 questões
A prova objetiva terá valor total de 80 pontos e, para ser aprovado, o candidato deve obter, no mínimo, 50% de aproveitamento do total de pontos.
Prova Discursiva
A prova discursiva será aplicada no mesmo dia e horário da prova objetiva.
Essa etapa será constituída por uma redação que deverá ser redigida em, no mínimo, 20 e, no máximo, 30 linhas.
A avaliação irá avaliar o conhecimento em relação ao domínio da modalidade escrita e à aplicação das normas da língua escrita padrão, em conformidade com os requisitos a seguir
- Pontuação e ortografia (PO): 4,0 questões
- Morfossintaxe (emprego dos pronomes, concordância verbal e nominal, oração e períodos, vozes do verbo) (M): 3,0 questões
- Coerência e coesão (CC): 3,0 questões
- Compreensão/conhecimento do conteúdo proposta e propriedade da resposta a temática (CP): 10,0 questões
A prova discursiva será avaliada em 20 pontos, sendo aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 10 pontos.
Prova de Capacidade Física
A prova de capacidade física será aplicada nas prováveis datas de 12 e/ou 13 de abril de 2025.
Essa etapa constará das seguintes atividades:
- Força muscular dos membros superiores – Teste Dinâmico na barra fixa (masculino) e Isometria na barra fixa (feminino);
- Flexão Abdominal – masculino e feminino;
- Corrida de Resistência Aeróbica de 2.400(dois mil e quatrocentos) metros em 13(treze) minutos para homens e em 15(quinze) minutos para mulheres.
Avaliação Psicológica
A avaliação psicológica tem como objetivo avaliar, de forma objetiva e padronizada, as características psicológicas, a estrutura e a dinâmica da personalidade do candidato, verificando-se se ele apresenta as características psicológicas avaliadas nas dimensões adequadas para o exercício das atividades inerentes ao cargo de Guarda Civil Municipal (Masculino e Feminino).
Serão avaliadas as seguintes características cognitivas:
- Disciplina;
- Inteligência Geral/Responsabilidade;
- Atenção Difusa/Concentrada;
- Emotividade/Controle Emocional;
- Tônus Vital;
- Sociabilidade;
- Personalidade/Agressividade;
- Ansiedade/Extroversão/Introversão;
- Flexibilidade/Situações Novas;
- Impulsividade.
Avaliação Médica
A avaliação médica, de caráter eliminatório, visa aferir a saúde e a capacidade do candidato para suportar física e organicamente as exigências do Curso de Formação e das atribuições do cargo.
Essa etapa será realizada nas datas de 24 e/ou 25 de maio de 2024.
Sindicância Social
A sindicância social tem como objetivo a realização de pesquisa da vida pública do candidato, por meio da avaliação objetiva de documentos, atestados e pesquisas de campo, a fim de que se comprove sua conduta ilibada e idoneidade moral, incluindo a apresentação, pelo candidato, de documentos relativos aos antecedentes criminais e de distribuição de ações judiciais, sendo realizada de forma reservada e procedida por Comissão específica.
Para a realização desta etapa, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos:
- Cópia autenticada da Cédula de Identidade (RG);
- Cópia autenticada do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Cópia autenticada da Carteira Nacional de Habilitação, se tiver;
- Cópia autenticada da Carteira de Reservista (para candidatos do sexo masculino);
- Certidão atualizada de Distribuição Criminal da Justiça Estadual da Comarca onde reside e residiu a partir de 18(dezoito) anos (a Certidão é expedida pelo Fórum da respectiva Comarca);
- Certidão dos setores de distribuição dos Foros Criminais dos lugares em que o candidato reside e residiu nos últimos 05(cinco) anos, da Justiça Federal, Estadual, Militar e Eleitoral;
- Certidão Negativa de antecedentes expedida pela Polícia Federal e Polícia Civil, expedida nas Comarcas onde o candidato reside e residiu nos últimos 05(cinco) anos;
- Certidão dos Cartórios de Protestos de Títulos das cidades, do Município onde reside ou onde residiu nos últimos 05(cinco) anos;
- Declaração, firmada pelo candidato, em que conste não haver sofrido condenação definitiva por crime ou contravenção, nem penalidade disciplinar no exercício de cargo/função pública qualquer, que o inabilite ao serviço público ou que seja considerada impeditiva ao exercício de cargo e emprego público;
- Cópia do comprovante da residência atual (água, luz, telefone, contracheque, contrato de locação ou declaração do proprietário, etc.) em nome do candidato ou em nome de parente de primeiro grau;
- Cópia do comprovante da residência anterior (água, luz, telefone, contracheque, contrato de locação ou declaração do proprietário, etc.), caso a residência atual seja inferior a 05(cinco) anos, em nome do candidato ou em nome de parente de primeiro grau;
- As certidões previstas para comprovação de idoneidade moral deverão ser providenciadas às expensas do candidato.
Curso de Formação
O curso formação, obrigatório para todos os candidatos, terá início no dia 19 de agosto de 2025 e será finalizado em 28 de novembro de 2025, totalizando 728 horas/aula.
No final do curso, haverá uma prova final de cada conteúdo trabalhado nas aulas, com valor máximo de 100 pontos.
Será considerado aprovado nessa etapa o candidato que obtiver o mínimo de 60 pontos, em cada conteúdo programático e não for considerado infrequente.
Boa prova e bons estudos!
Ficha Técnica:
Inscrições: 25/11/2024 a 27/12/24
Vagas: 44
Data da Prova: 02/02/2025
Confira o Edital: Baixar