Concurseiros, temos uma excelente novidade para vocês! Foi autorizado o edital do concurso Polícia Civil RS com a disponibilização de 750 vagas para os cargos de agentes e delegados. Ambas as carreiras requerem formação de nível superior e oferecem remunerações iniciais de até R$ 21 mil. Se você ficou interessado(a), não perca a chance de obter todas as informações!
Prepare-se para Concurso
Vai ter concurso Polícia Civil RS?
Finalmente foi autorizada a realização do próximo concurso Polícia Civil RS (Polícia Civil do Rio Grande do Sul) com a oferta de 750 vagas para diversas carreiras!
O governador do estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, autorizou, no dia 5 de novembro, a realização do próximo concurso para a Polícia Civil com 750 vagas para diversos cargos.
As vagas serão distribuídas da seguintes forma:
- Delegado: 30 vagas;
- Inspetor: 360 vagas;
- Escrivão: 360 vagas.
Para concorrer aos cargos de escrivão e inspetor, os candidatos devem ter graduação em qualquer curso.
Já para o cargo de delegado, é exigido o diploma no curso de Direito e comprovação de três anos de prática jurídica.
Os salários dos policiais civis sofreram um aumento de 6%, conforme estabelecido pela Lei Estadual nº 15.837/2022, sendo que esse reajuste será pago na forma de subsídio.
Os novos agentes da polícia civil receberão um salário inicial de R$6.748,84, podendo chegar até R$14.724,74 no final de carreira.
Para o cargo de delegado, os aprovados receberão um valor de R$21.574,00, que pode atingir até o valor de R$29.594,45 no final de carreira.
Concurso Segurança RS têm 2.744 vagas autorizadas
Além das vagas e do concurso Polícia Civil RS autorizados, o governador Eduardo Leite também autorizou outras vagas para outros concursos da Segurança RS, que totalizam 2.744 vagas autorizadas.
Confira a distribuição dessas vagas:
- Brigada Militar: 1.200 soldados e 150 oficiais
- Corpo de Bombeiros Militar: 400 soldados
- Polícia Civil: 720 agentes (escrivães e inspetores) e 30 delegados
- Instituto-Geral de Perícias: 274 servidores (peritos criminais e legistas, técnicos em perícias e papiloscopistas)
De acordo com o governador, os concursos deverão ser realizados ao longo do ano de 2025, com previsão de oferta para cadastro reserva. As convocações e nomeações dos novos servidores acontecerão entre outubro de 2025 até abril de 2026.
Confira os prazos:
Com estas nomeações, o estado do Rio Grande do Sul irá alcançar o maior número de membros das forças de segurança dos últimos dez anos.
O objetivo é atingir uma ocupação de 72% das vagas no quadro da Segurança Pública, em contraste com os 61% registrados no início de 2019, no primeiro ano do governo Leite.
“Estamos honrando o nosso compromisso de garantir as condições para fazer a reposição programada de efetivo, depois de tanto tempo em que governos deixaram a defasagem aumentar, assegurando também a responsabilidade com as contas públicas. Seguiremos trabalhando para reforçar a Segurança Pública e, assim, garantir a atenção que o povo gaúcho merece, com um Estado tranquilo, em paz, e que seja o melhor lugar para se viver“, afirmou o governador.
Foi feito pedido de urgência do concurso Polícia Civil RS
Em janeiro de 2024, a delegada Nadine, ex-chefe da Polícia Civil, fez um apelo público ao governador Eduardo Leite sobre a necessidade urgente de novos concursos na área de Segurança Pública, além da convocação de candidatos aprovados em concursos anteriores.
A delegada enfatizou que era crucial que o governo promovesse novos concursos para a Segurança Pública ainda neste ano.
O governador já havia demonstrado intenção de realizar novos certames, mas explicou que, antes de lançar novos editais, convocaria mais aprovados no concurso de 2017. Essa medida seria uma forma de reestruturar o quadro de servidores antes de iniciar a próxima seleção.
“Se analisarmos a evolução histórica, vemos que cada governo entrega um efetivo de policiais inferior ao que recebeu. Devido à crise fiscal, o Estado não conseguia nem mesmo repor os policiais que se aposentavam. Nos últimos anos, conseguimos garantir a reposição anual e, ao final do governo passado, iniciamos o processo de fortalecimento do efetivo. Ainda vamos convocar servidores de concursos anteriores e programar novos certames”, explicou Eduardo Leite.
Quando ocorreu o último concurso Polícia Civil RS?
O último concurso Polícia Civil do RS ocorreu em 2017 e 2018 e contou com uma oferta de 1.200 vagas para os cargos de escrivão e inspetor, sendo 600 vagas destinadas ao cargo de escrivão e as outras 600 vagas destinadas ao cargo de inspetor.
Além disso, também houve uma seleção para o cargo de delegado, que ofertou 100 vagas.
As remunerações iniciais variavam de R$ 5.992,98 até R$ 20.353,06.
Quais foram os requisitos exigidos para a investidura dos cargos?
Confira quais foram os requisitos básicos exigidos para a nomeação e posse dos cargos:
- ser brasileiro ou gozar das prerrogativas contidas no art. 12 da Constituição Federal, cujo processo de naturalização tenha sido encerrado dentro do prazo das inscrições;
- contar com, no mínimo, 18 anos de idade até a data da matrícula no Curso de Formação Profissional;
- possuir Cédula de Identidade Civil que contenha o número de registro geral (RG), utilizado para cadastramento de pessoas físicas pelo Órgão Estadual da Segurança Pública;
- estar em dia com as obrigações militares e eleitorais;
- ter concluído curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação até a data da matrícula no Curso de Formação Profissional;
- possuir Carteira Nacional de Habilitação para conduzir veículos automotores, no mínimo da categoria “B”, até a data da matrícula no Curso de Formação Profissional;
- possuir CPF válido e situação regularizada perante a Secretaria da Receita Federal;
- possuir saúde física e psiquiátrica e aptidão psicológica adequados ao exercício das atividades inerentes à carreira policial e, especialmente, ao cargo;
- possuir conduta moral, ética, social e profissional compatível com a função policial;
- não ser usuário ou dependente de drogas ilícitas.
Como os candidatos do último concurso Polícia Civil RS foram avaliados?
Os candidatos do último concurso Polícia Civil RS foram avaliados por meio das seguintes etapas de seleção: provas objetivas, redação, teste físico, sindicância da vida pregressa, exames de saúde e avaliação psicológica.
Prova Objetiva
Para os cargos de agente, a prova objetiva contou com 80 questões de múltipla escolha que foram versadas sobre as seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa
- Informática
- Raciocínio Lógico
- Legislação Estatutária
- Direito Penal
- Direito Processual Penal
- Direito Administrativo
- Direito Constitucional
- Direitos Humanos
- Atualidades
Já a prova para o cargo de delegado contou com 120 questões objetivas, de múltipla escolha, e 20 questões discursivas.
A avaliação foi versada sobre as seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa
- Direito Penal
- Direito Processual Penal
- Direito Administrativo
- Direito Constitucional
- Direito Civil
- Direitos Humanos
- Medicina Legal Judiciária
- Criminologia
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Vagas: 750