Com o novo concurso do INSS para Perito Médico se aproximando, muitos interessados podem se perguntar: “qual é a função de um Perito Médico?” ou “quanto ganha essa carreira?”. Pensando em responder a todas as suas dúvidas, elaboramos este artigo com todas as informações sobre esse cargo! Confira.
Prepare-se para Concurso
O que faz um Perito Médico do INSS?
O perito médico do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) desempenha um papel fundamental no processo de concessão de benefícios previdenciários, como aposentadorias por invalidez, auxílio-doença e pensão por morte, entre outros.
Sua função principal é avaliar a condição de saúde do segurado que solicita o benefício, a fim de verificar se ele preenche os requisitos médicos para a concessão do mesmo.
Para isso, o perito realiza uma análise detalhada do quadro clínico do requerente, por meio de uma consulta médica, onde ele examina o histórico de saúde, os exames realizados, a evolução da doença ou lesão e a capacidade funcional do paciente.
O perito também leva em consideração a gravidade da condição do segurado, a possibilidade de recuperação e a permanência da incapacidade para o trabalho. Em muitos casos, o médico perito é chamado a avaliar doenças crônicas, incapacidades temporárias ou definitivas, além de deficiências que impactam diretamente na capacidade do trabalhador de exercer suas funções profissionais.
Sua avaliação é decisiva para determinar se o trabalhador está ou não apto a retornar ao mercado de trabalho e, consequentemente, se tem direito aos benefícios do INSS.
Além de desempenhar essa função, o perito médico presta suporte técnico à representação judicial e extrajudicial da União, assim como às autarquias e fundações públicas federais.
Quais são os requisitos para ingressar no INSS?
Confira quais são requisitos básicos exigidos para a investidura do cargo de Perito Médico:
- Ser aprovado no concurso público.
- Ter a nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto de Igualdade entre Brasileiros e Portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do § 1º do art. 12 da Constituição Federal.
- Estar em gozo dos direitos políticos.
- Estar quite com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino.
- Estar quite com as obrigações eleitorais.
- Possuir os requisitos exigidos para o exercício do cargo.
- Ter idade mínima de 18 anos completos na data da posse.
- Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo.
- O candidato deverá declarar, na solicitação de inscrição, que tem ciência e aceita que, caso aprovado, deverá entregar os documentos comprobatórios dos requisitos exigidos para o cargo por ocasião da posse.
- Cumprir as determinações do edital.
Além desses, também é exigido que o candidatos possuam graduação completa em medicina, além de inscrição no órgão de classe competente e especialização comprovada em matérias que deverão opinar, por meio de certidão profissional.
Quanto ganha um Perito Médico do INSS?
O salário de um Perito Médico do INSS é formado pelo vencimento base e Gratificação de Desempenho de Atividade de Perícia Médica Previdenciária (GDAPMP). O valor da remuneração varia conforme a jornada de trabalho e a progessão de carreira.
A remuneração inicial de um Perito Médico pode chegar até R$ 22.625,14. Confira:
Além do salário base, os funcionários do INSS recebem a GAE (Gratificação de Atividade Executiva) e a GDASS (ratificação de Desempenho de Atividade do Seguro Social), que têm um impacto significativo no aumento do salário total.
O Médico Perito do INSS também pode ser elegível para receber um benefício de assistência médica, o qual pode contribuir de forma adicional para o aumento do salário.
O que estudar para a prova do concurso INSS para Perito Médico?
As últimas seleções para Perito Médico trouxeram materiais extensos, com foco nas disciplinas de Língua Portuguesa, Ética no Serviço Público, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo e Conhecimentos Específicos de Medicina e Legislação Previdenciária.
Os candidatos devem se atentar e estudar sobre compreensão e interpretação de texto, além de:
- Tipologia textual;
- Ortografia oficial;
- Acentuação gráfica;
- Emprego de aulas gramaticais, incluindo o uso de crase e a concordância nominal e verbal;
- Redação de correspondências oficiais.
O conteúdo de Ética no Serviço Público envolve o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.
Além das atribuições dos agentes públicos e dos poderes administrativos, como o poder hierárquico, disciplinar e de polícia, os candidatos também precisarão ter um conhecimento sólido sobre os conceitos de Estado, governo e administração pública.
Já na área de medicina, será exigido conhecimento de ética médico-profissional, noções de epidemiologia, clínica médica e conduta médico-pericial, além de islação de assistência social e do Sistema Único de Saúde (SUS).
70% das pessoas que começam a estudar antecipadamente são aprovadas
Pesquisas indicam que 70% dos candidatos que começam a se preparar para concursos com antecedência têm mais chances de aprovação!
Esse dado não é aleatório, mas reflete a importância de um planejamento bem estruturado e de uma preparação que considere as dificuldades do cotidiano. Sabemos que estudar para concursos pode ser ainda mais desafiador quando é preciso equilibrar outras responsabilidades, como o trabalho, os cuidados com a casa ou o papel de mãe solo.
Com tantas obrigações e exigências, o tempo parece escasso e a sensação de sobrecarga é quase inevitável.
No entanto, é possível tornar esse processo mais leve e eficaz! Com os materiais de estudo certos, que se ajustem à sua rotina e objetivos, e com o auxílio de métodos e estratégias específicas para otimizar o tempo, a aprovação se torna mais alcançável.
Nós, da editora Solução, oferecemos essa oportunidade a você, com materiais de qualidade e cursos pensados para se adaptar ao seu dia a dia. Confira nossas opções!
Ficou interessado(a)? Não perca nossas notícias!