Olá concurseiros! Vocês sabem como se preparar para prova de Arquivologia em concursos públicos? Não? Então essa é uma ótima oportunidade para tirar algumas dúvidas e se inteirar sobre o tema. Confira nosso artigo!
Arquivologia
A disciplina “Arquivologia” costuma versar as provas dos candidatos que pleiteiam vagas destinadas aos cargos de Arquivista e demais funções que lidam com arquivos ou até área administrativa.
Geralmente com atuações em Prefeituras, Conselhos, Universidade, Institutos de Previdência, entre outros.
Sabemos que é uma matéria complexa, cheia de minúcias, mas com foco e dedicação nos estudos, você consegue assimilar melhor as questões e tudo que envolve as provas. Lembrando que a prática e seguir à risca um modelo de preparação, ajuda bastante no momento de executar o exame.
Pensando nisso, criamos aqui tópicos de como se preparar para a prova, e também detalhamos as principais questões que costumam cair numa Prova de Arquivologia.
Como se preparar para as provas?
Criar um cronograma de estudos é essencial para se dar bem na realização de uma prova. E nos exames de concurso não é diferente. Pensando nisso, organizamos um guia de estudo para ajudar os interessados em fazer esse certame.
- Materiais de estudos são necessários para que você se inteire sobre o que irá cair na prova e se prepare de maneira eficaz. As Apostilas Solução são um ótimo instrumento de conhecimento, trabalhada com base nos editais relacionados ao concurso em questão e com longa experiência no ramo, o material é dos mais requisitados e elogiados do país;
- Leitura do Edital é indispensável para que o candidato tenha noção do que irá cair na prova. E trabalhar os estudos fundamentados no documento oficial pode fazer a diferença;
- Estudar as provas anteriores relacionadas ao concurso também é uma ótima forma de preparação. Refazer as questões e revisa-las lhe ajudarão a se instruir para o certame;
- Organize seus estudos, sua rotina e seus horários. Foque nas matérias que você possui mais dificuldades e nas que tem um valor maior na pontuação. Anote tudo, e filtre os conteúdos que fazem mais diferença;
- Descanse tanto mentalmente quanto fisicamente, se alimente bem, reforce seu corpo com alimentação adequada e realize uma prova tranquila.
Arquivologia em Concursos
Separamos por porcentagem algumas das áreas da Arquivologia que mais caem na prova. Saiba quais são elas:
- Ciclo Vital dos Documentos & Funções – 12,1%
- Introdução à Arquivologia – 12,1%
- Gestão de Documentos & Arquivo Corrente – 10,8%
- Legislação Arquivística Nacional – 8,9%
- Preservação, Conservação e Restauração de Documentos – 8,9%
- Gestão Arquivística Digital – 8,9%
- Sistemas e Métodos de Arquivamento – 7,6%
- Arquivo Permanente e Pesquisa – 6,4%
- Órgãos de Documentação – Memória & Patrimônio – 5,7%
- Atividades de Protocolo – 5,1%
- Acesso à Informação & Profissional de Arquivologia – 4,5%
- Documentos – Conceitos e Classificação – 3,8%
- Terminologia Arquivística – 3,8%
- Arquivo Intermediário e Classificação Documental – 1,3%
Na lista acima você pode notar que são muitas as matérias que fazem parte da prova de Arquivologia, ou seja, o foco tem que ser diversificado, porém dar uma atenção a mais para as que caem com mais frequência pode ajudar.
Curtiu o texto? Fique sempre atento as publicações do Blog Editora Solução! Conteúdo dedicado para você, concurseiro(a)!