Como aproveitar o pouco tempo que sobra para estudar, quando você passa mais tempo no trabalho do que em qualquer outro lugar? Essa sem dúvida é uma das grandes dificuldades da grande maioria dos brasileiros, a de conciliar estudo com a rotina de trabalho. Uma tarefa que não é nada fácil, por conta da falta de tempo, e das obrigações do cotidiano que sobrecarregam qualquer pessoa.
Estude com as Apostilas Solução e parcele SEM JUROS
As pessoas desejam estabilidade, salários melhores e consequentemente uma situação de vida mais agradável, e por isso muitas delas se dedicam a realização de Concursos, que de uma forma ou de outra, oferecem uma segurança maior para o profissional, que geralmente opta por ingressar em setores de sua especialidade. Mas mesmo tendo conhecimento na área desejada, ter passado por graduações ou cursos técnicos, é sempre bom e necessário que o candidato estude e se prepare para o exame, usando materiais específicos para a prova.
Pensando nisso, preparamos uma lista do que julgamos necessário fazer para que o trabalhador aproveite os tempos ociosos e se preparar para o certame. Sabemos que nem sempre é possível seguir à risca, mas quando se almeja algo é preciso sacrificar um pouco do tempo para adquirir o conhecimento que será imprescindível para realizar uma prova.
Estude com as Apostilas Solução e parcele SEM JUROS
Como conciliar estudo e trabalho?
A curto prazo talvez seja preciso você mudar a sua rotina, mas sem se sacrificar ao ponto de ficar exausto, porque isso claramente irá prejudicar o aprendizado.
Saiba utilizar o tempo a seu favor
Aproveite os intervalos que o seu emprego oferece, como por exemplo os horários de café, e o de almoço. Saiba usar esse tempinho para dar uma revisada nas matérias, fazer anotações e marcações. Transforme isso num hábito que com o tempo você agirá naturalmente e saberá aproveitar mais esses minutinhos que farão muita diferença lá na frente.
Estude no caminho de casa
Sabe o tempo que você gasta no trajeto de casa ao trabalho ou vice-versa? Utilize esse tempo para estudar. Como você estará em movimento, seja andando ou em algum veículo, ouça áudios ou até mesmo vídeo aulas sobre matérias que irão cair na prova.
Regre seus horários
Acorde um pouco mais cedo, saiba aqui que meia horinha já faz muita diferença. Como mencionado anteriormente, você não deve se sacrificar ao ponto de ficar exausto e causar até um mal-estar, mas saiba que o tempo é valioso, e as vezes acordar uma pouquinho mais cedo seja benéfico no processo de estudo.
Diminuir o tempo de lazer. É, sabemos que é complicado dizer isso depois de uma semana de trabalho, e que as pessoas querem curtir e aproveitar o tempo de descanso que tem. Mas vejamos, você não precisa e nem deve cortar o seu lazer, é só saber administrar o tempo, que como é sempre bom frisar, faz uma diferença e tanto. Estipule um tempo em um sábado, domingo ou no dia de folga, e use para estudar.
Faça anotações
Sabe aqueles papéis de anotações, os “post-it”? Faça marcações, escreva a matéria e as dúvidas neles e deixe em lugares visíveis da sua casa e até do trabalho (se puder). Esse tipo de método é muito bem-vindo, principalmente para ajudar a memorizar no meio de tantos afazeres que somos expostos durante o dia a dia.
Cuide da sua saúde
Se alimentar bem e descansar também são importantíssimos, tenha consciência que você não é nenhuma máquina, e precisa de repouso, mas sempre sabendo do tempo necessário para isso.
Dialogue com seus superiores no trabalho
Negocie horários de trabalho com seu empregador, gerente, patrão, enfim. Dialogue, talvez você consiga fazer com que a sua rotina de trabalho se concilie de forma mais harmoniosa com os seus estudos. Isso pode fazer uma diferença e tanto.
Essas foram algumas dicas para você que trabalha e que quer estudar e se preparar de forma eficaz para algum certame, mas ainda possui algumas dúvidas de como fazer isso. Mas lembre-se, você deve priorizar a sua saúde mental e física, e saber utilizar melhor o seu tempo para absorver e adquirir conhecimento para a realização da prova. Bons estudos!!!
Estude com as Apostilas Solução e parcele SEM JUROS