Foi publicado o edital do concurso Caixa que oferta 4.050 vagas para cargos de níveis médio e superior de escolaridade. Confira no decorrer da notícia as disciplinas que versarão a prova!
Prepare-se para Concurso
Como serão as inscrições do concurso Caixa?
As inscrições para o certame poderão ser realizadas por meio do site da banca, Fundação Cesgranrio, a partir das 10h do dia 29 de fevereiro até às 16h do dia 25 de março de 2024.
Para efetivar a inscrição é necessário que o candidato efetue o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 50,00 para nível médio e R$ 65,00 para nível superior.
Clique aqui e confira os demais detalhes sobre o certame.
O que estudar para o concurso caixa 2024?
Confira quais são os conteúdos programáticos do Técnico Bancário e Técnico Bancário Novo – TI do concurso Caixa:
Conhecimentos básicos (para todos os cargos)
- Língua Portuguesa:
- Compreensão e interpretação de textos.
- Argumentação e persuasão.
- Comunicação assertiva: Linguagem simples, concisa, objetiva;
- Organização textual;
- 5 – Coesão e Coerência;
- Tipologia textual.
- Ortografia oficial.
- Acentuação gráfica.
- Emprego do sinal indicativo de crase.
- Sintaxe da oração e do período.
- Pontuação.
- Concordância nominal e verbal.
- Regência nominal e verbal.
- Significação das palavras.
- Colocação do pronome átono.
- Redação Oficial: escrita de textos formais e Manual de Redação da Presidência da República (disponível no site do Planalto na internet).
- Novo Acordo ortográfico
- Língua inglesa:
- Conhecimento de um vocabulário fundamental e dos aspectos gramaticais básicos para a compreensão de textos.
- Matemática financeira:
- Conceitos gerais – o conceito do valor do dinheiro no tempo; Fluxos de caixa e diagramas de fluxo de caixa; Equivalência financeira.
- Sequências lei de formação de sequências e determinação de seus elementos; progressões aritméticas e progressões geométricas.
- Juros Simples – cálculo do montante, dos juros, da taxa de juros, do principal e do prazo da operação financeira.
- Juros Compostos – cálculo do montante, dos juros, da taxa de juros, do principal e do prazo da operação financeira.
- Descontos – cálculo do valor atual, do valor nominal e da taxa de desconto.
- Sistemas de Amortização – sistema PRICE (método das prestações constantes); sistema SAC (método das amortizações constantes).
- Uso da HP12C
- Noções de probabilidade e estatística:
- Representação tabular e gráfica.
- Medidas de tendência central (média, mediana, moda, medidas de posição, mínimo e máximo) e de dispersão (amplitude, amplitude interquartil, variância, desvio padrão e coeficiente de variação).
- Cálculo de probabilidade.
- Teorema de Bayes e Probabilidade condicional.
- População e amostra.
- Correlação linear simples.
- Ciência de dados, People analytics.
- Modelos preditivos. (Inferência na regressão, análise de variância e covariância, critérios de significância).
- Comportamentos éticos e compliance:
- Prevenção à lavagem de dinheiro: Lei nº 9.613/98 e suas alterações; Circular nº 3.978, de 23 de janeiro de 2020 e Carta Circular nº 4.001, de 29 de janeiro de 2020 e suas alterações, Resolução CVM 50/2021.
- Conceitos e medidas de enfrentamento ao assédio moral e sexual.
- Atitudes éticas, respeito, valores e virtudes; noções de ética empresarial e profissional. A gestão da ética nas empresas públicas e privadas. Código de Ética, Conduta e integridade (disponível no site da CAIXA na internet).
- Segurança da informação: fundamentos, conceitos e mecanismos de segurança; Segurança cibernética: Resolução CMN nº 4893, de 26 de fevereiro de 2021.
- Artigo 37 da Constituição Federal (Princípios constitucionais da Administração Pública: Princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência).
- Sigilo Bancário: Lei Complementar nº 105/2001 e suas alterações.
- Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD): Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 e suas alterações.
- Legislação anticorrupção: Lei nº 12.846/2013 e Decreto nº 8.420/2015 e suas alterações.
- Política de Responsabilidade Socioambiental da Caixa Econômica Federal (disponível no site da CAIXA na internet).
- Boas práticas de governança corporativa.
Conhecimentos específicos – Técnico bancário novo
- Conhecimentos bancários:
- Estatuto Social da CAIXA (Disponível no sítio da Caixa Econômica Federal).
- Sistema Financeiro Nacional: Estrutura do Sistema Financeiro Nacional; Órgãos normativos e instituições supervisoras, executoras e operadoras.
- Mercado financeiro e seus desdobramentos (mercado monetário, de crédito, de capitais e cambial).
- Os bancos na Era Digital: Atualidade, tendências e desafios.
- Internet banking.
- Mobile banking.
- Novos modelos de negócios.
- Fintechs, startups e big techs.
- Sistema de bancos-sombra (Shadow banking).
- Moedas e ativos digitais: blockchain, bitcoin e demais criptomoedas.
- Correspondentes bancários.
- Sistema de pagamentos instantâneos (PIX, DREX).
- Open finance: Real digital.
- Transformação digital no Sistema Financeiro.
- Moeda e política monetária: Políticas monetárias convencionais e não-convencionais (Quantitative Easing);
- Taxa SELIC e operações compromissadas; O debate sobre os depósitos remunerados dos bancos comerciais no Banco Central do Brasil.
- Orçamento público, títulos do Tesouro Nacional e dívida pública.
- Produtos Bancários: Programas sociais e Benefícios do trabalhador; Noções de cartões de crédito e débito, crédito direto ao consumidor, crédito rural, poupança, capitalização, previdência, consórcio, investimentos e seguros.
- Noções de Mercado de capitais.
- Noções de Mercado de Câmbio: Instituições autorizadas a operar e operações básicas.
- Regimes de taxas de câmbio fixas, flutuantes e regimes intermediários.
- Taxas de câmbio nominais e reais;
- Impactos das taxas de câmbio sobre as exportações e importações.
- Diferencial de juros interno e externo, prêmios de risco, fluxo de capitais e seus impactos sobre as taxas de câmbio.
- Dinâmica do Mercado: Operações no mercado interbancário.
- Mercado bancário: Operações de tesouraria, varejo bancário e recuperação de crédito.
- Taxas de juros de curto prazo e a curva de juros; taxas de juros nominais e reais.
- Garantias do Sistema Financeiro Nacional: aval; fiança; penhor mercantil; alienação fiduciária; hipoteca; fianças bancárias.
- Autorregulação bancária.
- Lei Complementar nº 7/1970 (PIS).
- Lei nº 8.036/1990 (FGTS): possibilidades e condições de utilização/saque.
- Certificado de Regularidade do FGTS.
- Guia de Recolhimento (GRF).
- Lei nº 10.836/2004 (Bolsa Família).
- Produtos: Abertura e movimentação de contas: documentos básicos.
- Pessoa física e pessoa jurídica: capacidade e incapacidade civil, representação e domicílio.
- Sistema de pagamentos brasileiro.
- Lei nº 7.998/1990 (Programa Desemprego e Abono Salarial – beneficiários e critérios para saque).
- Saúde e bem estar, ergonomia.
- Negociação, escuta empática.
- Noções de estratégia empresarial: análise de mercado, forças competitivas, imagem institucional, identidade e posicionamento.
- Segmentação de mercado. CRM.
- Características dos serviços: intangibilidade, inseparabilidade, variabilidade e perecibilidade.
- Gestão da qualidade em serviços.
- Lei nº 7.998/1990 (Programa Desemprego e Abono Salarial – beneficiários e critérios para saque).
- Conhecimentos de tecnologia da informação e comunicação:
- Conhecimento Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office – Word, Excel e PowerPoint – versão O365, Outlook).
- Segurança da informação: Fundamentos, conceitos e mecanismos de segurança; Noções sobre gestão de segurança da informação: normas NBR ISO/IEC 27001 e 27002; Segurança cibernética: Resolução CMN nº 4893, de 26 de fevereiro de 2021, Prevenção e reação a riscos cibernéticos nos negócios.
- Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas.
- Redes de computadores: Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e conceitos/procedimentos de Internet e Intranet. Fundamentos de comunicação de dados; meios físicos de transmissão.
- Navegador Web (Microsoft Edge versão 91 e Mozilla Firefox versão 78 ESR), busca e pesquisa na Web.
- Correio eletrônico, grupos de discussão, fóruns e wikis.
- Redes Sociais (Twitter, Facebook, Linkedin, WhatsApp, YouTube, Instagram e Telegram).
- Visão geral sobre sistemas de suporte à decisão e inteligência de negócio.
- Conceitos de tecnologias e ferramentas multimídia, de reprodução de áudio e vídeo.
- Ferramentas de produtividade e trabalho a distância (Microsoft Teams, Cisco Webex, Google Hangout, Zoom, Google Drive e Skype).
- Noções/Fundamentos de Inteligência Artificial, Analytics, Blochchain, Openbanking, Machine Learning, Data Science. (Temáticas também trabalhadas na Trilha UC_PLAY Cultura Digital).
- Noções/Fundamentos de Inteligência artificial generativa, algorítimos, ChatGPT (Transações via CHATBOT), edição de prompt, 3D, metaverso, robótica, Cloud Computing.
- Noções de Transformação Digital;
- Noções sobre Inovação;
- Noções sobre Líderes Digitais;
- Noções sobre Agilidade: O “ser digital” e a transformação das empresas; Startups e Fintechs; Paradigma Ágil; O Manifesto Ágil, os conceitos e os valores da agilidade; O perfil de um profissional ágil; Como identificar e entregar “valor” para o cliente digital.
- Noções sobre Open Finance;
- Noções de Compliance; Noções de LGPD.
- Conhecimentos e comportamentos digitais:
- Mindset de crescimento, Paradigma da abundância.
- Intraempreendedorismo.
- Design Thinking, Design de Serviço.
- Metodologias ágeis, Lean Manufacturing, SCRUM.
- Resolução de problemas complexos, visão sistêmica e estratégica.
- Ciência de dados.
- Senso colaborativo e disposição para somar pontos de dista divergentes.
- Pensamento computacional.
- Análise de Negócios.
- Liderança, autoliderança e liderança de equipes.
- Autodesenvolvimento.
- Experiência do consumidor (Customer experience).
- Inteligência emocional.
- Desenvolvimento sustentável (Pacto global e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS).
- Objetivos-chaves para resultados (OKR).
- Gestão do tempo e produtividade.
- Técnicas e boas práticas para o trabalho à distância.
- Aprender a aprender e Aprendizagem contínua (Life long learning).
- Atendimento bancário:
- Ações para aumentar o valor percebido pelo cliente.
- Gestão da experiência do cliente.
- Técnicas de vendas: da pré-abordagem ao pós-vendas.
- Noções de marketing digital: geração de leads; técnica de copywriting; gatilhos mentais; Inbound marketing.
- Ética e conduta profissional em vendas.
- Clientecentrismo.
- Padrões de qualidade no atendimento aos clientes, escuta ativa e empática, clareza, objetividade e cortesia na comunicação.
- Atendimento qualificado por canais remotos.
- Comportamento do consumidor e sua relação com vendas e negociação.
- Política de Relacionamento com o Cliente: Resolução n°. 4.539 de 24 de novembro de 2016 e Resolução CMN 4.949/21.
- Resolução CMN nº 4.860, de 23 de outubro de 2020 que dispõe sobre a constituição e o funcionamento de componente organizacional de ouvidoria pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil.
- Resolução CMN nº 3.694/2009 e alterações.
- Diversidade e Inclusão: Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência): Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015.
- Código de Proteção e Defesa do Consumidor: Lei nº 8.078/1990 (versão atualizada).
- Autorregulação bancária: SARB nº 004/2009 – Normativo de atendimento ao consumidor na rede de agências bancárias. SARB 023/2020 – normativo de relacionamento com o consumidor idoso, Lei n° 10.741 de 2003 – Estatuto do Idoso, assim como as 13.466/2017 (acima de 80 anos) e 14.364/2022 (acompanhantes de idosos), SARB 024/2021 – normativo de relacionamento com consumidores potencialmente vulneráveis,
- Lei n° 12.764 de 2012 sobre atendimento prioritário a pessoas com transtorno do espectro autista.
- Decreto nº 8.727 de 2016 dispõe sobre o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de pessoas travestis e transexuais.
- Decreto nº 5.296 de 2004 relacionado à prioridade de atendimento às pessoas que especifica e promove a acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, Decreto nº 5.904 de 2006 sobre o direito da pessoa com deficiência visual de ingressar e permanecer em ambientes de uso coletivo acompanhada de cão-guia.
Conhecimentos específicos – Técnico bancário novo – TI (Tecnologia da informação)
- Engenharia de software: Processos de software: Processo Unificado (UP): conceitos gerais, disciplinas, fases, papéis, atividades e artefatos; UX; Análise e projeto orientados a objetos; A Linguagem UML: modelos e diagramas; Padrões de projeto; Engenharia de requisitos.
- Estrutura de dados e algoritmos: Busca sequencial e busca binária sobre arrays; Ordenação (métodos da bolha, ordenação por seleção, ordenação por inserção); Lista encadeada; Pilha; Fila; Noções de árvore binária.
- Linguagens de programação: linguagens de programação, linguagens orientadas a objeto e procedurais; Padrões de Projeto; Linguagens Java SE; JEE, Microprofile, C#, .NET, AngularJS; Angular; TypeScript 4.X; Javascript; Python 3.9.X (bibliotecas Pandas, NumPy, SciPy, Matplotlib, Tensorflow, PyTorch e Scikit-learn); Scala; R; Kotlin; Objective-C; .Net; Flutter; Swift, Cobol.
- Desenvolvimento de software para a Web: sistemas distribuídos e microsserviços; Arquitetura e padrões de projeto Java EE8; Servlets; JSF; JSP; Ajax; Interoperabilidade de sistemas; SOA e Web Services (Quarkus); Padrões REST, Padrões HTML 4.01, HTTP response Status code, XHTML 1.0, XML, XSLT, UDDI, WSDL e SOAP.
- Teste de software (Qualidade): Controle da qualidade estático: revisão, inspeção, medição estática, análise estática; Princípios e técnicas de teste de software: teste de unidade, teste de integração, teste de regressão, teste alfa, teste beta, teste de segurança, teste de aceitação e de aprovação; Desenvolvimento dirigido por testes.
- Bancos de dados: Modelagem conceitual de dados: a abordagem entidade-relacionamento; Modelo relacional de dados (conceitos básicos e normalização); Conceitos de banco de dados e sistemas gerenciadores de bancos de dados (SGBD); Linguagem SQL; Data Warehouse – modelagem física de dados: tabelas, índices, particionamento, desempenho; modelagem conceitual para data warehouses, dados multidimensionais; Big data: Fundamentos, técnicas de preparação e apresentação de dados; soluções de big data.
- Agilidade: Lean; Lean IT; frameworks (XP; SCRUM; Kanban; SAFe SA; Nexus); ágil em escala e ágil escalado; ferramentas; artefatos, métricas e indicadores ágeis; management 3.0; Lean UX; Design Thinking; História de Usuário; O backlog do produto e as técnicas para priorização (Moscow, Scorecard, BUC, Testes de Suposição e Valor de negócio x risco); técnica para estimativa de escopo (planning poker, Story points, enquete, T-shirt sizing); kanban e o fluxo de valor; técnicas/cerimônias para colaboração e integração do time ágil (SoS, PoSinc, planning, review, retrospectiva, daily, PI Plannig); Integração contínua; Deploy contínuo; Entrega contínua; tratamento de débito técnicos e incidentes; Arquitetura e Qualidade ágeis; DevSecOps.
- Organização e arquitetura de computadores: Arquitetura básica de um computador: CPU e hierarquia de memória; Armazenamento e representação de dados: base binária e complemento a dois, ponto flutuante e caracteres; Armazenamento e representação de instruções; Modos de endereçamento; Conjunto típico de instruções de uma CPU; Subsistema de entrada/saída e dispositivos de armazenamento secundário.
- Sistemas Operacionais: Funções e estrutura de um sistema operacional; Processos: conceitos básicos, comunicação, sincronização e escalonamento; Gerência de memória: partições fixas e variáveis, realocação, memória virtual, swapping, sistemas de arquivos; Windows 10 (32-64 bits) e ambiente Linux (SUSE SLES 15 SP2) e IBM z/OS.
- Arquiteturas de software: arquitetura em camadas, arquitetura MVC, arquitetura orientada a serviços; arquitetura monolítica, arquitetura microsserviço, micro front end, Nuvem pública e privada, métricas e estimativas de software, Análise por pontos de função: conceitos básicos e aplicações; Estratégias de Migração de Aplicações para o ambiente de nuvem, Governança, Computação Serverless, Segurança Compartilhada.
- Gerência de configuração: Conceitos e práticas; Uso de ferramentas de gerência de configuração; Controle de defeitos: conceitos e práticas.
- Portais corporativos: Arquitetura da informação, portlets e RSS; Ferramentas de Gestão de Conteúdos; Modelo de Acessibilidade do Governo Eletrônico.
- Qualidade de software: CMMI/MPS-BR: Conceitos básicos e objetivos; Disciplinas e formas de representação; Níveis de capacidade e maturidade.
- Conceitos de Arquitetura de Referência: arquitetura de solução para o desenvolvedor básico.
- Gestão e governança de TI: ITIL v.4; COBIT
- Conhecimentos e comportamentos digitais:
- Mindset de crescimento, Paradigma da abundância.
- Intraempreendedorismo.
- Design Thinking, Design de Serviço.
- Metodologias ágeis, Lean Manufacturing, SCRUM.
- Resolução de problemas complexos, visão sistêmica e estratégica.
- Ciência de dados.
- Senso colaborativo e disposição para somar pontos de dista divergentes.
- Pensamento computacional.
- Análise de Negócios.
- Liderança, autoliderança e liderança de equipes.
- Autodesenvolvimento.
- Experiência do consumidor (Customer experience).
- Inteligência emocional,
- Desenvolvimento sustentável (Pacto global e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS),
- Objetivos-chaves para resultados (OKR).
- Gestão do tempo e produtividade.
- Técnicas e boas práticas para o trabalho à distância.
- Aprender a aprender e Aprendizagem contínua (Life long learning).
Bons estudos e boa prova!!!