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Quais matéria estudar para o concurso Caixa 2024?

Foi publicado o edital do concurso Caixa que oferta 4.050 vagas para cargos de níveis médio e superior de escolaridade. Confira no decorrer da notícia as disciplinas que versarão a prova!

Como serão as inscrições do concurso Caixa?

As inscrições para o certame poderão ser realizadas por meio do site da banca, Fundação Cesgranrio, a partir das 10h do dia 29 de fevereiro até às 16h do dia 25 de março de 2024.

Para efetivar a inscrição é necessário que o candidato efetue o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 50,00 para nível médio e R$ 65,00 para nível superior.

Clique aqui e confira os demais detalhes sobre o certame.

O que estudar para o concurso caixa 2024?

Confira quais são os conteúdos programáticos do Técnico Bancário e Técnico Bancário Novo – TI do concurso Caixa: 

Conhecimentos básicos (para todos os cargos)

  • Língua Portuguesa:
    • Compreensão e interpretação de textos.
    • Argumentação e persuasão.
    • Comunicação assertiva: Linguagem simples, concisa, objetiva;
    • Organização textual;
    • 5 – Coesão e Coerência;
    • Tipologia textual.
    • Ortografia oficial.
    • Acentuação gráfica.
    • Emprego do sinal indicativo de crase.
    • Sintaxe da oração e do período.
    • Pontuação.
    • Concordância nominal e verbal.
    • Regência nominal e verbal.
    • Significação das palavras.
    • Colocação do pronome átono.
    • Redação Oficial: escrita de textos formais e Manual de Redação da Presidência da República (disponível no site do Planalto na internet).
    • Novo Acordo ortográfico
  • Língua inglesa:
    • Conhecimento de um vocabulário fundamental e dos aspectos gramaticais básicos para a compreensão de textos.
  • Matemática financeira:
    • Conceitos gerais – o conceito do valor do dinheiro no tempo; Fluxos de caixa e diagramas de fluxo de caixa; Equivalência financeira.
    • Sequências lei de formação de sequências e determinação de seus elementos; progressões aritméticas e progressões geométricas.
    • Juros Simples – cálculo do montante, dos juros, da taxa de juros, do principal e do prazo da operação financeira.
    • Juros Compostos – cálculo do montante, dos juros, da taxa de juros, do principal e do prazo da operação financeira.
    • Descontos – cálculo do valor atual, do valor nominal e da taxa de desconto.
    • Sistemas de Amortização – sistema PRICE (método das prestações constantes); sistema SAC (método das amortizações constantes).
    • Uso da HP12C
  • Noções de probabilidade e estatística:
    • Representação tabular e gráfica.
    • Medidas de tendência central (média, mediana, moda, medidas de posição, mínimo e máximo) e de dispersão (amplitude, amplitude interquartil, variância, desvio padrão e coeficiente de variação).
    • Cálculo de probabilidade.
    • Teorema de Bayes e Probabilidade condicional.
    • População e amostra.
    • Correlação linear simples.
    • Ciência de dados, People analytics.
    • Modelos preditivos. (Inferência na regressão, análise de variância e covariância, critérios de significância).
  • Comportamentos éticos e compliance:
    • Prevenção à lavagem de dinheiro: Lei nº 9.613/98 e suas alterações; Circular nº 3.978, de 23 de janeiro de 2020 e Carta Circular nº 4.001, de 29 de janeiro de 2020 e suas alterações, Resolução CVM 50/2021.
    • Conceitos e medidas de enfrentamento ao assédio moral e sexual.
    • Atitudes éticas, respeito, valores e virtudes; noções de ética empresarial e profissional. A gestão da ética nas empresas públicas e privadas. Código de Ética, Conduta e integridade (disponível no site da CAIXA na internet).
    • Segurança da informação: fundamentos, conceitos e mecanismos de segurança; Segurança cibernética: Resolução CMN nº 4893, de 26 de fevereiro de 2021.
    • Artigo 37 da Constituição Federal (Princípios constitucionais da Administração Pública: Princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência).
    • Sigilo Bancário: Lei Complementar nº 105/2001 e suas alterações.
    • Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD): Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 e suas alterações.
    • Legislação anticorrupção: Lei nº 12.846/2013 e Decreto nº 8.420/2015 e suas alterações.
    • Política de Responsabilidade Socioambiental da Caixa Econômica Federal (disponível no site da CAIXA na internet).
    • Boas práticas de governança corporativa.

Conhecimentos específicos – Técnico bancário novo

  • Conhecimentos bancários:
    • Estatuto Social da CAIXA (Disponível no sítio da Caixa Econômica Federal).
    • Sistema Financeiro Nacional: Estrutura do Sistema Financeiro Nacional; Órgãos normativos e instituições supervisoras, executoras e operadoras.
    • Mercado financeiro e seus desdobramentos (mercado monetário, de crédito, de capitais e cambial).
    • Os bancos na Era Digital: Atualidade, tendências e desafios.
    • Internet banking.
    • Mobile banking.
    • Novos modelos de negócios.
    • Fintechs, startups e big techs.
    • Sistema de bancos-sombra (Shadow banking).
    • Moedas e ativos digitais: blockchain, bitcoin e demais criptomoedas.
    • Correspondentes bancários.
    • Sistema de pagamentos instantâneos (PIX, DREX).
    • Open finance: Real digital.
    • Transformação digital no Sistema Financeiro.
    • Moeda e política monetária: Políticas monetárias convencionais e não-convencionais (Quantitative Easing);
    • Taxa SELIC e operações compromissadas; O debate sobre os depósitos remunerados dos bancos comerciais no Banco Central do Brasil.
    • Orçamento público, títulos do Tesouro Nacional e dívida pública.
    • Produtos Bancários: Programas sociais e Benefícios do trabalhador; Noções de cartões de crédito e débito, crédito direto ao consumidor, crédito rural, poupança, capitalização, previdência, consórcio, investimentos e seguros.
    • Noções de Mercado de capitais.
    • Noções de Mercado de Câmbio: Instituições autorizadas a operar e operações básicas.
    • Regimes de taxas de câmbio fixas, flutuantes e regimes intermediários.
    • Taxas de câmbio nominais e reais;
    • Impactos das taxas de câmbio sobre as exportações e importações.
    • Diferencial de juros interno e externo, prêmios de risco, fluxo de capitais e seus impactos sobre as taxas de câmbio.
    • Dinâmica do Mercado: Operações no mercado interbancário.
    • Mercado bancário: Operações de tesouraria, varejo bancário e recuperação de crédito.
    • Taxas de juros de curto prazo e a curva de juros; taxas de juros nominais e reais.
    • Garantias do Sistema Financeiro Nacional: aval; fiança; penhor mercantil; alienação fiduciária; hipoteca; fianças bancárias.
    • Autorregulação bancária.
    • Lei Complementar nº 7/1970 (PIS).
    • Lei nº 8.036/1990 (FGTS): possibilidades e condições de utilização/saque.
    • Certificado de Regularidade do FGTS.
    • Guia de Recolhimento (GRF).
    • Lei nº 10.836/2004 (Bolsa Família).
    • Produtos: Abertura e movimentação de contas: documentos básicos.
    • Pessoa física e pessoa jurídica: capacidade e incapacidade civil, representação e domicílio.
    • Sistema de pagamentos brasileiro.
    • Lei nº 7.998/1990 (Programa Desemprego e Abono Salarial – beneficiários e critérios para saque).
    • Saúde e bem estar, ergonomia.
    • Negociação, escuta empática.
    • Noções de estratégia empresarial: análise de mercado, forças competitivas, imagem institucional, identidade e posicionamento.
    • Segmentação de mercado. CRM.
    • Características dos serviços: intangibilidade, inseparabilidade, variabilidade e perecibilidade.
    • Gestão da qualidade em serviços.
    • Lei nº 7.998/1990 (Programa Desemprego e Abono Salarial – beneficiários e critérios para saque).
  • Conhecimentos de tecnologia da informação e comunicação:
    • Conhecimento Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office – Word, Excel e PowerPoint – versão O365, Outlook).
    • Segurança da informação: Fundamentos, conceitos e mecanismos de segurança; Noções sobre gestão de segurança da informação: normas NBR ISO/IEC 27001 e 27002; Segurança cibernética: Resolução CMN nº 4893, de 26 de fevereiro de 2021, Prevenção e reação a riscos cibernéticos nos negócios.
    • Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas.
    • Redes de computadores: Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e conceitos/procedimentos de Internet e Intranet. Fundamentos de comunicação de dados; meios físicos de transmissão.
    • Navegador Web (Microsoft Edge versão 91 e Mozilla Firefox versão 78 ESR), busca e pesquisa na Web.
    • Correio eletrônico, grupos de discussão, fóruns e wikis.
    • Redes Sociais (Twitter, Facebook, Linkedin, WhatsApp, YouTube, Instagram e Telegram).
    • Visão geral sobre sistemas de suporte à decisão e inteligência de negócio.
    • Conceitos de tecnologias e ferramentas multimídia, de reprodução de áudio e vídeo.
    • Ferramentas de produtividade e trabalho a distância (Microsoft Teams, Cisco Webex, Google Hangout, Zoom, Google Drive e Skype).
    • Noções/Fundamentos de Inteligência Artificial, Analytics, Blochchain, Openbanking, Machine Learning, Data Science. (Temáticas também trabalhadas na Trilha UC_PLAY Cultura Digital).
      • Noções/Fundamentos de Inteligência artificial generativa, algorítimos, ChatGPT (Transações via CHATBOT), edição de prompt, 3D, metaverso, robótica, Cloud Computing.
    • Noções de Transformação Digital;
    • Noções sobre Inovação;
    • Noções sobre Líderes Digitais;
    • Noções sobre Agilidade: O “ser digital” e a transformação das empresas; Startups e Fintechs; Paradigma Ágil; O Manifesto Ágil, os conceitos e os valores da agilidade; O perfil de um profissional ágil; Como identificar e entregar “valor” para o cliente digital.
    • Noções sobre Open Finance;
    • Noções de Compliance; Noções de LGPD.
  • Conhecimentos e comportamentos digitais:
    • Mindset de crescimento, Paradigma da abundância.
    • Intraempreendedorismo.
    • Design Thinking, Design de Serviço.
    • Metodologias ágeis, Lean Manufacturing, SCRUM.
    • Resolução de problemas complexos, visão sistêmica e estratégica.
    • Ciência de dados.
    • Senso colaborativo e disposição para somar pontos de dista divergentes.
    • Pensamento computacional.
    • Análise de Negócios.
    • Liderança, autoliderança e liderança de equipes.
    • Autodesenvolvimento.
    • Experiência do consumidor (Customer experience).
    • Inteligência emocional.
    • Desenvolvimento sustentável (Pacto global e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS).
    • Objetivos-chaves para resultados (OKR).
    • Gestão do tempo e produtividade.
    • Técnicas e boas práticas para o trabalho à distância.
    • Aprender a aprender e Aprendizagem contínua (Life long learning).
  • Atendimento bancário:
    • Ações para aumentar o valor percebido pelo cliente.
    • Gestão da experiência do cliente.
    • Técnicas de vendas: da pré-abordagem ao pós-vendas.
    • Noções de marketing digital: geração de leads; técnica de copywriting; gatilhos mentais; Inbound marketing.
    • Ética e conduta profissional em vendas.
    • Clientecentrismo.
    • Padrões de qualidade no atendimento aos clientes, escuta ativa e empática, clareza, objetividade e cortesia na comunicação.
    • Atendimento qualificado por canais remotos.
    • Comportamento do consumidor e sua relação com vendas e negociação.
    • Política de Relacionamento com o Cliente: Resolução n°. 4.539 de 24 de novembro de 2016 e Resolução CMN 4.949/21.
    • Resolução CMN nº 4.860, de 23 de outubro de 2020 que dispõe sobre a constituição e o funcionamento de componente organizacional de ouvidoria pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil.
    • Resolução CMN nº 3.694/2009 e alterações.
    • Diversidade e Inclusão: Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência): Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015.
    • Código de Proteção e Defesa do Consumidor: Lei nº 8.078/1990 (versão atualizada).
    • Autorregulação bancária: SARB nº 004/2009 – Normativo de atendimento ao consumidor na rede de agências bancárias. SARB 023/2020 – normativo de relacionamento com o consumidor idoso, Lei n° 10.741 de 2003 – Estatuto do Idoso, assim como as 13.466/2017 (acima de 80 anos) e 14.364/2022 (acompanhantes de idosos), SARB 024/2021 – normativo de relacionamento com consumidores potencialmente vulneráveis,
    • Lei n° 12.764 de 2012 sobre atendimento prioritário a pessoas com transtorno do espectro autista.
    • Decreto nº 8.727 de 2016 dispõe sobre o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de pessoas travestis e transexuais.
    • Decreto nº 5.296 de 2004 relacionado à prioridade de atendimento às pessoas que especifica e promove a acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, Decreto nº 5.904 de 2006 sobre o direito da pessoa com deficiência visual de ingressar e permanecer em ambientes de uso coletivo acompanhada de cão-guia.

Conhecimentos específicos – Técnico bancário novo – TI (Tecnologia da informação)

  • Engenharia de software: Processos de software: Processo Unificado (UP): conceitos gerais, disciplinas, fases, papéis, atividades e artefatos; UX; Análise e projeto orientados a objetos; A Linguagem UML: modelos e diagramas; Padrões de projeto; Engenharia de requisitos.
  • Estrutura de dados e algoritmos: Busca sequencial e busca binária sobre arrays; Ordenação (métodos da bolha, ordenação por seleção, ordenação por inserção); Lista encadeada; Pilha; Fila; Noções de árvore binária.
  • Linguagens de programação: linguagens de programação, linguagens orientadas a objeto e procedurais; Padrões de Projeto; Linguagens Java SE; JEE, Microprofile, C#, .NET, AngularJS; Angular; TypeScript 4.X; Javascript; Python 3.9.X (bibliotecas Pandas, NumPy, SciPy, Matplotlib, Tensorflow, PyTorch e Scikit-learn); Scala; R; Kotlin; Objective-C; .Net; Flutter; Swift, Cobol.
  • Desenvolvimento de software para a Web: sistemas distribuídos e microsserviços; Arquitetura e padrões de projeto Java EE8; Servlets; JSF; JSP; Ajax; Interoperabilidade de sistemas; SOA e Web Services (Quarkus); Padrões REST, Padrões HTML 4.01, HTTP response Status code, XHTML 1.0, XML, XSLT, UDDI, WSDL e SOAP.
  • Teste de software (Qualidade): Controle da qualidade estático: revisão, inspeção, medição estática, análise estática; Princípios e técnicas de teste de software: teste de unidade, teste de integração, teste de regressão, teste alfa, teste beta, teste de segurança, teste de aceitação e de aprovação; Desenvolvimento dirigido por testes.
  • Bancos de dados: Modelagem conceitual de dados: a abordagem entidade-relacionamento; Modelo relacional de dados (conceitos básicos e normalização); Conceitos de banco de dados e sistemas gerenciadores de bancos de dados (SGBD); Linguagem SQL; Data Warehouse – modelagem física de dados: tabelas, índices, particionamento, desempenho; modelagem conceitual para data warehouses, dados multidimensionais; Big data: Fundamentos, técnicas de preparação e apresentação de dados; soluções de big data.
  • Agilidade: Lean; Lean IT; frameworks (XP; SCRUM; Kanban; SAFe SA; Nexus); ágil em escala e ágil escalado; ferramentas; artefatos, métricas e indicadores ágeis; management 3.0; Lean UX; Design Thinking; História de Usuário; O backlog do produto e as técnicas para priorização (Moscow, Scorecard, BUC, Testes de Suposição e Valor de negócio x risco); técnica para estimativa de escopo (planning poker, Story points, enquete, T-shirt sizing); kanban e o fluxo de valor; técnicas/cerimônias para colaboração e integração do time ágil (SoS, PoSinc, planning, review, retrospectiva, daily, PI Plannig); Integração contínua; Deploy contínuo; Entrega contínua; tratamento de débito técnicos e incidentes; Arquitetura e Qualidade ágeis; DevSecOps.
  • Organização e arquitetura de computadores: Arquitetura básica de um computador: CPU e hierarquia de memória; Armazenamento e representação de dados: base binária e complemento a dois, ponto flutuante e caracteres; Armazenamento e representação de instruções; Modos de endereçamento; Conjunto típico de instruções de uma CPU; Subsistema de entrada/saída e dispositivos de armazenamento secundário.
  • Sistemas Operacionais: Funções e estrutura de um sistema operacional; Processos: conceitos básicos, comunicação, sincronização e escalonamento; Gerência de memória: partições fixas e variáveis, realocação, memória virtual, swapping, sistemas de arquivos; Windows 10 (32-64 bits) e ambiente Linux (SUSE SLES 15 SP2) e IBM z/OS.
  • Arquiteturas de software: arquitetura em camadas, arquitetura MVC, arquitetura orientada a serviços; arquitetura monolítica, arquitetura microsserviço, micro front end, Nuvem pública e privada, métricas e estimativas de software, Análise por pontos de função: conceitos básicos e aplicações; Estratégias de Migração de Aplicações para o ambiente de nuvem, Governança, Computação Serverless, Segurança Compartilhada.
  • Gerência de configuração: Conceitos e práticas; Uso de ferramentas de gerência de configuração; Controle de defeitos: conceitos e práticas.
  • Portais corporativos: Arquitetura da informação, portlets e RSS; Ferramentas de Gestão de Conteúdos; Modelo de Acessibilidade do Governo Eletrônico.
  • Qualidade de software: CMMI/MPS-BR: Conceitos básicos e objetivos; Disciplinas e formas de representação; Níveis de capacidade e maturidade.
  • Conceitos de Arquitetura de Referência: arquitetura de solução para o desenvolvedor básico.
  • Gestão e governança de TI: ITIL v.4; COBIT
  • Conhecimentos e comportamentos digitais:
    • Mindset de crescimento, Paradigma da abundância.
    • Intraempreendedorismo.
    • Design Thinking, Design de Serviço.
    • Metodologias ágeis, Lean Manufacturing, SCRUM.
    • Resolução de problemas complexos, visão sistêmica e estratégica.
    • Ciência de dados.
    • Senso colaborativo e disposição para somar pontos de dista divergentes.
    • Pensamento computacional.
    • Análise de Negócios.
    • Liderança, autoliderança e liderança de equipes.
    • Autodesenvolvimento.
    • Experiência do consumidor (Customer experience).
    • Inteligência emocional,
    • Desenvolvimento sustentável (Pacto global e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS),
    • Objetivos-chaves para resultados (OKR).
    • Gestão do tempo e produtividade.
    • Técnicas e boas práticas para o trabalho à distância.
    • Aprender a aprender e Aprendizagem contínua (Life long learning).

Bons estudos e boa prova!!!

Amanda Faria

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