O Concurso Senado é um dos mais aguardados do próximo ano. A expectativa é que o certame tenha 100 mil inscritos, que buscam boas remunerações e uma estabilidade. As vagas serão destinadas a candidatos de níveis Médio ao cargo de Técnico Legislativo (Policial Legislativo) e para nível Superior, aos cargos de Advogado e Analista Legislativo (em diferentes especialidades). As provas estão previstas para acontecerem no primeiro semestre de 2020 em todas as capitas do Brasil.
Pensando nisso, elaboramos um artigo baseado em editais passados para que você saiba o que deve estudar para se dar bem nesse certame. Confira o texto a seguir.
Estude com a Apostila Senado Federal e parcele SEM JUROS
O que estudar para o Concurso Senado 2020?
Os Concursos do Senado sempre tiveram como etapa avaliativa, Provas Objetivas e Discursivas, de caráter eliminatório e classificatório, que foram destinadas para candidatos de níveis Médio e Superior.
Advogado
O último Edital para o cargo de Advogado, foi publicado no ano de 2008 e ofertou 07 vagas para candidatos de nível Superior em Direito e inscrição na OAB (Ordem de Advogados do Brasil).
Prova Objetiva
- Língua Portuguesa – 15 questões;
- Língua Inglesa – 5 questões;
- Conhecimentos Específicos – 80 questões
- Total – 10 questões.
Disciplinas que versaram a área de Conhecimentos Específicos:
- Direito Administrativo;
- Direito Constitucional;
- Direito do Consumidor;
- Direito Eleitoral;
- Direito Financeiro e Tributário;
- Direito Penal;
- Direito Processual Penal;
- Legislação Especial;
- Direito do Trabalho;
- Direito Internacional Público.
Prova Discursiva
- Parecer sobre Proposição Legislativa – 01 questão no valor de 20 pontos, com peso 03;
- Conhecimentos Específicos – 01 questão no valor de 20 pontos, com peso 02;
- Língua Inglesa (tradução) – 01 questão no valor de 20 pontos, com peso 01;
- Redação – 01 questão no valor de 20 pontos, com peso 02.
- Na Prova Discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, os candidatos à especialidade Advogado deveriam elaborar três peças jurídicas e responder a uma questão sobre tema específico do conteúdo programático. Cada Peça Jurídica devia ser respondida em até 80 linhas.
Analista Legislativo
O último Edital para o cargo de Analista Legislativo foi publicado a 8 anos atrás, e suas provas foram realizadas no ano seguinte, 2012, e o certame ofereceu 142 vagas, distribuídas em diferentes áreas, sendo elas: Apoio Técnico ao Processo Legislativo e Apoio Técnico-Administrativo, controle interno.
As etapas de avaliação foram compostas por: Prova Objetiva e Discursiva, além de Prova Prática para a especialidade de Taquigrafia. A prova contou com 80 questões de múltipla escolha:
Prova Objetiva
- Língua Portuguesa – 20 questões;
- Conhecimentos Gerais – 10 questões;
- Língua Inglesa – 10 questões;
- Conhecimentos Específicos – 40 questões.
Prova Discursiva
As Provas Discursivas foram realizadas no mesmo dia das Provas Objetivas. Os temas propostos abrangeram o conteúdo programático constante no edital. Os candidatos tiveram que elaborar uma redação de no mínimo 25 linhas e máximo de 30 linhas e também responder uma questão discursiva, com o máximo de 30 linhas.
Policial Legislativo
Com Edital divulgado também no ano de 2011 que ofertou 25 vagas, para candidatos de nível Médio.
O certame contou com Provas Objetivas e Discursivas, Teste de Aptidão Física, Avaliação Psicológica, Investigação Social e Documental. A Prova Objetiva foi composta por 70 questões de múltipla escolha, e as disciplinas foram:
Prova Objetiva
- Língua Portuguesa – 20 questões;
- Conhecimentos Gerais – 10 questões;
- Noções de Informática – 10 questões;
- Conhecimentos Específicos – 30 questões.
Prova Discursiva
Os candidatos tiveram que elaborar uma redação de no mínimo 25 linhas e máximo de 30 linhas e também responder uma questão discursiva, com o máximo de 30 linhas. E ao Teste de Aptidão Física teve como critérios de avaliação, testes de: Flexão de braço, abdominal, barra e corrida.
Estude com a Apostila Senado Federal e parcele SEM JUROS
O que mais cai na prova do Concurso Senado?
Entre as disciplinas que costumam ser cobradas nas provas do Concurso Senado, algumas possuem maior destaque. Confira a porcentagem das matérias que são mais frequentes nos exames para os cargos oferecidos:
Analista Legislativo:
- Língua Portuguesa: Leitura e análise de textos; Interpretação: pressuposições e inferências; implícitos e subentendidos; Estruturação do texto e dos parágrafos; Discurso direto e indireto – 31%
- Língua Inglesa: Estratégias de leitura: compreensão geral do texto – 85%
- Redação Oficial – 21%
As matérias que versarão a área de “Conhecimento Específico” variam de acordo com a especialidade, e é importante dedicar seus estudos para essas disciplinas.
Policial Legislativo
- Língua Portuguesa: Leitura e análise de textos; Interpretação: pressuposições e inferências; implícitos e subentendidos; Estruturação do texto e dos parágrafos; Discurso direto e indireto – 33%
- Conhecimentos Gerais: Mundo Contemporâneo – 41%
- Direito Administrativo: Regime Jurídico – 54%
- Direito Constitucional: Direitos e garantias constitucionais – 60%
- Noções de Informática: Navegação Internet, conceitos de URL, links, sites, impressão de páginas – 75%
Conferiu todo o texto? Deseja fazer o certame? Então comece a se preparar e tenha um resultado positivo!
Estude com a Apostila Senado Federal e parcele SEM JUROS