O concurso TJDFT foi lançado e estará com as inscrições abertas muito em breve. Por isso, comece sua preparação para as provas e saiba o que estudar!
Prepare-se para Concurso
Antes de mais nada, vale dizer que o concurso conta com a oferta de 112 vagas e estará com inscrições abertas entre os dias 07 e 14 de março. Os salários variam entre R$ 7.591,36 e R$ 12.455,30.
Por fim, as avaliações Objetivas e Discursivas acontecerão no dia 29 de maio. Sabendo disso, comece, então, seus estudos para as provas: saiba o que cai nos testes!
O que vai cair no concurso TJDFT?
De acordo com o edital do concurso atual do TJ do Distrito Federal e Territórios, as únicas matérias que serão comuns a todos os cargos são:
- Língua Portuguesa;
- Ética no Serviço Público; e
- Lei de Organização Judiciária.
Além dessas matérias, para os cargos de Analista nas áreas de Análise de Dados, Análise de Sistemas, Segurança da Informação e Suporte em Tecnologia da Informação, serão cobradas ainda:
- Língua Inglesa;
- Noções de Direito Administrativo e Constitucional; bem como,
- Regimento Interno; e
- Conhecimentos Específicos.
Enquanto isso, para os Analistas Sem Especialidade e Oficial de Justiça Avaliador Federal, as matérias a mais ficam sendo de:
- Regimento Interno;
- Provimento Geral da Corregedoria;
- Provimento Judicial Aplicado ao Processo Judicial Eletrônico; e
- Conhecimentos Específicos.
Para as demais áreas de Analista, as matérias serão:
- Noções de Direito Administrativo e Constitucional; bem como,
- Regimento Interno; e
- Conhecimentos Específicos.
Para os Técnicos sem Especialidade, além das matérias comuns e dos Conhecimentos Específicos, serão cobradas:
- Regimento Interno; e
- Provimento Judicial Aplicado ao Processo Judicial Eletrônico.
Por fim, para a carreira de Técnico em Enfermagem, as únicas matérias a serem cobradas são de Regimento Interno e Conhecimentos Específicos.
Sobre a banca FGV
A FGV tem como principal característica as questões bem elaboradas e extensas, que têm o intuito de desgastar o candidato, além de abordar temas extremamente atuais nas provas. Normalmente, ela cria situações-problema e conteúdo para casos “concretos” em suas questões.
Ademais, de acordo com especialistas, essa é uma banca que tende a ser mais técnica, abordando conceitos, legislação e terminologias técnicas.
Por fim, vale ressaltar que a Fundação Getúlio Vargas (FGV) é uma das bancas organizadoras de concursos públicos que têm o nível de dificuldade de provas mais altos. Portanto, é bom que o candidato se prepare bastante para realizar a avaliação.
Como estudar para o concurso TJDFT?
Estudar em casa e por conta própria não é uma tarefa fácil, já que para garantir eficiência nessa forma de estudo é preciso ter muito foco, concentração e paciência.
É sempre recomendado que os concurseiros busquem cursinhos caso sintam que estudar sozinho não dá tantos resultados quanto o desejado.
Porém, se estudar por si só é a opção que você tem, saiba que com organização e dedicação essa tarefa se torna muito produtiva.
Primeiramente, é bacana manter um cronograma de estudos. Definir horários e criar uma rotina (e segui-la!) é um ótimo jeito de começar a se organizar.
Avalie o seu dia a dia e considere os seguintes pontos:
- Você trabalha?
- Quais atividades comprometem meu tempo?
Ter em mente quais as atividades você exerce durante a semana facilita estruturação do seu horário para estudos.
Além dos horários, no cronograma você pode definir os dias em que você vai estudar determinado conteúdo.
É claro que o ritmo de estudo, as horas dedicadas por dia e a divisão das matérias é muito subjetiva. Cada candidato deve levar em conta seus horários disponíveis e as matérias nas quais encontra mais dificuldade.
Outra dica é procurar videoaulas somente para aqueles conteúdos extremamente difíceis e que necessitam realmente de uma explicação de alguém que entende daquilo. As videoaulas para matérias mais fáceis podem virar um contratempo se não forem usadas com cautela.
O local de estudos também precisa ser bem organizado, iluminado, silencioso e, de preferência, sem muitas distrações (como celular e televisão).
Por último, tente sempre conciliar as teorias com as práticas. Refazer exercícios, inclusive de provas antigas dos concursos TJDFT, pode ser uma boa maneira para aprender melhor o conteúdo.
- Adquira: Materiais Concurso TJDFT