Para conseguir consultar o saldo das contas do FGTS, o trabalhador precisa ter em mãos o seu Número de Identificação Social (NIS), também chamado de PIS/PASEP ou NIT. Este número pode ser consultado nos extratos do FGTS enviados pela Caixa Econômica Federal, no Cartão Cidadão ou na própria carteira de trabalho.
O PIS (Programa de Integração Social) e o NIS (também chamado de NIT) são o mesmo número. A diferença é que ele pode ser gerado em duas bases de dados diferentes, por isso as variadas nomenclaturas.
Qual a diferença entre PIS e NIS?
O PIS é gerado no primeiro emprego da pessoa. Já o NIS é gerado por uma base de dados chamada Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis), que reúne os dados de quem recebe benefícios sociais como o Bolsa Família, por exemplo. Este único número serve para fazer várias consultas: FGTS, abono salarial e seguro-desemprego, por exemplo.
Mas o que fazer se você não consegue encontrar o seu NIS (PIS) em nenhum destes meios? Saiba que é possível localizar este número pelo site do Cnis.
Veja abaixo o passo a passo para encontrar seu PIS:
1 – Acesse o portal Meu INSS
2 – Clique em Entrar (no canto superior direito)
3 – Selecione Crie sua Conta
4 – Preencha os dados solicitados (CPF, nome completo, e-mail, celular)
5 – Clique em Continuar
6 – Anote a senha que o sistema vai criar para você
7 – Informe seu CPF e a senha
8 – Faça o login e altere a senha para uma de sua preferência
9 – Acesse novamente, desta vez com a sua senha
Ao clicar no canto superior direito, você verá os dados do usuário, com seu nome, CPF e o NIT/PIS. Prontinho! Você já conseguiu consultar o PIS pelo CPF.
Outra forma de saber o número do PIS/PASEP é consultando a Carteira de Trabalho.
Fontes: G1 e Serasa