Cada banca tem seu estilo na hora de cobrar as questões das provas dos concursos e conhecer o perfil de cada uma delas e, principalmente, da que você vai prestar o concurso facilitará muitos seus estudos.
Por isso, fizemos um apanhado das bancas responsáveis pelos grandes concursos e que trazem aos concurseiros tanta insegurança. Familiarizando com cada uma dessas organizadoras sua preparação será muito mais fácil. Então vamos lá!
1 – Cebraspe, antigo Cespe/UnB
Como não poderia deixar de ser, a primeira que falaremos é sobre a organizadora Cebraspe. Essa banca é bastante temida no mundo dos concurseiros, ainda mais por ser uma das únicas que geralmente cobram questões CERTO ou ERRADO.
Ela é uma das principais banca organizadoras e já esteve à frente de diversos concursos grandes e importantes. A grande peculiaridade dessa banca, como já dissemos no início, é quanto a forma de cobrança das questões, são enunciados geralmente grandes, de conteúdo complexo e multidisciplinar, e com algumas pegadinhas o que acabam por confundir o candidato.
Por isso é importante muita atenção, pois a cada questão que você marcar errada uma certa será anulada. Devido a isso o melhor é não chutar se ficar em dúvida e deixar a questão em branco mesmo.
Dica: enfatize nos seus estudos o assunto atualidades; e faça muitos exercícios desta banca. Pratique!
2 – Fundação Vunesp
A Fundação Vunesp poderá em breve surpreender os candidatos, pois a banca estuda mudar seu estilo de cobrança das questões, por isso, é importante ficar atento.
Por ora é relevante considerar que a banca costuma cobrar questões mais simples e com grau de dificuldade mais brando. As questões são sempre de múltipla escolha, e os enunciados apresentam ao candidato a necessidade de assinalar CORRETA ou INCORRETA, o que muitas vezes confunde e é preciso muita atenção.
Dica: dê atenção a todo o conteúdo programático do edital, pois a Vunesp costuma abordar ele no todo. Pratique realizando muitos exercícios e tenha o hábito da leitura.
3 – ESAF
Essa banca está vinculada diretamente ao gabinete do ministro da fazenda. Trata-se de uma banca séria e uma das mais tradicionais na organização de concursos. É responsável por organizar concursos como o da Receita Federal.
Uma das características dessa organizadora é a forma como são corrigidas e pontuadas suas provas, ela usa o sistema de classificação para a próxima fase por nota mínima em cada disciplina e no total das provas.
Apresenta questões complexas e de alto grau de dificuldade. Os enunciados geralmente são grandes e exigem do candidato boa interpretação.
Dica: resolva prova anteriores da banca analisando minuciosamente cada questão para familiarizar-se com a banca.
4 – FCC
A Fundação Carlos Chagas (FCC) é um das bancas mais importantes do país e já realizou diversas seleções totalizando o atendimento para mais de 20 milhões de candidatos.
As provas são compostas de questões de múltipla escolha com nível de dificuldade conforme a escolaridade do cargo. Dê bastante importância ao enunciado, pois geralmente a banca foca nas alternativas ERRADAS.
Cobra memorização e compreensão dos candidatos com questões complexas exigindo raciocínio e interpretação.
Dica: atenção redobrada aos enunciados e praticar muito com provas anteriores.
5 – FGV
A Fundação Getúlio Vargas (FGV) muda de padrão a cada concurso, por isso fica difícil apontar todas as características. Porém o que geralmente não muda são os longos textos apresentados para questões de interpretação e gramática.
Estar ciente de seus detalhes e segredos facilitarão muito os estudos, por isso foque no edital do concurso que for prestar. Os enunciados costumam ser longos e cansativos, as questões são de múltipla escolha.
Dica: pratique com exercícios variados.
Com essas dicas fica mais fácil focar sua preparação. Bons estudos 😉