Um dos certames mais aguardados do ano teve seu Edital publicado hoje, dia 15 de janeiro! Trata-se do Concurso Polícia Federal que oferece 1.500 vagas, destinadas a candidatos de nível Superior, para os cargos de Delegado, Escrivão, Agente e Papiloscopista.
Prepare-se para Concurso
A seleção teve seu Edital publicado no dia 15 de janeiro de 2021. A previsão é que a prova para os candidatos ao cargo de Papiloscopista seja realizado no dia 21 de março de 2021.
A Editora Solução tem feito artigos e textos com o intuito de auxiliar os candidatos a realizarem uma boa prova.
O que faz um Papiloscopista da Polícia Federal?
Saiba quais são as atribuições do cargo:
Executar, orientar, supervisionar e fiscalizar os procedimentos de reconhecimento, isolamento, fixação, coleta, acondicionamento, transporte, recebimento, processamento, armazenamento e descarte de fragmentos e impressões papilares, realização de exames e emissão de laudos oficiais papiloscópicos, representação facial humana e prosopografia; operar e gerir bancos e sistemas automatizados de identificação humana civil e criminal; assistir à autoridade policial; desenvolver estudos na área de identificação humana civil e criminal; conduzir veículos automotores; cumprir medidas de segurança orgânica; desempenhar outras atividades de natureza policial e administrativa, bem como executar outras tarefas que lhe forem atribuídas.
Perfil de um Papiloscopista da Polícia Federal
Para atuar como Papiloscopista da PC PA é preciso que o profissional tenha concentração, foco e envolvimento total com o trabalho. Atenção a todos os detalhes também é essencial. A prática fará com o papiloscopista evolua mais e mais.
Requisitos básicos para ser um Papiloscopista da PF
Para a investidura no cargo são necessários alguns requisitos, dentre eles estão:
- Ter diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior em nível de graduação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC;
- Ter a nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do § 1º do artigo 12 da Constituição Federal;
- Estar em gozo dos direitos políticos;
- Estar quite com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino;
- Estar quite com as obrigações eleitorais;
- Possuir carteira de identidade civil e carteira nacional de habilitação, categoria “B”, no mínimo;
- Possuir os requisitos exigidos para o exercício do cargo, conforme edital;
- Ter idade mínima de 18 anos completos na data de matrícula no Curso de Formação Profissional;
- Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo;
- Ter 3 (três) anos de atividade jurídica ou policial, para ingresso no cargo de Delegado de Polícia Federal.
Quanto ganha um Papiloscopista da Polícia Federal?
Baseado no Edital que foi publicado, o cargo de Papiloscopista da PF conta com um salário de R$ 12.522,50 e exerce uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.
Confira a página do certame clicando neste link -> Concurso Polícia Federal.
Gostou do texto? Tem interesse em participar do certame? Então comece a se preparar com as Apostilas Solução e não deixe de conferir o nosso site.
Estude com as Apostilas PF Polícia Federal e parcel SEM JUROS