Mais um edital parece estar a caminho. O Concurso ANP (Agência Nacional de Petróleo) foi solicitado através do relatório final da CPI dos Royalties. Confira os detalhes ao decorrer do texto.
Foi aprovado no dia 08 de novembro de 2021, durante reunião na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, o relatório final da CPI dos Royalties, que solicita a realização de um novo concurso da Agência Nacional de Petróleo.
“Só três ou quatro fiscais não dão conta desse recado e nada acaba sendo monitorado direito. É necessário que a gente qualifique melhor os nossos profissionais com cursos de formação e o fortalecimento da Sefaz”, disse o deputado e presidente da Comissão, Luiz Paulo.
Concurso ANP: detalhes
A Agência Nacional de Petróleo solicitou ao Ministério da Economia a autorização para a realização de concurso público para provimento de 107 cargos vagos no órgão.
A previsão é de que o edital ofereça vagas para os seguintes cargos: Analista Administrativo, Especialista em Geologia e Geofísica de Petróleo e Gás Natural e Especialista de Regulação de Petróleo e Derivados Natural.
Último Concurso ANP
O último concurso ANP ocorreu no ano de 2015. Na época foram ofertadas vagas para os cargos de Técnico em Regulação de Petróleo e Derivados, Álcool Combustível e Gás Natural e Técnico Administrativo.
Etapas do Concurso ANP
O certame foi composto por prova objetiva e prova de redação.
As disciplinas que versarão as provas objetivas foram:
CONHECIMENTOS BÁSICOS
- Língua Portuguesa
- Língua inglesa
- Noções de informática; e
CONHECIMENTOS GERAIS
- Direito Administrativo
- Constituição da República Federativa do Brasil
- Estrutura da Indústria do Petróleo
- Gás Natural e Biocombustível
- Noções de Estrutura e Regulação da Indústria Petrolífera
Já a prova de redação constituiu na produção de um texto dissertativo-argumentativo, a etapa foi de caráter eliminatório.
ANP
Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) [2][3], criada em 1997 pela lei n º 9.478, é o órgão regulador das atividades que integram as indústrias de petróleo e gás natural e de biocombustíveis no Brasil. Suas atividades foram iniciadas em 14 de janeiro de 1998. Vinculada ao Ministério das Minas e Energia é a autarquia federal responsável pela execução da política nacional para o setor.
Vagas: 107