Atenção, concurseiros! Um edital do concurso Bombeiros-DF está autorizado para o provimento de 356 vagas para Soldados e Oficiais, que são de nível superior. Se interessa pelo certame? Então confira mais detalhes no decorrer do texto.
Prepare-se para Concurso
Concurso Bombeiros-DF: situação atual
O concurso do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal está autorizado, após a publicação do documento do aval no Diário Oficial.
O CBM, portanto, já está autorizado a iniciar os preparativos de uma nova seleção que visa preencher 356 vagas distribuídas entre as carreiras de:
- Oficial Combatente – 23 vagas;
- Oficial Médico – 10 vagas;
- Ofic. Cirurgião-Dentista – 3 vagas;
- Ofic. Complementar – 10 vagas; e
- Praça dos quadros do CBM-DF – 310 vagas.
Com essa autorização, a comissão organizadora deve trabalhar para dar andamento aos próximos processos, bem como a contratação de uma banca e a publicação do edital.
É importante ressaltar que o concurso dos Bombeiros está previsto na LOA 2022 (Lei Orçamentária Anual), em outras palavras, isso é mais um indicativo de que o concurso acontecerá ainda neste ano.
Quais são os requisitos do concurso Bombeiros-DF?
Para participar do concurso Bombeiros do Distrito Federal, o requisito mínimo é ter o Ensino Superior completo. No entanto, a corporação requer que seus candidatos cumpram mais alguns requisitos, bem como:
- Carteira de Habilitação do tipo “B”, no mínimo;
- Idade entre 18 anos a 28 anos na data da inscrição do Curso de Formação;
- Possui alturas mínimas de 1,55m (mulheres) e 1,60m (homens).
Quanto ganha um Bombeiro do Distrito Federal?
De acordo com o último edital publicado do concurso CBM-DF, o salário inicial para as carreiras de Soldado e Oficiais pode variar entre R$ 5,2 mil até R$ 6,5 mil.
Vale destacar que esse edital foi publicado há seis anos e que, possivelmente, os vencimentos iniciais passaram por reajustes, ou seja, os vencimentos devem ser mais altos do que a média informada.
Atribuições dos cargos do CBM-DF
Confira um resumo de quais são as atividades desenvolvidas pelos Soldados e Oficias, de acordo com o último certame.
Vale ressaltar que para 2022 os cargos ofertados são um pouco diferentes, no entanto, conhecer editais anteriores pode dar um embasamento muito bom para o próximo.
Soldado
De acordo com o edital de 2016, dentre as atribuições do cargo de Soldado Combatente, estão as seguintes atividades:
- Realizar serviços de prevenção e extinção de incêndios;
- Realizar serviços de busca e salvamento;
- Atuar em perícias de incêndio relacionadas com sua competência;
- Prestar socorro nos casos de sinistros, sempre que houver ameaça de destruição de haveres, vítimas ou pessoas em iminente perigo de vida;
- Fazer pesquisas técnico-científicas, com vistas à obtenção e ao desenvolvimento de produtos e processos voltados para a segurança contra incêndio e pânico;
- Realizar atividades de segurança contra incêndio e pânico, com vistas à proteção das pessoas e dos bens públicos e privados;
- Executar atividades de prevenção aos incêndios florestais; etc.
Oficial Combatente
Ainda conforme o edital de 2016, para o cargo de Oficial Combatente, as atribuições são:
- Executar as ações de segurança pública que lhe forem cometidas pelo Presidente da República, em caso de grave comprometimento da ordem pública e durante a vigência de estado de defesa, de estado de sítio e de intervenção no Distrito Federal;
- Executar ações de emergência médica em atendimento pré-hospitalar e socorros de urgência;
- Desenvolver na comunidade a consciência para os problemas relacionados com incêndios, acidentes em geral e pânico;
- Promover e participar de campanhas educativas direcionadas à comunidade em sua área de atuação;
- Fiscalizar, na área de sua competência, o cumprimento da legislação referente à prevenção contra incêndio e pânico e outras atividades determinadas pela autoridade competente;
- Cumprir todas as leis, decretos, normas e regulamentos aplicados ao CBMDF; e
- Os candidatos que ingressarem na corporação deverão permanecer à disposição das atividades internas do CBMDF por um período mínimo de 10 anos, dentre outras atividades.
Como foi o último concurso?
O último concurso do CBM-DF aconteceu em 2016 para a carreira de Oficial. O certame esteve sob a organização do IDECAN e 159 vagas estavam em aberto, conforme a seguinte divisão:
- 115 vagas para Oficial Combatente;
- 20 vagas para Oficial Médico;
- 4 vagas para Oficial Cirurgião-Dentista;
- 20 vagas para Oficial do quadro Complementar.
Conforme os editais, as etapas de avaliação foram as de Prova de conhecimentos (objetiva e discursiva), Exame de aptidão física, Inspeção de saúde, Avaliação psicológica e Sindicância de vida pregressa e investigação social e funcional.