O concurso BRB (Banco de Brasília) tem edital publicado com a oferta de 200 vagas para provimento imediato e para formação de cadastro reserva para o cargo de Analista de Tecnologia, de nível superior. Se interessa pelo certame? Confira os demais detalhes no decorrer da notícia. 😍
Prepare-se para Concurso
Como as inscrições do concurso BRB poderão ser realizadas?
As inscrições devem ser realizadas por meio do site da banca organizadora, IADES, a partir das 10h do dia 8 de maio de 2024 até às 22h do dia 9 de junho de 2024.
Para concluir a inscrição é necessário que o candidato efetue o pagamento de uma taxa no valor fixo de R$ 94,00.
Além disso, haverá a possibilidade de solicitar a isenção da taxa de inscrição entre os dias 26 a 30 de abril de 2024, para os candidatos que se enquadrarem dentro dos seguintes critérios:
- Para doadores de sangue às instituições públicas de saúde: certificado, outorgado pela Fundação Hemocentro ou outra instituição pública de saúde, que o qualifica como doador de sangue e que comprova no mínimo 3 doações de sangue realizadas nos últimos 12 meses antes do período de inscrições;
- Para beneficiário de programa social de complementação ou suplementação de renda, instituído pelo Governo do Distrito Federal: comprovante oficial de inscrição em plena validade em programa social de complementação ou suplementação de renda, instituído pelo Governo do Distrito Federal;
- Para eleitores convocados e nomeados pela Justiça Eleitoral do Distrito Federal: comprovação de prestação de serviço à Justiça Eleitoral por, no mínimo, 2 eleições, consecutivas ou não, na forma da lei; ou
- Para doadores de medula óssea: documento expedido pela entidade coletora ou pela entidade responsável por cadastro de doador de medula óssea;
- Para os candidatos que exerçam a atividade voluntária e não remunerada de Comissário ou Agente de Proteção da Infância e da Juventude: documento comprobatório do exercício da atividade, emitido por órgão judiciário correspondente. O candidato pode se beneficiar da isenção da taxa de inscrição até 1 ano após seu desligamento da atividade exercida.
Quantas vagas estão sendo ofertadas no concurso BRB?
De acordo com o edital são ofertadas 200 vagas, sendo 100 imediatas e 100 oportunidades para formação de cadastro reserva, destinadas a candidatos de nível superior que comporão o quadro de pessoal do cargo de Analista de Tecnologia da Informação.
A remuneração inicial para este cargo é de R$ 10.204,91 com uma jornada de trabalho de 6 horas diárias ou 30 horas semanais.
Além disso, os contratados terão direito a benefícios como:
- Participação nos lucros e nos resultados, nos termos da legislação pertinente e do Acordo Coletivo vigente;
- Possibilidade de participação em Plano de Saúde e em Plano de Previdência Complementar;
- Auxílio Cesta/Alimentação e auxílio Refeição/Alimentação nos termos da legislação e do Acordo Coletivo vigentes
Quais são os requisitos básicos para a investidura nos cargos do concurso BRB?
Saiba quais são as exigências para que o candidato tome posse dos cargos ofertados no concurso BRB:
- Ser brasileiro nato ou naturalizado ou cidadão português que tenha adquirido a igualdade de direitos e obrigações civis e o gozo dos direitos políticos (Decreto Federal no 70.436, de 18 de abril de 1972, e Constituição Federal).
- Apresentar certidão de quitação eleitoral.
- Apresentar carteira de identidade civil; Comprovante de Cadastro de Pessoa Física (CPF); Declaração e recibo de Imposto de Renda Pessoa Física; Título de Eleitor; Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS e comprovante de inscrição no PIS ou PASEP; Certidão de Casamento ou declaração de união estável registrada em cartório; Documentos dos dependentes declarados no Imposto de Renda (CPF e Cédula de Identidade ou Certidão de Nascimento);
- Apresentar certificado de reservista ou de dispensa de incorporação, se do sexo masculino.
- Apresentar a comprovação do nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo.
- Ter idade mínima de 18 anos completos na data de contratação.
- Não estar em exercício remunerado de qualquer cargo, função ou emprego público em quaisquer dos órgãos da Administração Pública direta ou das seguintes entidades: empresa pública, sociedade de economia mista, suas controladas ou coligadas; autarquia vinculada à União, aos Estados, aos Municípios e ao Distrito Federal, inclusive Fundação Civil mantida ou subvencionada pelo Poder Público, ressalvadas as possibilidades de acumulação lícita previstas nos incisos XVI e XVII do art. 37 da Constituição Federal e nos arts. de 46 a 49 da Lei Complementar Distrital nº 840/2011.
- Não estar em licença, ainda que não remunerada, de cargo ou emprego público que exerça na administração direta ou indireta da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal, ressalvadas as possibilidades de acumulação lícita previstas nos incisos XVI e XVII do art. 37 da Constituição Federal e nos arts. De 46 a 49 da Lei Complementar Distrital nº 840/2011.
- Não ser servidor público que tenha solicitado vacância do cargo público que ocupa por outros motivos que não sejam exoneração ou demissão.
- Não ser aposentado pelo INSS por invalidez ou servidor público aposentado, ressalvadas as possibilidades de acumulação lícita de cargos, funções, empregos ou proventos de aposentadoria, a teor do disposto no art. 37, inciso XVI, da Constituição Federal.”
- Não ter 75 anos de idade ou mais, conforme estabelecido pelo § 16º do artigo 201 da Constituição Federal, incluído pela Emenda Constitucional nº 103/2019.
- Não ser sócio, sócio/gerente, sócio/cotista ou participante de conselho e/ou administração de organização bancária ou qualquer outra empresa concorrente do BRB.
- Não manter relação de emprego com incompatibilidade de horário com a jornada de trabalho do BRB.
- Não manter relação de emprego, ainda que de natureza técnica ou especializada, em organização bancária, em empresa concorrente do BRB ou em empresa prestadora de serviço para organização concorrente do BRB.
- Não haver mantido relação empregatícia com o BRB, encerrada por um dos motivos capitulados no art. 482 da CLT, ou por qualquer outro motivo, se, à época da rescisão, era arrolado em processo administrativo disciplinar e este tenha sido finalizado com decisão pela rescisão por justa causa.
- Não possuir sentença criminal condenatória transitada em julgado, que impeça o exercício das atividades inerentes ao cargo.
- Apresentar as seguintes certidões negativas, ou positivas com efeito de negativa, das cidades da jurisdição onde reside e onde residiu nos últimos 5 (cinco) anos, de antecedentes criminais da Justiça Federal, da Justiça Estadual e (ou) do Distrito Federal, da Justiça Militar Federal, da Justiça Militar Estadual e (ou) do Distrito Federal e da Justiça Eleitoral.
- Apresentar a documentação exigida no presente edital no ato da contratação.
- Cumprir as determinações deste edital, ter sido aprovado neste concurso público e considerado apto nos exames médicos admissionais.
O que faz um Analista de Tecnologia da Informação?
Confira quais são as atividades atribuídas ao cargo de Analista de Tecnologia da Informação:
- Desenvolver e implantar sistemas informatizados, dimensionando requisitos e funcionalidades, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento e codificando aplicativos;
- Administrar ambientes informatizados, prestar suporte técnico ao cliente e elaborar documentação técnica;
- Estabelecer padrões, coordenar projetos e oferecer soluções para ambientes informatizados e pesquisas tecnológicas em informática.
Como serão as provas do Concurso BRB?
O concurso será composto por Provas Objetivas e Discursivas a serem aplicadas no dia 14 de julho de 2024, no turno da tarde e com a duração de 4h30min.
A prova objetiva será composta por 60 questões de múltipla escolha, e as disciplinas que versarão as provas serão:
- Língua Portuguesa (05)
- Raciocínio Lógico e Matemática (03)
- Governança Corporativa e Compliance (03)
- Inovação (03)
- Lei Orgânica do Distrito Federal e Regime Jurídico dos Servidores do Distrito Federal (02)
- Conhecimentos sobre o Distrito Federal e sobre a RIDE (02)
- II Plano Distrital de Política para Mulheres (02)
- Conhecimentos Específicos em Tecnologia da Informação (40)
Será considerado eliminado o candidato que:
- obter pontuação igual a 0 nas questões de Língua Portuguesa;
- obter pontuação menor que 50% nas questões de Conhecimentos Gerais; e
- obter pontuação menor que 50% nas questões de Conhecimentos Específicos.
Ademais, a Prova Discursiva no formato de redação será baseada na proposta apresentada pela banca e relacionada aos conhecimentos constantes do conteúdo programático.
Esta etapa consistirá na elaboração de texto dissertativo-argumentativo, com extensão mínima de 20 linhas e máxima de 30 linhas, e serão avaliados os seguintes aspectos:
- Texto (TX), com pontuação máxima de 2 pontos:
- Serão verificados o atendimento ao tipo textual solicitado, a paragrafação, o respeito às margens e a legibilidade.
- Tema (TM), com pontuação máxima de 2 pontos:
- Será avaliada a abordagem do assunto proposto, considerando todos os tópicos solicitados.
- Coerência (CR), com pontuação máxima de 2 pontos:
- Serão analisadas a fluência na modalidade escrita da língua portuguesa, a clareza e a relação lógica na exposição de ideias.
- Coesão (CS), com pontuação máxima de 2 pontos:
- Será observado o cargo harmônico e diversificado de elementos coesivos, de modo a desenvolver o adequado encadeamento da estrutura textual.
- Erros (ER), com pontuação máxima de 2 pontos:
- Será avaliado o conhecimento na modalidade escrita da língua portuguesa no que se refere aos aspectos morfossintáticos e semânticos do idioma
- Argumentação (AR), com pontuação máxima de 10 pontos:
- Serão analisados aspectos específicos relacionados ao tema, como conhecimento efetivo do assunto e abordagem de todos os tópicos solicitados, com estabelecimento de conexão entre eles, apresentação das informações com consistência de raciocínio e fechamento devidamente embasado da produção textual.
A prova discursiva receberá pontuação máxima igual a 20 pontos, sendo considerado aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 10 pontos.
O prazo de validade do concurso público será de dois anos, contado a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.
Bons estudos e boa prova!!!
Ficha Técnica:
Inscrições: 8/5/2024 até 9/6/2024
Vagas: 200
Data da Prova: 14/7/2024
Confira o Edital: Baixar