Está aberto o edital do concurso Câmara de Cachoeirinha, no estado do Rio Grande do Sul, que oferta vagas para cargos de níveis médio e superior de escolaridade, com salário de até R$ 6.070,13! Se interessa pelo certame? Confira os demais detalhes no decorrer da notícia. 🤩
Prepare-se para Concurso
Como realizar minha inscrição no concurso Câmara de Cachoeirinha-RS?
As inscrições para o certame já estão abertas e podem ser realizadas por meio do site da banca organizadora, Fundatec, até o dia 13 de dezembro de 2023.
Para concluir a inscrição é necessário que o candidato efetue o pagamento de uma taxa no valor referente ao nível de escolaridade do cargo pretendido:
- Nível médio: R$ 90,00
- Nível superior: R$ 130,00
Há a possibilidade de solicitar a isenção da taxa de participação até o dia 17 de novembro de 2023, para o candidato:
- com deficiência física, cuja a renda per capita familiar for igual ou inferior a um salário mínimo e meio mensal, considerando-se como parâmetro o salário mínimo nacional.
Cargos, vagas e remunerações do concurso Câmara de Cachoeirinha-RS
Conforme o edital, ao todo estão sendo ofertadas 02 vagas imediatas e oportunidade para formação de cadastro reserva para cargos de níveis médio e superior de escolaridade. Confira os cargos ofertados, a distribuição das vagas e os salários:
Médio
- Técnico Legislativo (CR)
- R$ 3.516,77
Superior
- Contador (01+CR)
- R$ 6.070,13
- Jornalista (01+CR)
- R$ 6.070,13
A jornada de trabalho para todos os cargos ofertados é de 30 horas semanais. Além do salário base, os candidatos aprovados farão jus aos seguintes benefícios:
- Plano de Saúde;
- Vale refeição; e
- Vale Transporte.
Concurso Câmara de Cachoeirinha-RS: Atribuições
Confira algumas das atividades que os candidatos provados deverão exercer em cada cargo ofertado:
- Técnico Legislativo:
- Acompanhar processos relacionadas com assuntos gerais da repartição, dando informações ao público; auxiliar na execução do serviço de organização de almoxarifado;
- Auxiliar no recrutamento e seleção dos servidores da Câmara Municipal e nos programas de treinamento;
- Auxiliar no serviço de registros de funcionários, carteiras de trabalho e demais documentos necessários;
- Auxiliar o controle da frequência e número de horas trabalhadas para fins de pagamento;
- Auxiliar na estocagem e controle da entrada e saída de materiais bem como na atualização do registro destes;
- Contador:
- Elaborar planos de contas e normas de trabalho de contabilidade;
- Escriturar e/ou orientar a escrituração de livros contábeis de escrituração cronológica ou sistemática;
- Fazer levantamento e organizar demonstrativos contábeis patrimoniais e financeiros;
- Organizar e assinar balancetes e relatórios de natureza contábil ou gerencial;
- Revisar demonstrativos contábeis.
- Jornalista:
- Redigir textos informativos que concorram para o permanente esclarecimento da opinião pública a respeito dos fatos políticos, da atividade parlamentar e das funções institucionais da Câmara Municipal;
- Produzir e/ou compilar elementos necessários para elaboração de reportagens, notícias, artigos, crônicas, comentários e notas e caráter informativo ou interpretativo;
- Realizar e proporcionar entrevistas com vereadores para publicação nos órgãos de imprensa;
- Realizar trabalhos de pesquisa que propiciem conhecimento da opinião pública sobre assuntos momentosos que se situem no âmbito da competência deliberativa da Câmara Municipal;
- Elaborar textos que digam respeito a fatos relacionados com a Presidência, a Mesa, as Sessões Plenárias, as comissões e os vereadores.
Como serão as provas do concurso?
O certame será composto pelas seguintes etapas de seleção:
- Prova Objetiva – de caráter eliminatório e classificatório
- Prova de redação – de caráter eliminatório e classificatório
- Somente para o cargo de Jornalista
Prova Objetiva
Essa etapa deverá ser realizada no dia 14 de janeiro de 2024, onde os candidatos terão o tempo máximo de 04 horas para realizar o exame.
A avaliação será composta por 40 questões de múltipla escolha que serão versadas nas seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa (15)
- Legislação (10)
- Matemática/Raciocínio Lógico (10)
- Conhecimentos Específicos (15)
A prova terá a pontuação máxima de 100 pontos, sendo assim, será considerado aprovado o candidato que obtiver no mínimo 50 pontos.
Prova de redação
Essa fase será composta de uma proposta para elaboração de um texto dissertativo-argumentativo que deverá conter no mínimo 15 e no máximo 30 linhas.
Serão avaliados os seguintes critérios:
- Em relação ao Conteúdo:
- O texto deve abordar integralmente o tema proposto. Avaliar-se-ão a capacidade argumentativa, a criatividade do autor, bem como a originalidade do ponto de vista.
- Em relação à Estrutura:
- Avaliar-se-á a capacidade de o autor do texto elaborar um texto dissertativo, distribuindo o adequadamente nas partes que o compõe. Além disso, deve-se atentar também para a construção dos parágrafos: é esperado que o texto apresente os seguintes elementos:
- introdução adequada ao tema/posicionamento, apresentação da ideia a ser discutida e a tese a ser defendida.
- Avaliar-se-á a capacidade de o autor do texto elaborar um texto dissertativo, distribuindo o adequadamente nas partes que o compõe. Além disso, deve-se atentar também para a construção dos parágrafos: é esperado que o texto apresente os seguintes elementos:
- Em relação à Expressão:
- Avaliar-se-á os seguintes aspectos: adequação vocabular, pontuação, concordância e regência verbal e nominal, ortografia oficial vigente, acentuação gráfica, sintaxe e morfossintaxe.
A redação terá a pontuação máximo de 100 pontos, sendo considerado aprovado o candidato que obter 50 pontos ou mais.
O Concurso Público em pauta tem o prazo de validade de 02 anos, contados da data de emissão do Edital de Homologação dos Resultados Finais, publicado no site da FUNDATEC. O Concurso poderá ser prorrogado por igual período, uma única vez, a critério e responsabilidade da Câmara Municipal.
Bons estudos e boa prova!!!
Ficha Técnica:
Inscrições: 14/11/2023 até 13/12/2023
Vagas: 02+CR
Data da Prova: 14/01/2024
Confira o Edital: Baixar