Olá, concurseiros! Foi divulgado o edital do concurso da Câmara de São José da Barra, localizada no estado de Minas Gerais, que está ofertando 6 vagas imediatas para cargos de níveis médio e superior. As remunerações iniciais podem chegar até R$ 4 mil! Ficou interessado(a)? Venha saber mais!
Prepare-se para Concurso
Como participar do concurso da Câmara de São José da Barra?
Os interessados pelo concurso da Câmara de São José da Barra deverão se inscrever a partir das 9h do dia 2 de dezembro de 2024 até às 16h do dia 3 de janeiro de 2025, através do site da banca organizadora do certame, o IBGP Concursos.
Os valores das taxas de inscrições variam de acordo com o nível de escolaridade do cargo pretendido, sendo R$ 70,00 para cargos de nível médio e R$ 100,00 para cargos de nível superior.
O pagamento do boleto bancário deve ser efetuado até a data limite de 6 de janeiro, caso contrário sua inscrição será dada como indeferida.
Os candidatos poderão solicitar a isenção dessas taxas entre os dias 2 a 4 de dezembro de 2024, desde que se enquadrem em algum dos seguintes requisitos.
- cidadão desempregado;
- membro de família de baixa renda;
- insuficiência econômico-financeira.
Quais cargos, vagas e salários estão sendo ofertados?
A Câmara de São José da Barra está ofertando 6 vagas imediatas para cargos de níveis médio e superior. Confira como essas oportunidades estão sendo distribuídas e suas remunerações:
Cargos de nível médio
- Agente Administrativo (3)
- R$ 2.105,31
- Auxiliar de Serviços Gerais (1)
- R$ 1.684,25
Cargos de nível superior
- Analista de Processo Legislativo (1)
- R$ 3.315,56
- Contador (1)
- R$ 4.842,22
Os candidatos aprovados e admitidos no concurso deverão cumprir uma jornada de trabalho de 40 horas semanais, ou seja, 8 horas diárias.
Quais as funções dos cargos ofertados?
Confira quais são as atribuições dadas aos cargos ofertados pelo certame:
- Agente Administrativo
- Executar atividades de mensageiro; Executar o atendimento aos munícipes, buscando encaminhá-los aos órgãos competentes e respectivos titulares;
- Promoverem a gravação em áudio e vídeo das sessões ordinárias, extraordinárias ou solenes, bem como as sessões das Comissões Permanentes ou Temporárias, executando as atividades afins; Auxiliar nas sessões em geral da Câmara Municipal;
- Recepcionar os materiais entregues pelos fornecedores, conferindo as notas fiscais com os pedidos, verificando quantidades, qualidade e especificações, emitindo-se relatório ao setor competente;
- Separar correspondências, encaminhando-as aos setores competentes, incluindo a expedição de e-mails, intimações, memorandos e ofícios, bem como toda a correspondência em geral que deverá ser catalogada nos padrões técnicos; e outros.
- Auxiliar de Serviços Gerais
- Executar atividades de limpeza e conservação do prédio da Câmara de São José da Barra, varrendo, lavando, encerando, lustrando, tirando pó, limpando vidros, paredes, portas e janelas, recolhendo lixo das dependências e pátios, a fim de mantê-los em ótimas condições de uso;
- Limpar e higienizar as dependências sanitárias repondo o material necessário; Auxiliar nas mudanças de móveis;
- Executar atividades de manutenção e Conservação de jardins, áreas verdes e vasos de plantas ornamentais; e outros.
- Analista de Processo Legislativo
- Elaborar estudos e pesquisas, consultas e trabalhos, com base na legislação pertinente;
- Consultar matérias relativas aos termos das proposições dos Vereadores, para deliberação do Plenário;
- Encaminhar para a Secretaria Geral toda a matéria para ser expedida ou por determinação da Presidência;
- Participar da elaboração de normas ou regulamentos que envolvam matéria ligada à atividade do Poder Legislativo;
- Elaborar exposições de motivos de cunho legislativo e administrativo;
- Realizar trabalhos de redação e digitação de natureza variada que exijam correção de linguagem e perfeição técnica, tais como ofícios, memorandos, cartas, ordens de serviços, certidões, circulares, instruções, contratos, avisos, termos de homologação, comunicados, convocações, editais, pareceres, proposições legislativas (projetos de leis, resolução, decreto legislativo, substitutivo, emendas, requerimentos, indicações, moções, etc.), autógrafos, e outros expedientes: preparar e revisar a correspondência oficial; e outros.
- Contador
- Classificar preparar registros contábeis, conforme documentação recebida, para posterior processamento;
- Controlar o Livro Razão;
- Orientar serviços de arquivamento ativo e inativo;
- Executar e orientar a elaboração de balancetes mensais, analíticos e sintéticos, mediante o
- processamento da contabilização e estudar e promover a atualização do Plano de Contas da Câmara Municipal, conforme legislação vigente;
- Elaborar relatórios periódicos, para fornecimento de subsídios à decisão de superiores hierárquicos; e outros.
Requisitos para a investidura dos cargos
De acordo com o edital, esses são os requisitos básicos exigidos para a nomeação e posse dos cargos ofertados:
- Ter sido classificado no Concurso Público, na forma prevista neste Edital, anexos e eventuais retificações;
- Ser brasileiro nato ou naturalizado, OU, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto de Igualdade entre Brasileiros e Portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, na forma do disposto do § 1º art. 12 da Constituição Federal/88, combinado com o Decreto Federal nº 70.436, 18 de abril de 1972;
- Estar em gozo dos direitos políticos;
- Estar quite com as obrigações eleitorais;
- Estar em dia com as obrigações militares, para os candidatos do sexo masculino;
- Ter idade mínima de 18(dezoito) anos completos, no ato da nomeação;
- For julgado apto física e mentalmente para o exercício do cargo, por prévia inspeção médica oficial e à equipe Multiprofissional em caso de Pessoas com Deficiência (PcD);
- Ter os documentos comprobatórios de escolaridade mínima/ requisitos constantes Anexo I deste Edital;
- Não ser aposentado por invalidez e nem estar com idade de aposentadoria compulsória, ou seja, 75(setenta e cinco) anos;
- Não receber proventos de aposentadoria decorrentes do art. 40 ou dos arts. 42 e 142 da Constituição Federal de 1988, com a remuneração de cargo, emprego ou função pública, ressalvados os cargos acumuláveis na forma da respectiva Constituição, os cargos eletivos e os cargos em comissão declarados em lei de livre nomeação e exoneração;
- Não acumular remuneração de cargos públicos, ressalvados os cargos acumuláveis na forma da Constituição Federal de 1988.
Como os candidatos do concurso da Câmara de São José da Barra serão avaliados?
Os candidatos do concurso da Câmara de São José da Barra serão avaliados por meio das seguintes etapas de seleção: prova objetiva (para todos os cargos) e prova de títulos (para os cargos de nível superior).
Vamos conferir com mais detalhes?
Prova Objetiva
A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, será aplicada na data provável de 2 de fevereiro de 2025, com início previsto para às 9h15min e duração máxima de 3 horas.
A avaliação será composta de 30 ou 40 questões de múltipla escolha que serão versadas sobre as seguintes disciplinas:
- Médio
- Português: 10 questões
- Raciocínio Lógico: 5 questões
- Noções de Informática: 5 questões
- Legislação: 5 questões
- Conhecimentos Específicos: 5 questões
- Superior
- Português: 10 questões
- Raciocínio Lógico: 10 questões
- Noções de Informática: 5 questões
- Conhecimentos Gerais: 5 questões
- Legislação: 5 questões
- Conhecimentos Específicos: 5 questões
A prova objetiva terá valor total de 100 pontos e, para ser aprovado, o candidato deve obter, no mínimo, 60% de aproveitamento do total de pontos.
Prova de Títulos
A prova de títulos, de caráter classificatório, é exclusiva para os cargos de nível superior.
O envio dos títulos deverá ser feito através do site da banca organizadora do certame, em datas que ainda serão divulgadas.
Confira quais certificados serão avaliados:
- Pós-graduação Lato Sensu: 1,0 ponto
- Mestrado: 1,5 pontos
- Doutorado: 2,5 pontos
Boa prova e bons estudos!
Ficha Técnica:
Inscrições: 02/12/2024 até 03/01/2025
Vagas: 6
Data da Prova: 02/02/2025
Confira o Edital: Baixar