Ótimas notícias, concurseiros! Foi divulgado a realização de de novas edições do Concurso Nacional Unificado para o ano de 2025, sendo um destinado à seleção de docentes! Se interessou? Venha saber todos os detalhes.
Prepare-se para Concurso
Vai ter Concurso Nacional Unificado para docentes em 2025?
Cada vez mais, o Enem dos professores está se tornando uma realidade!
Segundo o secretário executivo do MEC, Leonardo Barchini, a contratação de professores no nosso país é uma grande preocupação, principalmente se formos levar em conta o número alarmante de professores temporários.
O objetivo principal será ajudar, sobretudo, os municípios de pequeno porte que enfrentam dificuldades ao buscar profissionais capacitados.
Confira:
“A ideia é que o ministério forneça as ferramentas para uma boa avaliação e que estados e municípios utilizem essa ferramenta da melhor maneira possível. Especialmente em municípios pequenos há uma dificuldade muito grande em organizar uma prova e organizar concursos”, declarou.
Ainda de acordo com o secretário, os governos dos estados e dos municípios terão a liberdade de decidir qual será o melhor uso para a avaliação que será criada pelo Ministério da Educação (MEC) e poderão até mesmo continuar realizando seus próprios concursos.
“Há um incentivo muito grande que é a organização da prova, que não é algo simples. A gente vai economizar muitos recursos de estados e municípios que gastam bastante fazendo concurso. Então, diria que o maior incentivo que o estado e município poderia ter, além de uma boa seleção e a garantia de uma boa prova, realizada pelo Ministério, é essa questão de poder aderir gratuitamente e de poder economizar recursos para utilizar em outras fontes”, disse Leonardo Barchini.
O secretário ainda garantiu que a realização do Concurso Nacional Unificado para professores já está equacionada e que possuem recursos suficientes no Ministério para conseguir conduzir.
Além disso, o ministro já confirmou que concurso seguirá o formato do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mas para a contratação de professores nas escolas.
Concurso Nacional Unificado terá estrutura confirmada em novembro
Ainda não foram divulgadas as informações sobre o formato da prova, o número de vagas e as áreas contempladas no Concurso Nacional Unificado.
Também não foi esclarecido se a seleção seguirá o estilo do CNU 2024, onde o candidato podia concorrer a diversas vagas e cargos realizando apenas uma inscrição.
Todos esses detalhes do Concurso Nacional Unificado serão divulgados neste mês de novembro, em ações que buscam valorizar os professores brasileiros da Educação Básica.
Uma das medidas inclui um auxílio financeiro denominado Pé-de-Meia destinado a estudantes que optem por cursar licenciaturas, com o objetivo de apoiá-los em sua jornada universitária rumo à carreira docente.
De acordo com o ministro Camilo Santana, as ações estavam programadas para outubro, no dia dos professores, porém foram adiadas por problemas do ponto de vista orçamentário.
“Em relação ao Enem dos professores nós gostaríamos de agora, no dia 15 de outubro, ter apresentado o conjunto de ações de valorização do magistério dos professores brasileiros da Educação Básica. E aí houve alguns problemas do ponto de vista orçamentário e precisava mexer. Mas nós estamos fechando isso e vamos apresentar. Queríamos agora ainda em outubro, mas agora em novembro o presidente deverá lançar”, afirmou Camilo Santana.
Novo Concurso Nacional Unificado está sendo planejado para 2025
Além do Concurso Nacional Unificado para professores, a segunda edição do CNU está em fase de planejamento e existe a possibilidade de que os detalhes sejam definidos até dezembro deste ano.
Cristina Kiomi Mori, secretária executiva do Ministério da Gestão e Inovação (MGI), demonstrou interesse em continuar a parceria estabelecida em 2024 durante sua comunicação com Mário Luiz Sarubbo, secretário nacional de Segurança Pública.
A Segurança Pública deve, portanto, colaborar nas etapas anteriores à divulgação do edital, incluindo a seleção da empresa encarregada pela organização do concurso.
Além disso, o MGI expressa o desejo de contar com a participação dos órgãos de Segurança Pública na elaboração do projeto básico da segunda edição.
“Neste sentido, encaminhamos este ofício com o objetivo de solicitar que seja dada continuidade a essa parceria bem sucedida, desta vez inclusive na etapa de elaboração do Termo de Referência, a fim de estabelecer regras de segurança que deverão ser adotadas para a contratação da empresa que será a responsável pela aplicação do CPNU em 2025, bem como para a consecução dos convênios e termos de execução descentralizada que precisarão ser celebrados, a fim de renovar e aprimorar a rede de órgãos que viabilizará a realização da próxima edição desse Concurso”, comunicou o MGI.
Quais órgãos podem aderir ao novo concurso CNU?
Confira quais órgãos podem aderir a segunda edição do concurso CNU:
- Ministério da Previdência Social (MPS): 175 vagas;
- Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj): 20 vagas;
- Biblioteca Nacional: 14 vagas;
- Casa de Rui Barbosa: 10 vagas; e
- Comando da Marinha: 1 vaga.
É importante mencionar que o governo está estudando a possibilidade de autorizar mais de 1.704 vagas em concursos até o final deste ano. Além disso, esses órgãos têm a opção de aderir ao novo CNU.
Quais órgãos não irão aderir ao novo concurso CNU?
Confira a lista de órgãos que provavelmente não irão aderir ao Concurso Nacional Unificado 2025:
- Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama)
- Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)
- Agência Nacional de Mineração (ANM)
- Superintendência de Seguros Privados (Susep)
- Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN)
- Agência Espacial Brasileira (AEB)
Foi iniciado o processo de contratação da banca organizadora do novo concurso CNU
O concurso CNU nos trás cada vez mais novidades! Foi iniciado o processo de contratação da banca organizadora do certame.
“O objetivo do pleito é estabelecer regras de segurança que deverão ser adotadas para a contratação da empresa que será a responsável pela aplicação do CPNU em 2025, bem como, para a consecução dos convênios e termos de execução descentralizada que precisarão ser celebrados, a fim de renovar e aprimorar a rede de órgãos que viabilizará a realização da próxima edição do concurso“, consta no despacho.
O diretor de Operações Integradas e de Inteligência, Rodney da Silva, encaminhou uma solicitação por despacho visando obter apoio para viabilizar o processo.
Concurso Nacional Unificado: Candidatos eliminados por confusão no gabarito são reintegrados
Foi exigido pelo Ministério Público Federal, por meio de uma liminar, que a União e a Fundação Cesgranrio reintegrem os candidatos eliminados por confusão no gabarito do CNU.
O documento em questão concede, em caráter de urgência, a suspensão da eliminação dos candidatos que não cumpriram uma das exigências estabelecidas no item 9, letra “f”, do edital.
Esse item especifica que a eliminação de um candidato no processo seletivo ocorre quando ele descumpre, de forma cumulativa, as seguintes condições:
- não identificar o número do gabarito;
- não transcrever a frase presente na capa do Caderno de Questões.
Em sua defesa, a União argumentou que o edital prevê a eliminação sumária do candidato que não seguir as instruções indicadas nas capas das provas, como a transcrição correta do número do gabarito e da frase no Cartão-Resposta ou na Página de Dissertativa.
Contudo, o Ministério Público Federal (MPF) considerou a argumentação da União como “quase má-fé”, destacando que o processo seletivo não deve ser tratado de forma arbitrária. A Fundação Cesgranrio, responsável pela organização do concurso, não se manifestou sobre o caso.
Dessa forma, a União e a Fundação Cesgranrio devem republicar o resultado do certame em até dez dias, considerando que as diretrizes de segurança descritas no item 9, letra “f”, do edital tenham sido corretamente aplicadas, sob risco de suspensão do processo seletivo.
Vale recordar que, no dia 11 de outubro, a Fundação Cesgranrio revisou os critérios de eliminação, baseando-os no item 8.12.1 do edital, que estipula que o candidato deve indicar o tipo de prova na capa do Cartão-Resposta, sob pena de eliminação.
Resultado do Concurso Nacional Unificado sai em novembro
O concurso CNU já está em sua reta final, isso porque o resultado final está bem próximo de ser divulgado!
De acordo com o cronograma do edital, o resultado final deve ser no dia 21 de novembro de 2024, mas os candidatos ainda precisam se atentar as outras datas do certame.
É importante ressaltar que a divulgação da avaliação preliminar dos Títulos ocorreu em 4 de novembro, através do site oficial do concurso. Assim, os candidatos tiveram a oportunidade de interpor recursos entre os dias 4 e 5 de novembro.
O resultado provisório da etapa de heteroidentificação para os candidatos que declararam ser de ascendência negra, assim como da avaliação biopsicossocial para pessoas com deficiência, foi anunciado em 13 de novembro.
Hoje, dia 19 de novembro, será divulgado o resultado da prova de títulos do concurso CNU. De acordo com o MGI, os aprovados devem ser convocados para o curso de formação em janeiro de 2025.
Confira o cronograma:
Se interessou? Não perca nossas notícias!