Foi divulgado o Edital do Concurso CREFONO 4ª Região (Conselho Regional de Fonoaudiologia, que abrange a região de Recife, no estado de Pernambuco, e Salvador, na Bahia). O certame oferece 120 vagas ao todo, para candidatos de níveis Médio e Superior, com iniciais que chegam a R$ 4,8 mil. Confira os detalhes ao decorrer do texto.
AS PROVAS FORAM ADIADAS
Inscrições do Concurso CREFONO 4ª Região
As inscrições devem ser realizadas através do site da banca organizadora Instituto Quadrix, até o dia 15 de dezembro de 2020. Para efetuara inscrição é necessário pagar uma taxa com valor referente ao nível do cargo desejado.
- Nível Médio: R$ 46,00
- Nível Superior: R$ 53,00
Haverá isenção do pagamento da taxa de inscrição para o candidato que atender um dos seguintes critérios:
- estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), de que trata o Decreto nº 6.135/2007 e for membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto nº 6.135/2007; ou
- for doador de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde, nos termos da Lei nº 13.656/2018.
A solicitação deve ser feita até às 18 horas do dia 21 de agosto de 2020.
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Cargos, vagas e salários do Concurso CREFONO 4
São ofertadas 120 vagas ao todo, sendo 04 vagas imediatas e o restante destinado a formação de cadastro reserva, para candidatos de níveis Médio e Superior, com salário de R$ 1.893,60 a R$ 4.882,47 mais os benefícios. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais. Abaixo estão a quantidade de oportunidades imediatas, remunerações e a cidade de lotação do candidato a aprovado.
Nível Médio
- Assistente Administrativo – 01 vaga (Salvador/BA): R$ 1.893,60 + benefícios
- Assistente Administrativo – 01 vaga (Recife/PE): R$ 1.893,60 + benefícios
Nível Superior
- Fonoaudiólogo Fiscal – 01 vaga (Salvador/BA): R$ 4.882,47 + benefícios
- Fonoaudiólogo Fiscal – 01 vaga (Recife/PE): R$ 4.882,47 + benefícios
Benefícios:
- Vale Alimentação, no valor de R$ 747,34 (setecentos e quarenta e sete reais e trinta e quatro centavos) por mês;
- Plano de Saúde (Médico, Hospitalar e Odontológico) com coparticipação de acordo com a utilização;
- Plano de Cargos e Salários; e
- Vale transporte, conforme legislação.
Quais são os requisitos básicos para a investidura nos cargos do Concurso CREFONO 4ª Região?
Saiba quais são as exigências para que o candidato tome posse dos cargos ofertados:
- Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, em caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento de gozo de direitos políticos, nos termos do parágrafo 1º, artigo 12, da Constituição da República Federativa do Brasil;
- Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos, na data da contratação;
- Apresentar, quando da convocação, os documentos comprobatórios dos requisitos exigidos para o exercício do cargo, constante do Anexo I do Edital, bem como outros documentos que se fizerem necessários à época da contratação;
- Estar em dia com as obrigações eleitorais e em pleno gozo dos direitos políticos;
- Apresentar certificado de reservista ou de dispensa de incorporação, em caso de candidato do sexo masculino;
- Apresentar declaração de que não acumula cargo ou função pública, ou proventos de inatividade, ressalvadas as possibilidades de acumulação lícita previstas no inciso XVI do artigo 37 da Constituição Federal;
- Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições correspondentes ao cargo;
- Não estar cumprindo sanção por inidoneidade, aplicada por qualquer órgão público ou entidade das esferas federal, estadual, municipal ou do Distrito Federal.
Como serão as provas do Concurso CREFONO 4ª Região?
O certame será composto pelas seguintes etapas:
- Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório (para todos os cargos); e
- Prova de Títulos, de caráter classificatório (para os cargos de nível Superior).
Prova Objetiva
A Prova Objetiva está prevista para ser realizada no dia 14 de março de 2021, tendo duração de 03h30 e contará com 120 questões de múltipla escolha, sendo 40 questões de Conhecimentos Básico, 30 questões de Conhecimentos Complementares e 50 questões de Conhecimentos Específicos. O valor total da prova será de 100,0 pontos.
Para os candidatos inscritos no cargo de nível médio, será aprovado na prova objetiva o candidato que, cumulativamente:
- obtiver nota igual ou superior a 16,00 pontos na área de Conhecimentos Básicos;
- obtiver nota igual ou superior a 10,00 pontos na área de Conhecimentos Complementares; e
- obtiver nota igual ou superior a 17,00 pontos na área de Conhecimentos Específicos.
Para os candidatos inscritos no cargo de nível superior, será aprovado na prova objetiva o candidato que, cumulativamente:
- obtiver nota igual ou superior a 16,00 pontos na área de Conhecimentos Básicos;
- obtiver nota igual ou superior a 10,00 pontos na área de Conhecimentos Complementares;
- obtiver nota igual ou superior a 17,00 pontos na área de Conhecimentos Específicos.
Prova de Títulos
A avaliação de Títulos, de caráter unicamente classificatório, valerá no máximo 10,00 pontos, ainda que a soma dos valores dos títulos e comprovantes seja superior a este valor.
As atribuições de pontos se darão da seguinte forma:
O que faz um Assistente Administrativo do CREFONO?
Saiba quais são as atribuições do cargo:
Atender o público em geral. Atender ligações telefônicas direcionando para área solicitada. Registrar, em ocorrências, as ligações recebidas. Receber, abrir, registrar em protocolo e encaminhar correspondências e diversos documentos aos setores devidos. Protocolar entrada e saída de documentos. Arquivar documentos diversos (avisos de recebimento – AR, e-mails, identificação papiloscópica, certificados e ofícios). Fazer a triagem dos e-mails recebidos através do site oficial, “Fono 24 h”, para os setores devidos. Abrir e organizar, no sistema informatizado, os processos dos profissionais requerentes de inscrição no CREFONO 4. Operar aparelho de fax e máquinas reprográficas. Auxiliar a Assessoria de Comunicação separando e enviando materiais de divulgação para os profissionais (folder, panfletos, camisas, banners etc.). Assessorar a Coordenação Administrativa nas diversas ações organizacionais (controle de estoque; elaboração de relatórios, atas, pautas, ofícios, correspondências e digitação de documentos em geral; conservação e manutenção física e de equipamentos; apoio logístico nas campanhas; controle do arquivamento de documentação e processos, examinando os procedimentos e o cumprimento aos padrões estabelecidos). Estar disponível para convocação de membro das Comissões de Licitação e/ou Patrimônio. Executar serviços externos em cartórios, correios, órgãos públicos, bancos, entre outros. Auxiliar a Coordenação, o encarregado de Registro, o encarregado Financeiro ou o setor de fiscalização, conforme for designado pela Coordenadora Administrativa. Responsabilidade especifica por Departamento: a) Financeiro: Emitir boletos bancários. Elaborar e digitalizar o processo econômico mensal. Atender os Fonoaudiólogos na negociação de débitos. Executar rotinas administrativas, como arquivamento, controle de notas fiscais, recibos etc. Realizar serviços externos (saques e depósitos bancários, compras em geral). Calcular e emitir boletos dos impostos. Fazer cotações de preço em conformidade com a legislação. Controlar o inventário físico, mantendo as informações atualizadas. Estar disponível para convocação de membro das Comissões de Licitação e/ou Patrimônio. Controlar o arquivo de documentos da área, organizando e dispondo documentação em pastas específicas. b) Registro: Atender ao público prestando informações sobre os procedimentos para inscrição de pessoa física e jurídica. Conferir os documentos recebidos de pessoa física e jurídica. Encaminhar ofícios e circulares informativos. Organizar os documentos para envio aos correios, cumprindo com os procedimentos adequados. Preparar declarações e certidões de pessoa física e jurídica e enviar quando for o caso. Emitir as cédulas de identidade e carteira profissional de pessoa física e certificados de pessoa jurídica. Consultar os outros Conselhos Regionais de Fonoaudiologia sobre assuntos inerentes ao setor. Emitir correspondências e e-mails informativos referentes aos documentos finalizados. Realizar levantamento de dados, quando solicitado pela Coordenação. Estar disponível para convocação de membro das Comissões de Licitação e/ou Patrimônio. Controlar o arquivo de documentos da área, organizando e dispondo documentação em pastas específicas. c) Fiscalização: Atender ao público prestando informações sobre os assuntos referentes ao setor fiscalização. Encaminhar ofícios e circulares informativos. Organizar os documentos para envio aos correios, cumprindo com os procedimentos adequados. Consultar os outros Conselhos Regionais de Fonoaudiologia sobre assuntos inerentes ao setor. Emitir correspondências e e-mails informativos, juntar AR’s e documentos diversos referentes aos processos administrativos (PAFs ou POFs) e denúncias. Realizar levantamento de dados, quando solicitado pela Comissão de Orientação e Fiscalização. Controlar o arquivo de documentos da área, organizando e dispondo documentação em pastas específicas. Estar disponível para convocação de membro das Comissões de Licitação e/ou Patrimônio. Lançar e acompanhar prazos dos documentos fiscais. Protocolar documento recebido e enviado pela COF. Lançar as deliberações em pautas de reuniões da COF na sede. Pesquisar normas, portarias e demais legislações deliberadas pela COF, pela internet, salvando no sistema.
O que faz um Fonoaudiólogo Fiscal do CREFONO?
Saiba quais são as atribuições do cargo:
Orientar e fiscalizar os fonoaudiólogos inscritos e os não inscritos (pessoa física e jurídica) priorizando denúncias e situações de maior irregularidade. Atender e orientar Fonoaudiólogos sobre a legislação e atos normativos pertinentes à área de Fonoaudiologia, bem como abertura de clínicas e consultórios. Lavrar documentos fiscais, elaborar relatórios de fiscalizações realizadas e acompanhar o prazo de atendimento as notificações emitidas. Atuar em parceria com a Assessoria Jurídica, solicitando informações sobre os aspectos técnicos e legais especializados, discutindo situações e analisando processos, documentos e procedimentos, visando promover a integração interna e garantir a exatidão dos serviços. Averiguar irregularidades, confirmar e encaminhar as denúncias aos Conselhos Federais e Regionais das áreas envolvidas, Vigilância Sanitária, Agência Nacional de Saúde Suplementar, Ministério Público e demais órgãos competentes. Contatar prefeituras, associações e outras entidades, com o objetivo de pesquisar a existência de empresas não cadastradas no CREFONO 4, bem como checar os casos de empresas que se encontram em lugar indevido. Pesquisar as ações do Executivo e Legislativo Estadual e Municipal, a fim de verificar projetos de leis e programas de governo que possam influenciar o exercício do profissional de Fonoaudiologia. Organizar e participar de reuniões com a Presidência e membros da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF). Atender as deliberações da Diretoria e das Comissões do CREFONO 4 e as solicitações do CFFa. Participar de reuniões com a categoria e/ou representantes setoriais. Participar de reuniões interconselhos de COF e contribuir na elaboração de normas relativas ao exercício profissional e questões éticas. Controlar e manter o arquivo de documentos e o banco de dados da área atualizados. Organizar os processos fiscais, de acordo com o disposto no Manual de Orientação e Fiscalização.
Conteúdo Programático
CONHECIMENTOS BÁSICOS
- LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7 Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República). 7.1 Aspectos gerais da redação oficial. 7.2 Finalidade dos expedientes oficiais. 7.3 Adequação da linguagem ao tipo de documento. 7.4 Adequação do formato do texto ao gênero.
- NOÇÕES DE INFORMÁTICA: 1 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática: tipos de computadores, conceitos de hardware e de software, instalação de periféricos. 2 Edição de textos, planilhas e apresentações (ambiente Microsoft Office, versões 2010, 2013 e 365). 3 Noções de sistema operacional (ambiente Windows, versões 7, 8 e 10). 4 Redes de computadores: conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet. 5 Programas de navegação: Mozilla Firefox e Google Chrome. 6 Programa de correio eletrônico: MS Outlook. 7 Sítios de busca e pesquisa na Internet. 8 Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 9 Segurança da informação: procedimentos de segurança. 10 Noções de vírus, worms e pragas virtuais. 11 Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, antispyware etc.). 12 Procedimentos de backup.
- RACIOCÍNIO LÓGICO E MATEMÁTICO: 1 Operações, propriedades e aplicações (soma, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação). 2 Princípios de contagem e probabilidade. 3 Arranjos e permutações. 4 Combinações. 5 Conjuntos numéricos (números naturais, inteiros, racionais e reais) e operações com conjuntos. 6 Razões e proporções (grandezas diretamente proporcionais, grandezas inversamente proporcionais, porcentagem, regras de três simples e compostas). 7 Equações e inequações. 8 Sistemas de medidas. 9 Volumes. 10 Compreensão de estruturas lógicas. 11 Lógica de argumentação (analogias, inferências, deduções e conclusões). 12 Diagramas lógicos.
- ATUALIDADES: 1 Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como recursos hídricos, segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia.
CONHECIMENTOS COMPLEMENTARES
- LEGISLAÇÃO E ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: 1 Ética e função pública. 2 Ética no setor público. 3 Lei nº 8.429/1992 e suas alterações. 4 Lei nº 9.784/1999 e suas alterações (Processo administrativo). 5 Acesso à Informação: Lei nº 12.527/2011 e Decreto nº 7.724/2012.
- NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL: 1 Constituição. 1.1 Conceito, classificações, princípios fundamentais. 2 Direitos e garantias fundamentais. 2.1 Direitos e deveres individuais e coletivos, direitos sociais, nacionalidade, cidadania, direitos políticos. 3 Administração Pública. 3.1 Disposições gerais, servidores públicos.
Conferiu todo o texto? Deseja fazer o certame? Então comece a se preparar com as Apostilas Solução e tenha um resultado positivo! Bons estudos e boa prova!!!
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Ficha Técnica:
Inscrições: até o dia 15/12/2020
Vagas: 120
Data da Prova: 14/03/2021
Confira o Edital: Baixar