Foi publicado o edital do concurso FMIJ de Campos dos Goytacazes, no estado do Rio de Janeiro, com a oferta de 288 vagas, entre elas imediatas e oportunidade para formação de cadastro reserva para o cargo de Educador Social, de nível médio de escolaridade. Ficou interessado(a)? Venha conferir os demais detalhes no decorrer da notícia. 🤩
Como serão as inscrições do concurso FMIJ de Campos dos Goytacazes-RJ?
A partir do dia das 16h00min do dia 1º de setembro de 2023 até às 16h00min do dia 28 de setembro de 2023, os interessados em participar do certame poderão realizar as inscrições através do site da banca organizadora, Instituto Consulplan.
Portanto, para homologar a inscrição é necessário que o candidato efetue o pagamento de uma taxa no valor de R$ 85,00.
Haverá a possibilidade de solicitar a isenção da taxa de participação entre os dias 01 e 05 de setembro de 2023, o candidato:
- doador de sangue registrado no Hemocentro do Hospital Ferreira Machado de Campos dos Goytacazes/RJ (Leis Municipais nº 7.112/2001 e 8.772/2017);
- doadora de leite materno (Lei Municipal nº. 9.220/2022);
- que esteja prestando serviço voluntário (Lei Municipal nº. 9.231/2022).
Concurso FMIJ de Campos dos Goytacazes-RJ: Cargo, vagas e remuneração
Segundo o edital, ao todo estão sendo ofertadas 288, vagas, sendo 96 vagas imediatas e 192 oportunidades para formação de cadastro reserva para o cargo de Educador Social na Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ), de nível médio de escolaridade.
A jornada de trabalho é de 44 horas semanais para uma remuneração no valor de R$ 1.769,88. Além disso, haverá vale transporte e demais benefícios regulamentados no estatuto do servidor.
Quais são os requisitos para participar do concurso FMIJ de Campos dos Goytacazes-RJ?
Para que o candidato tome posse do cargo no concurso FMIJ de Campos dos Goytacazes-RJ deve-se cumprir os seguintes requisitos:
- Ser brasileiro nato ou naturalizado ou cidadão português que tenha adquirido a igualdade de direitos e obrigações civis e gozo dos direitos políticos (Decreto nº 70.436, de 18/04/1972, Constituição Federal – § 1º art. 12 de 05/10/1988 e Emenda Constitucional nº 19, de 04/06/1998 – art. 3º).
- Ter, na data da posse, 18 anos completos.
- Estar em dia com as obrigações resultantes da legislação eleitoral e, se do sexo masculino, do Serviço Militar.
- Estar em pleno gozo de seus direitos civis e políticos.
- Possuir aptidão física e mental no ato da posse.
- Possuir e comprovar o pré-requisito para o cargo, à época da posse.
- Conhecer e estar de acordo com as exigências contidas neste Edital.
- A comprovação da escolaridade mínima exigida será feita por meio de diploma registrado e legalmente reconhecido, expedido por instituição de ensino credenciada no MEC.
- Caso o candidato ainda não esteja de posse do diploma correspondente à sua formação ou graduação/habilitação, este documento poderá ser substituído provisoriamente por certidão de conclusão de curso, expedida, no máximo 90 dias, acompanhada de histórico escolar emitido por instituição de ensino credenciada.
- O candidato que, na data da posse, não reunir os requisitos enumerados no item 2.1 deste Edital, ou que por qualquer razão não puder comprová-los, perderá o direito à investidura no cargo para o qual concorre.
- É vedada a acumulação de cargos públicos, exceto quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso, o inciso XI do art. 37 da Constituição Federal.
O que faz um Educador Social?
Saiba as atividades que um Educador Social deve exercer no exercício do cargo:
- Cuidar para que as crianças e os adolescentes tenham suas necessidades básicas (fisiológicas e afetivas) satisfeitas, auxiliando, inclusive na realização das tarefas da vida diária e escolar;
- Realizar e/ou auxiliar nos cuidados básicos com alimentação, hábitos de higiene e proteção, estimulando a constituição de hábitos saudáveis;
- Promover uma relação afetiva personalizada e individualizada com cada criança e/ou adolescente, acompanhando as atividades rotineiras de vida autônoma destes;
- Atuar como intermediador, segundo as orientações da equipe técnica, entre a criança e/ou adolescente cuidado, a família e a equipe escolar;
- Acompanhar, quando necessário, as crianças e adolescentes, aos serviços de saúde, educacionais e outros serviços requeridos no cotidiano, visando o melhor atendimento ao assistido pela unidade;
- Acompanhar adolescentes no processo de recambiamento para sua cidade de origem;
Como serão as provas do concurso FMIJ de Campos dos Goytacazes-RJ?
Os candidatos serão avaliados por meio das seguintes etapas de seleção:
- Prova Objetiva – de caráter eliminatório e classificatório;
- Avaliação de Títulos – de caráter classificatório;
- Investigação Social – de caráter eliminatório
Prova Objetiva
Essa etapa deverá ser realizada no dia 22 de outubro de 2023, deverá composta por 40 questões de múltipla escolha e terá a duração máxima de 03 horas.
A avaliação será versada nas seguintes disciplinas:
- Conhecimentos Gerais
- Língua Portuguesa (10)
- Legislação Básica (10)
- Conhecimentos específicos (20)
A prova terá a pontuação máxima de 60 pontos, portanto, será considerado aprovado o candidato que obtiver no mínimo 50% de aproveitamento dos pontos.
Avaliação de Títulos
Confira na tabela abaixo os títulos que serão aceitos para a avaliação: 👇
Investigação Social
Essa fase tem como objetivo verificar a conduta irrepreensível e a idoneidade moral necessária ao exercício do cargo e os candidatos.
Dessa forma, no final da investigação, o candidato será considerado “indicado” ou “contraindicado“.
A validade deste Concurso Público é de 2 anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, sendo que todas as vagas ofertadas serão preenchidas durante o prazo de validade descrito.
Bons estudos e boa prova!!!
Ficha Técnica:
Inscrições: 01/09/2023 até 28/09/2023
Vagas: 96+192CR
Data da Prova: 22/10/2023
Confira o Edital: Baixar