Atenção, concurseiros! O edital do concurso Guarda de Goiânia foi oficialmente autorizado e o certame já conta com a comissão organizadora formada. A previsão é que o edital seja publicado ainda este ano! Se interessa pelo certame? Fique e confira os demais detalhes no decorrer da notícia. 🤩
Vai ter concurso Guarda de Goiânia em 2024?
Mais um grande passo rumo a realização do novo concurso Guarda de Goiânia!
Na última terça-feira, 10 de setembro, o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, assinou um despacho autorizando a realização do concurso público para a Guarda Municipal de Goiânia.
Vale ressaltar que a comissão organizadora já foi instituída e foram designados 21 servidores, representantes da Secretaria Municipal de Administração, Procuradoria-Geral do Município, Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia, Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Goiânia e Associação dos Servidores da Guarda Municipal de Goiânia.
A comissão organizadora será responsável pelos preparativos do certame, como a elaboração do edital e a contratação da banca organizadora.
Uma instituição será escolhida para realizar e aplicar as provas aos candidatos, e a Prefeitura informou que a escolha da banca organizadora irá considerar critérios como menor custo e compatibilidade com as exigências específicas do concurso.
Com a assinatura do despacho, a expectativa é de que o edital do concurso seja publicado em breve.
Somente após a contratação da banca organizadora, o concurso será oficialmente aberto. Até o momento, ainda não há uma data definida para a publicação do edital ou o início das inscrições.
Comissão organizadora
Secretaria Municipal de Administração
- Presidente: Graziella Flávia Pereira Pires Neiva;
- Secretária: Dalila Pereira de Freitas Aires;
- Comissão Técnica: Daniela dos Santos Anjo;
- Comissão Técnica: Elaine Cristina dos Reis Medeiros;
- Comissão Técnica: Mirella Coelho Mendonça de Castilho;
Procuradoria-Geral do Município
- Guilherme Sanini Schuster.
Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia
- Cássio Valente Pires;
Comissão Auxiliar
- Cleusa Vitória Barbosa Bitencurt;
- Elaine Valéria de Jesus;
- Estela Maris Marques Garcez;
- Márcia Rodrigues Teodoro Santos;
- Maria Sandra de Almeida;
- Ronaldo Machado Pereira;
- Sadmar Costa Mendes;
- Sandra Peixoto Guimarães Nogueira;
- Sebastiana de Andrade Arrais;
- Waldete Teles Camargo.
Agência da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia
- Samuel Pequeno Lemos;
- Cidicley Santana.
Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Goiânia
- Rayone Peres Azevedo.
Associação dos Servidores da Guarda Municipal de Goiânia
- Makes Paulo Marques.
Quantas vagas serão ofertadas?
A Prefeitura de Goiânia autorizou oficialmente a realização de um novo concurso para o cargo de Guarda Civil Metropolitano de 3ª Classe (GCM 3ª Classe). Ao todo, serão ofertadas 700 vagas, das quais 100 são destinadas à contratação imediata e 600 para a formação de cadastro reserva.
Segundo o comandante, Wellington Paranhos, a carreira exigirá nível superior de escolaridade, CNH “AB” e salários de R$ 3.700,00.
Quanto ganha um servidor da Guarda Municipal de Goiânia?
A carreira de Guarda Civil de Goiânia (Metropolitana) é constituída de 5 categorias hierárquicas, sendo a Guarda Civil Metropolitano Inspetor, no quantitativo mínimo de 5% do efetivo e Guarda Civil Metropolitano Subinspetor, no quantitativo mínimo de 10% do efetivo.
Por fim, os três últimos na hierarquia são o Guarda Civil Metropolitano Primeira Classe: GCM 1ª Classe; Segunda Classe: GCM 2ª Classe; e Terceira Classe: GCM 3ª Classe
Confira, de acordo com o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos servidores da Guarda Municipal, o salário inicial de um Guarda Civil Metropolitano:
Além do vencimento base, os servidores farão jus aos benefícios de auxílio alimentação e gratificação por desempenho da função.
Quais são os requisitos para ingressar na Guarda de Goiânia?
Para tomar posse do cargo é necessário ficar atento às seguintes exigências:
- Nacionalidade brasileira;
- Gozo de direitos políticos;
- Quitação com as obrigações militares e eleitorais;
- Possuir certificado ou diploma de conclusão de Ensino Superior;
- Idade mínima de 18 e máxima de 35 anos;
- Altura mínima de um metro e sessenta centímetros, se mulher, e um metro e sessenta e cinco centímetros, se homem;
- Aptidão plena física e psicológica e não ser usuário de substância proibida por lei;
- Boa saúde física e mental, comprovada em inspeção pela perícia médica oficial;
- Habilitação para conduzir veículos, no mínimo, nas categorias AB;
- Boa conduta social e idoneidade moral, comprovada por investigação social e certidões expedidas perante Tribunais de Contas do Município, Estado e União e o Poder Judiciário estadual, federal e distrital;
- Não possuir antecedentes criminais.
O que faz um Guarda Civil?
Entre as principais atividades, estão a realização de rondas para garantir a segurança em áreas públicas, verificando o cumprimento de leis e regulamentações municipais, como normas de trânsito e ordenamento urbano.
Além disso, esses profissionais são treinados para responder rapidamente a situações de emergência, como acidentes de trânsito e incidentes que desativam intervenção imediata. Em muitos casos, a Guarda Civil Municipal também atua na resolução de disputas entre cidadãos, mediando conflitos de forma a manter a ordem e o bem-estar social.
A integração com a comunidade é outro ponto forte do trabalho da Guarda Municipal. Participando de eventos e campanhas educativas, eles promovem a conscientização sobre a importância da segurança pública e o respeito às leis.
Por fim, também prestam ajuda direta aos cidadãos, fornecendo informações sobre serviços públicos e encaminhando-os a outros órgãos competentes quando necessário.
Essas atribuições podem variar de acordo com as demandas e especificações de cada município, adaptando-se às necessidades locais para garantir o segmento.
Etapas de seleção do certame
O concurso Guarda de Goiânia, regulamentado pela Lei Complementar nº 353, de 10 de junho de 2022, já tem sua estrutura definida.
Os candidatos serão submetidos a diversas etapas de seleção, que incluem prova objetiva e/ou discursiva de Conhecimentos Gerais e Específicos, avaliação médica e exames complementares, testes de conclusão física (TAF), avaliação psicológica e investigação social.
Além dessas fases, será necessária a participação no curso de formação profissional, que será determinante para a aprovação final dos candidatos.
Para serem considerados aptos, os participantes devem atender aos requisitos de frequência e aproveitamento estabelecidos durante o curso.
Último Concurso Guarda de Goiânia
O último certame da Guarda Municipal da capital de Goiás ocorreu no ano de 2005. Na época foram ofertadas 1.000 vagas ao todo, sendo 900 oportunidades para candidatos do sexo masculino e 100 para o sexo feminino, destinadas a candidatos do nível fundamental completo.
O salário na época, era de R$ 584,64, sendo o vencimento de R $389,76 mais adicional de atividade perigosas de 50%, no entanto, este valor deve ser bem superior em 2021, com os aumentos gradativos.
Como os candidatos foram avaliados?
Os candidatos foram avaliados por meio de Prova Objetiva com nível de conhecimento e grau de complexidade compatível com a escolaridade e atribuições do cargo, de caráter eliminatório e classificatório.
Além disso, foram aplicadas a Avaliação Médica, Prova de Capacidade Física e Avaliação Psicológica, todas de caráter eliminatório.
Se interessa por concurso no estado de Goiás? Confira quais estão abertos!
Ficou interessado? Não perca nossas notícias!
Vagas: 700