Atenção, concurseiros! O edital do concurso MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos) foi publicado com a oferta de 200 vagas, de nível superior, para atender a necessidade temporária. Fique e confira os demais detalhes no decorrer da notícia. 🤩
Como as inscrições do concurso MGI poderão ser realizadas?
As inscrições para o certame poderão ser realizadas a partir das 09h do dia 02 até o dia 20 de maio de 2024, por meio do site da banca organizadora, Instituto AOCP.
Para que a inscrição seja efetivada é necessário que o candidato efetue o pagamento de uma taxa no valor fixo de R$ 60,00.
Haverá a possibilidade de solicitar a isenção da taxa de participação no período das 09h do dia 02 de maio até às 23h59min do dia 06 de maio de 2024, para o candidato que se adequar a um dos seguintes quesitos:
- Ser economicamente hipossuficiente e estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal CadÚnico, de que trata o Decreto nº 11.016, de 29 de março de 2022, e ser membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto nº 11.016, de 29 de março de 2022; ou
- Ser doador de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde, nos termos da Lei nº 13.656, de 30 de abril de 2018.
Quais são os cargos ofertados no concurso MGI?
Segundo o edital, o MGI oferta 200 vagas, além do cadastro de reserva, para atender a necessidade temporária, em cargos de nível superior de escolaridade. Confira a distribuição das vagas entre as seguintes especialidades:
- Análise de Processos de Negócios (30)
- Ciência de Dados (35)
- Desenvolvimento de Software (40)
- Experiência do Usuário – UX (15)
- Gestão de Projetos (45)
- Infraestrutura de Tecnologia da Informação TI (15)
- Segurança da Informação e Proteção de Dados (20)
A carga horária para todos os cargos ofertados é de 40 horas semanais, para uma remuneração no valor de R$ 8.300,00.
Quais são os requisitos para a investidura no concurso MGI?
Para que o candidato tome posse do cargo pretendido no concurso MGI é necessário cumprir as seguintes exigências:
- Ser brasileiro, nos termos da Constituição Federal (ser brasileiro nato ou naturalizado ou cidadão português que tenha adquirido a igualdade de direitos e obrigações civis e gozo dos direitos políticos (Decreto nº 70.436 de 18 de abril de 1972; Constituição Federal de 1988, § 1º do Art. 12, e Emenda Constitucional nº 19, de 04 de junho de 1998, Art. 3º);
- Ter, na data da contratação, idade mínima de 18 anos completos;
- Estar quite com suas obrigações eleitorais e em gozo dos direitos políticos;
- Ser julgado, em inspeção médica oficial, determinada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, APTO física e mentalmente para o exercício da função definida para o perfil profissional no qual foi aprovado;
- Possuir Diploma de graduação de nível superior em qualquer área de conhecimento e no mínimo uma das condições descritas abaixo:
- E experiência profissional de 5 anos nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação, Ciência de Dados, Administração Pública, Comunicação, Administração, Ciência da Informação ou Engenharias;
- Título de mestre ou doutor nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação, Ciência de Dados, Administração Pública, Comunicação, Administração, Ciência da Informação ou Engenharias.
- Declarar expressamente o exercício ou não de cargo, emprego ou função pública nos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual, Federal ou Municipal, para fins de verificação do acúmulo de funções e sobre recebimento de proventos decorrentes de aposentadoria e pensão;
- No caso do sexo masculino, estar em dia com o Serviço Militar;
- Não haver sofrido sanção impeditiva do exercício de cargo ou função pública (não ter sofrido, quando no exercício de cargo, função ou emprego público, demissão a bem do serviço público ou por justa causa, fato a ser comprovado no ato de admissão por meio da assinatura de termo de declaração);
- Firmar termo de compromisso no ato da contratação;
- Ter sido aprovado e classificado no Processo Seletivo;
- Não ter sido contratado com fundamento na Lei nº 8.745, de 09 de dezembro de 1993, e suas alterações, nos últimos 24 meses;
- Não participar de gerência ou administração de sociedade privada, personificada ou não personificada, exercer o comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário, nos termos do inciso X, do art. 117, da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, com nova redação dada pela Lei nº 11.784, de 22 de setembro de 2008;
- O candidato deverá declarar, na solicitação de inscrição, que tem ciência e aceita que, caso aprovado, deverá entregar os documentos comprobatórios dos requisitos exigidos para o perfil profissional por ocasião da contratação;
- Atender as demais exigências contidas neste Edital e na Lei nº 8.745, de 09 de dezembro de 1993.
Quais são as atribuições dos cargos ofertados no concurso MGI?
Saiba quais são as atividades atribuídas a cada cargo ofertado no certame:
- Análise de Processos de Negócios
- Identificação, desenho, execução, documentação, medição, monitoramento, controle e melhoria de processos de negócio, automatizados ou não, para alcançar resultados consistentes e alinhados com os objetivos estratégicos da organização.
- Gestão e elaboração de atividades de análise e otimização de processos dentro de uma organização para melhorar a eficiência, reduzir custos e aumentar a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos (incluindo atividades de identificação e mapeamento de processos; análise de processos; documentação; identificação de problemas; proposição de melhorias; desenvolvimento de soluções de tecnologia e de gestão; estratégias de implementação; monitoramento e avaliação etc.).
- Formulação e monitoramento de indicadores. Redação de documentos afetos ao serviço público (notas técnicas, ofícios, termos de referência etc.).
- Ciência de Dados
- Manipulação de dados brutos e/ou parametrizados, inclusive dados geoespaciais, por meio do uso de algoritmos e de ferramentas de Business Intelligence (BI), incluindo atividades de coleta de dados; limpeza e pré-processamento de dados; exploração de dados; modelagem e análise de dados; e interpretação e comunicação de resultados.
- Elaboração de análise de resultados e apresentação de decisões estratégicas baseada em dados.
- Construção de painéis de BI gerenciais e operacionais.
- Redação de documentos afetos ao serviço público (notas técnicas, ofícios, termos de referência etc.).
- Desenvolvimento de Software
- Desenvolvimento, testes e evolução de sistemas, em funções de frontend, backend e/ou mobile, utilizando diferentes linguagens de programação (JavaScript, Python, Java, PHP, C++, C#, SQL, Ruby, Swift, TypeScript, Kotlin etc.).
- Indicação de soluções e integração de hardware e software.
- Análise, projeto, desenvolvimento e manutenção de software.
- Consultoria para aquisição de equipamentos, programas e processos.
- Acompanhamento e fiscalização de contratos.
- Elaboração de documentos técnicos para a contratação de serviços em tecnologia da informação.
- Redação de documentos afetos ao serviço público (notas técnicas, ofícios, contratos, termos de referência, estudos técnicos preliminares, documentos de oficialização de demanda, pesquisas de preços etc.).
- Experiência do Usuário (UX)
- Mapeamento de jornada dos usuários de serviços públicos; elaboração de mapas de navegação do usuário em soluções digitais.
- Análise de qualidade de serviços públicos e de soluções digitais, inclusive por meio da avaliação de satisfação dos usuários, de parâmetros de qualidade da Secretaria de Governo Digital, de padrões de linguagem simples e de padrões de acessibilidade.
- Realização de pesquisas com usuários, incluindo a realização de entrevistas, grupos focais, oficinas, testes de usabilidade, análise de similares, testes de protótipos e aplicação de surveys.
- Redesenho de serviços públicos, criação, desenvolvimento e implementação de soluções inovadoras e intuitivas, voltadas à melhoria da qualidade de uso.
- Desenho de arquitetura de informação e de wireframes para soluções digitais.
- Elaboração de protótipos em baixa, média e alta fidelidade.
- Redação de documentos afetos ao serviço público (notas técnicas, ofícios, termos de referência etc.).
- Gestão de Projetos
- Elaboração e condução das etapas de idealização, estudo, planejamento e implementação de projetos, com base em boas práticas internacionais e em metodologias de referência, especialmente as utilizadas em projetos de transformação digital (PMBOK, Agile, Scrum, Kanban, Design Thinking, Cascata, CPM, CCPM etc.).
- Elaboração e publicação de documentos de projeto.
- Elaboração e acompanhamento de cronogramas.
- Formulação e monitoramento de indicadores.
- Geração de relatórios periódicos.
- Gerenciamento de atividades para a implantação de sistemas de informação.
- Desenho e gerenciamento de atividades definidas para mitigar e/ou eliminar riscos em projetos.
- Redação de documentos afetos ao serviço público (notas técnicas, ofícios, termos de referência, acordos de cooperação técnica, planos de trabalho etc.).
- Infraestrutura de Tecnologia da Informação TI
- Planejamento e implantação de redes de computadores e migração de data centers físicos para nuvem, participando ativamente das etapas de análise, estudo, seleção e planejamento de software e hardware básico e de apoio (como sistemas operacionais, bancos de dados, teleprocessamento, sistemas de gestão etc.), com base em competências, desenvolvimento e operações (DevOps).
- Acompanhamento e fiscalização de contratos.
- Elaboração de documentos técnicos para a contratação de serviços em tecnologia da informação.
- Redação de documentos afetos ao serviço público (notas técnicas, ofícios, contratos, termos de referência, estudos técnicos preliminares, documentos de oficialização de demanda, pesquisas de preços etc.).
- Segurança da Informação e Proteção de Dados
- Realização de análises, estudos, prospecção, seleção, planejamento e implantação de soluções e ativos de privacidade e segurança da informação.
- Administração de redes de computadores, nuvem, sistemas de informação, disponibilidade dos recursos, bem como identificação de vulnerabilidades em servidores, sistemas, aplicações e networking, a fim de garantir maior segurança, privacidade e integridade dos dados. Monitoramento da segurança e implementação de processos e políticas de segurança da informação e de privacidade de dados.
- Redação de documentos afetos ao serviço público (notas técnicas, ofícios, termos de referência etc.).
Como serão as provas do concurso MGI?
Os candidatos serão avaliados por meio das seguintes etapas de seleção:
- Prova objetiva – de caráter eliminatório e classificatório
- Prova de títulos – de caráter classificatório
Prova objetiva
Essa etapa deverá ser realizada no dia 30 de junho de 2024, onde os candidatos terão o tempo máximo de 04 horas para realizar o exame.
A avaliação será composta por 40 questões de múltipla escolha que serão versadas nas seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa
- Raciocínio Lógico
- Direito Administrativo
- Gestão no Setor Público
- Exceto para o cargo de Gestão de Projetos
- Governo Digital
- Conhecimentos Específicos
Será considerado aprovado o candidato que obtiver no mínimo 40% do total de pontos previstos nos cadernos de conhecimentos gerais e 40% do total de pontos previstos nos cadernos de conhecimentos específicos, e não zerar em nenhuma área de conhecimento.
Prova de títulos
Para a realização dessa etapa serão aceitos para a avaliação os seguintes títulos:
- Diploma, devidamente registrado, de conclusão de pós-graduação (Nível Doutorado)
- Diploma, devidamente registrado, de conclusão de pós-graduação (Nível Mestrado)
- Certificado, devidamente registrado, de conclusão de pós-graduação (Nível latu sensu), com carga horária mínima de 360 h/a
- Aprovação em processo seletivo simplificado, concurso público na Administração Pública ou em processo seletivo, na iniciativa privada, para empregos/cargos/função na área a que concorre.
- Exercício de atividade autônoma e(ou) profissional de nível superior na Administração Pública ou na iniciativa privada, em empregos/cargos/funções na área a que concorre, exceto o tempo de exercício eventualmente utilizado como requisito para o perfil profissional a qual concorre.
O Processo Seletivo tem prazo de validade de dois anos a contar da data da assinatura do primeiro contrato, podendo ser prorrogado por igual período a critério do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
Bons estudos e boa prova!!!
Ficha Técnica:
Inscrições: 2/5/2024 até 20/5/2024
Vagas: 200
Data da Prova: 30/6/2024
Confira o Edital: Baixar