Ótimas notícias, concurseiros! O edital do concurso PC BA (Polícia Civil do Estado da Bahia) foi solicitado e poderá ser publicado em breve. Venha saber as novidades divulgadas sobre esse novo certame!
Prepare-se para Concurso
Foi solicitado um novo concurso Polícia Civil BA?
Sim! De acordo com a delegada-geral da Polícia Civil da Bahia, Heloísa Brito, o novo concurso PC BA foi solicitado ao governo.
“Já pedimos ao governador Jerônimo um novo concurso, considerando que precisamos fazer uma recomposição de quadros, principalmente, no interior do estado, já que temos 417 municípios e a presença da Polícia Civil precisa ser cada vez mais efetiva e atuante.”, disse.
Não foram divulgadas outras informações sobre o novo concurso da Polícia Civil BA!
Vale ressaltar que, o último concurso, realizado em 2022, foi prorrogado por mais um ano e segue ativo até novembro de 2024.
Quais os salários de um servidor da Polícia Civil BA?
Confira quais são as remunerações de um servidor da Polícia Civil BA, de acordo com o concurso de 2022:
- Delegado
- Vencimento base no valor de R$ 5.077,47 + Gratificação de Atividade Judiciária (GAJ III) no valor de R$ 1.608,13, além de outros benefícios que podem fazer a remuneração inicial atingir o valor de R$ 13.032,44.
- Investigador
- Vencimento base no valor de R$ 1.473,18 + Gratificação de Atividade Judiciária (GAJ III) no valor de R$ 1.558,52, além de outros benefícios que podem fazer a remuneração inicial atingir o valor de R$ 4.873,18.
- Escrivão
- Vencimento base no valor de R$ 1.473,18 + Gratificação de Atividade Judiciária (GAJ III) no valor de R$ 1.558,52, além de outros benefícios que podem fazer a remuneração inicial atingir o valor de R$ 4.873,18.
Quando ocorreu o último concurso PC BA?
O último concurso PC BA ocorreu no ano de 2022 e ofertou nada menos que 1.000 vagas para o nível superior de escolaridade. Os salários podem chegar a R$ 13 mil! Confira:
O último concurso da PC BA tinha a oferta de 1.000 vagas imediatas para cargos de nível superior. O maior quantitativo de oportunidades, por exemplo, era para a carreira de Investigador, que preencheria 700 vagas.
Enquanto isso, para os cargos de Escrivão e de Delegado, a oferta era de 150 vagas para cada.
Quais foram os requisitos para a investidura dos cargos?
De acordo com o edital, esses foram os requisitos básicos exigidos para a nomeação e posse dos cargos ofertados:
- Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições dos cargos comprovada mediante testes físicos, exames médicos, exames psicológicos e investigação social, conforme edital de convocação que será publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia;
- Ser aprovado no Curso de Formação de Policiais Civis da Academia de Polícia Civil da Bahia;
- Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento dos direitos políticos;
- Ser eleitor e estar em dia com seus direitos políticos;
- Estar em dia com as obrigações eleitorais e, em caso de candidato do sexo masculino, também com as obrigações militares, exceto candidatos amparados pelo art 5º da Lei federal nº 4.375, de 17 de agosto de 1964;
- Possuir os requisitos exigidos para o exercício dos cargos, conforme item 2.4 do Capítulo 2 deste Edital;
- Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos na data da posse;
- Possuir idoneidade moral, comprovada pela inexistência de antecedentes criminais, atestadas por certidões negativas expedidas por órgãos policiais e judiciais, estaduais e federais;
- Não ter perdido cargo eletivo de governador e de vice-governador do Estado e de prefeito e de vice-prefeito, por infringência ao dispositivo da Constituição Estadual ou da Lei Orgânica do Município, nos últimos 08 anos;
- Não ter contra si representação julgada procedente pela justiça eleitoral em decisão transitada em julgado; nem ter contra si decisão condenatória transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado pelos crimes descritos no edital;
- Também não ter sido excluído do exercício da profissão, por decisão sancionatória do órgão profissional competente, em decorrência de infração ético-profissional; dentre outras.
Como os candidatos do concurso Polícia Civil BA foram avaliados?
Os candidatos do concurso PC BA foram avaliados por meio das seguintes etapas de seleção: prova objetiva (de caráter eliminatório e classificatório), prova discursiva (de caráter eliminatório e classificatório) e a avaliação de títulos (de caráter classificatório).
Prova Objetiva
A prova objetiva, portanto, foi composta de 100 questões de múltipla escolha, distribuídas pelos conhecimentos gerais e específicos, conforme conteúdo programático constante do Edital, sendo que cada questão conteve 5 alternativas e apenas 1 correta.
Confira:
- Conhecimentos Gerais – 40 questões
- Língua Portuguesa
- Raciocínio Lógico
- Atualidades
- Informática
- Promoção da Igualdade Racial e de Gênero
- Medicina Legal
- Legislação Geral
- Conhecimentos Específicos – 60 questões
Prova Discursiva
A prova discursiva ocorreu no mesmo dia e horário da prova objetiva.
Essa etapa foi constituída das seguintes atividades:
- Delegado
- 2 questões de estudo de caso
- 1 peça cautelar de representações ou peça de inquérito policial
- Escrivão e Investigador
- 4 questões dissertativas
Avaliação de Títulos
A avaliação de títulos foi exclusiva para os candidatos aprovados na etapa da prova discursiva.
Confira quais certificados foram avaliados:
- Exercício em cargo público de provimento efetivo da carreira do Sistema Policial Civil: 0,8 pontos
- Curso de Aperfeiçoamento: 0,2 pontos
- Especialização: 0,5 pontos
- Mestrado: 0,8 pontos
- Doutorado: 1,0 ponto
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