Foi divulgado o Edital do Processo Seletivo PM-PI (Polícia Militar do Piauí), que oferece 100 vagas temporárias para candidatos de nível Fundamental completo, destinadas ao cargo de Serviço Auxiliar Voluntário. Confira os detalhes ao decorrer do texto.
Inscrições do Processo Seletivo PM-PI
As inscrições devem ser realizadas através do site do Governo do Piauí, até o dia 20 de março de 2020. Para efetuar a inscrição é necessário pagar uma taxa no valor de R$ 79,00 até às 18 horas do dia 20.
Quem pode participar do Processo Seletivo PM-PI?
São ofertadas 100 vagas para candidatos com Ensino Fundamental completo, que serão distribuídas por diversos municípios do estado do Piauí. São eles:
Assim que admitido o profissional fará jus ao recebimento de auxílio mensal correspondente a um salário mínimo, denominado “Serviço Auxiliar Voluntário” de natureza jurídica indenizatória, destinado ao custeio das despesas necessárias à execução dos serviços a que se refere este Edital, bem como os benefícios estabelecidos pela Lei nº 5.301, de 25/06/2003. 2.3.
A prestação voluntária dos serviços não gera vínculo empregatício, nem obrigação de natureza trabalhista, previdenciária ou afim.
A jornada de trabalho é de 40 horas semanais.
Quais são os requisitos básicos para a investidura nos cargos do Processo Seletivo da PM-PI?
Saiba quais são as exigências para que o candidato tome posse dos cargos ofertados:
- Ter data de nascimento compreendida entre o dia 30/07/1997 à 30/ 07/2002;
- Estar em dia com as obrigações eleitorais;
- Ter concluído no mínimo o ensino fundamental;
- Ter boa saúde, comprovada por exames médico e odontológico realizados pela Polícia Militar do Piauí, que deverão ser apresentados na Junta Médica de Saúde do Hospital da Polícia Militar do Piauí;
- Não ter antecedentes criminais, situação comprovada mediante apresentação de certidões expedidas pelos órgãos policiais e judiciário estadual e federal, sem prejuízo de eventual investigação social realizada pela Policia Militar;
- Homens, quitação com o serviço militar;
- Estar em situação de desemprego;
- Não ser beneficiário de qualquer outro programa assistencial;
- Não haver outro beneficiário do Serviço Militar Voluntário no seu núcleo familiar;
- Conclusão do curso de treinamento ao Serviço Auxiliar Voluntário.
Como serão as provas do Processo Seletivo PM-PI?
O certame será composto por cinco etapas. São elas:
- Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
- Inspeção de Saúde, de caráter eliminatório;
- Teste de Aptidão Física, de caráter eliminatório;
- Investigação Social, de caráter habilitatório; e
- Curso de Treinamento.
Prova Objetiva
A Prova Objetiva está prevista para ser realizada no dia 26 de abril de 2020 e contará com 40 questões de múltipla escolha. As disciplinas que versarão as provas serão:
- Língua Portuguesa – 10 questões;
- Matemática – 10 questões;
- Noções de Informática – 10 questões;
- Legislação da PMPI – 10 questões.
Será considerado classificado para a 2ª Etapa, apenas o candidato que obtiver a pontuação mínima de 60% (sessenta por cento) do total de questões da Prova Objetiva e não obtiver pontuação zero em nenhuma das matérias.
Inspeção de Saúde
Inspeção de Saúde (Médico), de caráter habilitatório (apto ou inapto), será realizada pela Junta Médica de Saúde da PMPI (JMS/PMPI), que avaliará as condições para ingresso ao Serviço Auxiliar Voluntário da PMPI, através de exame clínico geral e exames), exclusivamente, na cidade de Teresina-PI, em horário de expediente (08h00 às 13h00, no Hospital da Polícia Militar do Piauí, conforme estabelece o Edital.
Teste de Aptidão Física
Para realizar o Teste de Aptidão Física (TAF), o candidato deverá apresentar atestado médico que o habilite para este tipo de exame. Os seguintes testes fazem parte do TAF:
- Flexão e extensão na barra fixa, apenas para os candidatos do sexo masculino;
- Flexão e extensão dos cotovelos (braços) com apoio de frente sobre o solo, apenas para as candidatas do sexo feminino;
- Abdominal tipo supra com pernas flexionadas;
- Teste de corrida.
Investigação Social
A Investigação Social será realizada a respeito do candidato pela Policia Militar do Piauí, através de seus órgãos de inteligência, e constará de uma pesquisa a ser realizada no bairro onde reside o candidato, nos colégios onde estudou, nos locais onde trabalhou e nos órgãos públicos, de modo que, ao final, possa ser feita a avaliação de sua conduta social.
Os candidatos que forem aprovados em todas as etapas, passarão por um Curso de Treinamento com duração de 30 dias.
Conteúdo Programático
- Língua Portuguesa: A língua padrão culta nas suas modalidades oral e escrita, nesta incluídos os aspectos formais relativos à ortografia oficial, à acentuação gráfica e à pontuação. A palavra: estrutura, processos de formação, classificação, flexão e emprego. Articulações sintáticas da oração e o período simples. A sintaxe de concordância nominal e de concordância verbal. O texto: compreensão, interpretação e articulações semântico-textuais.
- Matemática: Conjuntos numéricos: operações e propriedades. Sistema de medidas. Potenciação e radiciação. Razões, proporções, juros simples e porcentagens. Equações e inequações do 1º e 2º Graus. Sistemas de equações do 1º Grau. Polinômios e produtos notáveis. Função. Função afim: definição, estudo do sinal, gráficos e aplicações. Função quadrática: definição, estudo de sinal, raízes, máximos e mínimos, gráficos e aplicações. 9. Geometria Plana: 9.1. Ângulos, polígono e circunferência. Congruência e semelhança e polígonos. Teorema de Tales e relações métricas no triângulo retângulo. Área de figuras planas. Segmentos notáveis; mediana, altura, bissetriz. Mediatriz. Pontos notáveis: Baricentro, ortocentro, incentro e circuncentro. Relações trigonométricas no triângulo retângulo.
- Noções de Informática: Componentes básicos de um computador: CPU, Memória e Periféricos. Sistema Operacional Windows 10. Microsoft Office 365: Word; Excel. Conceitos básicos de Internet. Internet Edge e Google Chrome. Noções de Utilização do MS Outlook – Envio e recebimento de mensagens (incluindo a utilização de arquivos anexos); Localização de mensagens nas pastas; Organização das mensagens em pastas e subpastas.
- Legislação da PMPI: Estatuto da Polícia Militar do Piauí (Lei nº 3.808, de 16/07/1981, e alterações posteriores até o ano de 2019).
Conferiu todo o texto? Deseja fazer o certame? Então comece a se preparar com as Apostilas Solução e tenha um resultado positivo! Bons estudos e boa prova!!!
Ficha Técnica:
Inscrições: 11/03/2020 a 20/03/2020
Vagas: 100
Data da Prova: 26/04/2020
Confira o Edital: Baixar