Foi divulgado o Edital do Processo Seletivo Prefeitura de Ilhabela, no estado de São Paulo, que oferece vagas para os cargos de Professores, que contam com salários que chegam a R$ 4,7 mil. Confira os detalhes ao decorrer do texto.
Prepare-se para Concurso
Inscrições do Concurso de Ilhabela – SC
As inscrições devem ser realizadas através do site da banca organizadora Instituto Nosso Rumo, até o dia 23 de novembro de 2020. Para efetuar a inscrição é necessário pagar uma taxa no valor de R$ 55,00.
O candidato amparado pela Lei Municipal nº. 80/2001, de 27/12/2001, que for desempregado e morador do município há mais de 02 (dois) anos, estará isento do valor de inscrição.
A solicitação deve ser feita até às 23h59 do dia 29 de outubro de 2020.
Cargos, vagas e salários do Processo Seletivo Prefeitura de Ilhabela – SP
São ofertadas vagas para formação de cadastro reserva destinada a cargos de Professores. Para participar, é necessário que os candidatos tenham licenciatura plena na respectiva área com formação em magistério ou normal superior. A remuneração é de R$ 26,37 por hora-aula e jornadas de trabalho que variam de 30 a 40 horas semanais. Abaixo estão os cargos que serão ofertados.
Professor de Educação Básica – (Educação Infantil e Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano – para ministrar aulas nas Comunidades Tradicionais em classes multisseriadas); Professor de Educação Básica – Educação Infantil (de 1 a 5 anos de idade); Professor de Educação Básica – Ensino Fundamental (de 1º ao 5º ano); Professor de Educação Básica – (Educação Infantil e Ensino Fundamental de 1º ao 9º ano – Educação Inclusiva Intelectual/Mental); Professor de Educação Básica – (Educação Infantil e Ensino Fundamental de 1º ao 9º ano – Educação Inclusiva Audiocomunicação); Professor de Educação Básica – (Educação Infantil e Ensino Fundamental de 1º ao 9º ano Acompanhamento Pedagógico); Professor de Educação Básica – (Educação Infantil e Ensino Fundamental de 1º ao 9º ano Arte e Cultura); Professor de Educação Básica – (Educação Infantil e Ensino Fundamental de 1º ao 9º ano Jogos Pedagógicos ); Professor de Educação Básica – (Educação Infantil e Ensino Fundamental de 1º ao 9º ano Hábitos e Atitudes ); Professor de Arte – (Educação Infantil e Ensino Fundamental de 1º ao 9º ano e Suplência de 5ª a 8ª série); Professor de Ciências Físicas e Biológicas – (Ensino Fundamental 6º ao 9º ano e Suplência de 5ª a 8ª série); Professor de Educação Física – (Educação Infantil e Ensino Fundamental de 1º ao 9º ano e Suplência de 5ª a 8ª série); Professor de Geografia – (Ensino Fundamental 6º ao 9º ano e Suplência de 5ª a 8ª série); Professor de História – (Ensino Fundamental 6º ao 9º ano e Suplência de 5ª a 8ª série); Professor de Língua Inglesa – (Educação Infantil, Ensino Fundamental de 1º ao 9º ano e Suplência de 5ª a 8ª série); Professor de Matemática – (Ensino Fundamental 6º ao 9º ano e Suplência de 5ª a 8ª série); Professor de Língua Portuguesa – (Ensino Fundamental 6º ao 9º ano e suplência de 5ª a 8ª série e Professor de Educação Básica – (Ensino Fundamental de 1º ao 9º ano – para ministrar aulas nas Comunidades Tradicionais em classes multisseriadas).
Quais são os requisitos básicos para a investidura nos cargos do Processo Seletivo de Ilhabela – SP?
Saiba quais são as exigências para que o candidato tome posse dos cargos ofertados:
- Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, em caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto da Igualdade entre Brasileiros e Portugueses, com reconhecimento de gozo de direitos políticos, nos termos do parágrafo 1º, artigo 12, da Constituição Federal e do Decreto Federal nº 70.436/72;
- Ter, na data da contratação, idade igual ou superior a 18 (dezoito) anos;
- No caso do sexo masculino, estar em dia com o Serviço Militar;
- Ser eleitor e estar quite com a Justiça Eleitoral;
- Possuir documentação comprobatória, no ato da convocação, dos REQUISITOS MÍNIMOS EXIGIDOS para o cargo, conforme especificado na Tabela I, do Capítulo 1, e a DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA determinada no item 13.5 do Capítulo 13, do edital;
- Ter aptidão física e mental e não ser portador de deficiência física incompatível com o exercício das atribuições do cargo, comprovada em inspeção realizada pelo Médico do Trabalho indicado pela Prefeitura Municipal da Estância Balneária de Ilhabela;
- Não ter sido dispensado por justa causa, ou exonerado a bem do serviço público.
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Como serão as provas do Processo Seletivo Prefeitura de Ilhabela – SP?
O certame será composto pelas seguintes etapas:
- Prova Objetiva;
- Prova Dissertativa; e
- Prova de Títulos.
Prova Objetiva
A Prova Objetiva está prevista para ser realizada no dia 20 de dezembro de 2020, tendo duração máxima de 3 (três) horas e 30 (trinta) minutos e contará com 35 questões de múltipla escolha. As disciplinas que versarão as provas serão:
- Língua Portuguesa: 10 questões;
- Matemática: 5 questões
- Legislação Específica: 5 questões;
- Conhecimentos Específicos: 15 questões.
Prova Dissertativa
A Prova Dissertativa tem o objetivo de avaliar o domínio do conhecimento teórico-prático, uso adequado da linguagem, a articulação do raciocínio, a capacidade de argumentação teórico-metodológica e o uso correto do vernáculo.
Somente serão avaliadas as Provas Dissertativas dos candidatos que forem habilitados e pré-classificados na Prova Objetiva.
Serão analisados na correção o uso adequado da norma culta da Língua Portuguesa, a capacidade de estruturação lógica do texto, a coerência entre a fundamentação e a conclusão, a clareza de exposição das ideias e o domínio técnico do assunto abordado.
Prova de Títulos
As atribuições de pontos se darão da seguinte forma:
Conteúdo Programático
- LÍNGUA PORTUGUESA Interpretação de texto. Significação das palavras: sinônimos, antônimos, sentidos próprio e figurado. Ortografia oficial conforme a reforma ortográfica vigente. Pontuação. Acentuação. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, artigo, verbo, advérbio, preposição, conjunção (classificação e sentido que imprime às relações entre as orações). Concordâncias verbal e nominal. Regências verbal e nominal. Crase. Figuras de linguagem. Vícios de linguagem. Equivalência e transformação de estruturas. Flexão de substantivos, adjetivos e pronomes (gênero, número, grau e pessoa). Sintaxe. Morfologia. Estrutura e formação das palavras. Discursos direto, indireto e indireto livre. Processos de coordenação e subordinação. Colocação pronominal.
- MATEMÁTICA Conjuntos: linguagem básica, pertinência, inclusão, igualdade, reunião e interseção. Números naturais, inteiros, racionais e reais: adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação. Múltiplos e divisores, fatoração, máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum. Medidas: comprimento, área, volume, ângulo, tempo e massa. Proporções e Matemática Comercial: grandezas diretamente e inversamente proporcionais. Regra de três simples e composta. Porcentagem, juros e descontos simples. Cálculo Algébrico: identidades algébricas notáveis. Operações com expressões algébricas. Operações com polinômios. Equações e Inequações: equações do 1º e 2º graus. Interpretação de gráficos. Sistemas de equações de 1º e 2º graus. Análise Combinatória e Probabilidade: arranjos, combinações e permutações simples. Probabilidade de um evento. Progressões: progressões aritmética e geométrica. Geometrias Plana e Sólida: geometria plana: elementos primitivos. Retas perpendiculares e planas. Teorema de Tales. Relações métricas e trigonométricas em triângulos retângulos. Áreas de triângulos, paralelogramos, trapézios e discos. Áreas e volumes de prismas, pirâmides, cilindros, cones e esferas. Funções: operações com funções de 1º e 2º graus. Gráficos de funções de 1º e 2º graus. Máximo e mínimo da função de 2º grau. Funções logaritmo e exponencial. Trigonometria: funções trigonométricas. Identidades fundamentais. Aplicação da trigonometria ao cálculo de elementos de um triângulo. Raciocínio lógico. Raciocínio sequencial. Orientações espacial e temporal. Formação de conceitos. Discriminação de elementos. Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas.
- LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA Constituição da República Federativa do Brasil (Art. 205 a 214). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm Lei nº 9.394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Lei nº 8.069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm Resolução CNE/CEB Nº. 2 – 11/09/2001 – Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB0201.pdf Educação Inclusiva: Fundamentação Filosófica – Ministério da Educação – Secretaria de Educação Especial. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/fundamentacaofilosofica.pdf Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdff Lei Federal nº 13.005, de 25 de junho de 2014 – Plano Nacional de Educação – PNE. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm Lei nº 11.494/07 – FUNDEB. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007- 2010/2007/Lei/L11494.htmm Brasil. Resolução CNE/CEB 4, de 13-07-2010 – Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_10.pdf Brasil. Resolução CNE/CP 1, de 30-05-2012 – Estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rcp001_12.pdf.
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