Foi divulgado o Edital do Processo Seletivo Prefeitura de Itapiranga, no estado de Santa Catarina, que oferece vagas para candidatos de nível Superior, destinadas aos cargos de Professores, que contam com salários de até R$ 3 mil. Confira os detalhes ao decorrer do texto.
Prepare-se para Concurso
Inscrições do Concurso de Itapiranga – SC
As inscrições devem ser realizadas através do site da banca organizadora Ameosc, até às 23h59 do dia 19 de novembro de 2020. Para efetuar a inscrição é necessário pagar uma taxa com valor referente ao cargo desejado.
- Professor Habilitado: R$ 80,00
- Professor Não Habilitado: R$ 60,00
Cargos, vagas e salários do Processo Seletivo Prefeitura de Itapiranga – SC
São ofertadas vagas para formação de cadastro reserva, destinadas a cargos de Professores que tenham nível Superior. Os salários vão de R$ 2.886,24 a R$ 3.013,27 e as jornadas de trabalho variam de 10 a 40 horas semanais, dependendo do cargo. Abaixo estão os cargos que serão ofertados.
- Habilitados: Professor Ensino Fundamental e Educação Infantil – Educação Infantil; Professor Ensino Fundamental e Educação Infantil – Anos Iniciais; Professor de Geografia; Professor de Artes; Professor de Ciências; Professor de Língua Estrangeira – Inglês; Professor de Língua Estrangeira – Espanhol; Professor de Educação Física – Licenciatura em Educação Física; Professor de Educação Física – Bacharelado em Educação Física; Professor de Matemática; Professor de História; e Professor de Português.
- Não habilitados: Professor Ensino Fundamental e Educação Infantil; Professor de Geografia; Professor de Artes; Professor de Ciências; Professor de Língua Estrangeira – Inglês; Professor e Língua Estrangeira – Espanhol; Professor de Matemática; Professor de História; Professor de Língua Portuguesa – Português.
Quais são os requisitos básicos para a investidura nos cargos do Processo Seletivo de Itapiranga – SC?
Saiba quais são as exigências para que o candidato tome posse dos cargos ofertados:
- Ser brasileiro nato ou naturalizado ou cidadão português que tenha adquirido a igualdade de direitos e obrigações civis e gozo dos direitos políticos (Constituição Federal – § 1° do Art. 12, de 05/10/88 e Emenda Constitucional nº 19, de 04/06/98 – Art. 3º);
- Estar quite com as obrigações resultantes da legislação eleitoral, e, quando do sexo masculino, estar quite também, com as obrigações do serviço militar;
- Ter conhecimento e concordar com todas as exigências contidas no edital;
- Possuir o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo/função na data da admissão e provimento ao cargo;
- Possuir aptidão física e mental para o exercício funcional respectivo.
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Como serão as provas do Processo Seletivo Prefeitura de Itapiranga – SC?
O certame será composto por duas etapas. São elas:
- Prova Objetiva; e
- Prova de Títulos.
Prova Objetiva
A Prova Objetiva está prevista para ser realizada no dia 13 de dezembro de 2020, tendo duração de 2h30 e contará com 20 questões de múltipla escolha. As disciplinas que versarão as provas serão:
- Conhecimentos Gerais – 03 questões com valor de 0,24 pontos cada uma;
- Legislação – 03 questões com valor de 0,24 pontos cada uma;
- Conhecimentos Específicos – 14 questões com valor de 0,29 pontos cada uma.
As provas terão valor de 5,50 pontos e serão considerados classificados todos os candidatos que não zerarem.
Prova de Títulos
As atribuições de pontos se darão da seguinte forma:
Professores Habilitados: Valendo 4,50 (quatro vírgula cinquenta) pontos, sendo considerado título para efeito deste Processo Seletivo:
Professores Não Habilitados: Valendo 4,50 (quatro vírgula cinquenta) pontos, sendo considerado título para efeito deste Processo Seletivo:
Conteúdo Programático
- LEGISLAÇÃO: Lei Orgânica Municipal. Lei nº 8.069/90 – Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Lei nº 9.394/96 – Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Lei nº 13.005/14 – Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Constituição Federal 1988: Título VIII – Capítulo III | Seção I – Da Educação – artigos 205 ao 214. Seção II – Da Cultura – artigos 215 ao 216- A. Lei nº 13.146/15 – Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Capítulo IV – Do Direito à Educação – Artigos 27 ao 30. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva – disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16690-politicanacional-de-educacao-especial-na-perspectiva-da-educacao-inclusiva-05122014&Itemid=30192
- CONHECIMENTOS GERAIS: Fundamentos e aspectos socioeconômicos, culturais, artísticos, históricos, políticos e geográficos do mundo, do Brasil, de Santa Catarina e do Município. Atualidades nos assuntos atuais de diversas áreas, tais como: política, economia, sociedade, educação, esportes, tecnologia, segurança pública, saúde, justiça, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, problemas e fenômenos ambientais, cidadania e direitos humanos do mundo, do Brasil, de Santa Catarina e do Município.
Conhecimentos Específicos
- PROFESSOR ENSINO FUNDAMENTAL E EDUCAÇÃO INFANTIL (Pedagogia com habilitação em Educação Infantil): Teóricos: Edgar Morin, Lev Vygotsky, Jean Piaget, Henri Wallon; Cuidar e Educar; Primeira Infância; Habilidades e Competências na Educação; Campos de Experiências; Brincar; Musicalização na Infância; Psicomotricidade; Literatura Infantil; Planejamento, mediação e avaliação na Educação Infantil; Infância e linguagem; Currículo na Educação Infantil; Atualidades.
- PROFESSOR ENSINO FUNDAMENTAL E EDUCAÇÃO INFANTIL (Pedagogia com habilitação em séries iniciais): Alfabetização e Letramento; Autores: Emília Ferreiro; Ana Teberosky; Magda Soares; Paulo Freire, Edgar Morin, Jean Piaget, Lev Vygostsky, Henri Wallon; Aprendizagem da leitura e da escrita; Metodologia de ensino: Ciências, história, geografia, matemática, língua portuguesa e outros; Problemas de aprendizagem (fatores físicos, psíquicos e sociais); Planejamento, mediação e avaliação da aprendizagem; Habilidades e Competências; Projeto Político Pedagógico; tendências pedagógicas; Musicalização nas escolas; Psicomotricidade; Relacionamento pessoal e interpessoal; Atualidades.
- PROFESSOR DE GEOGRAFIA: Educação em âmbito global. Atualidades. Projeto Político Pedagógico. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Relacionamento: Professor x Aluno. Função e Papel da Escola; Relacionamento Pessoal e interpessoal. Espaço geográfico; Lugar; Paisagem; Território; Região; Orientação e representação espacial; Fusos horários; Ambiente natural: ocupação, preservação/conservação; Economia e sociedade: desigualdades mundiais; Diversidade étnica e religiosa: conflitos sociais no Brasil e no mundo; Globalização: diferenças regionais; Santa Catarina como lugar no/do mundo; meios de comunicação em massa.
- PROFESSOR DE CIÊNCIAS: Atualidades. Projeto Político Pedagógico. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Características dos seres vivos: cinco reinos; Corpo humano: células, sistemas, reprodução, AIDS e DSTs; Ecossistemas brasileiros; Vírus: características e viroses; Ar: poluição, contaminação, os diferentes gases e suas funções no ambiente; Solo: poluição, contaminação, características, o solo nos processos de produção; Água: poluição, contaminação, conservação, interação da água com os demais elementos do ambiente: Meio ambiente: preservação, degradação e recuperação ambiental; Massa: força e aceleração; Substâncias químicas e suas propriedades, a tecnologia e a sustentabilidade. Metodologia de Ensino: Ciências e conteúdo específico.
- PROFESSOR DE MATEMÁTICA: Atualidades. Projeto Político Pedagógico. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Metodologia de Ensino: matemática. Relacionamento: Professor x Aluno. Função e Papel da Escola; Relacionamento pessoal e interpessoal. Metodologia de Ensino: matemática e conteúdo específico.
- PROFESSOR DE HISTÓRIA: Atualidades. Projeto Político Pedagógico. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Metodologia de Ensino do ensino de História. Relacionamento: Professor x Aluno. Função e Papel da Escola; Relacionamento pessoal e interpessoal. Metodologia de Ensino: história e conteúdo específico.
- PROFESSOR DE PORTUGUÊS: Aprendizagem: Leitura / Escrita. Didática: Métodos, Técnicas, Livro Didático, Recursos / Material Didático. Educação em âmbito global. Atualidades. Projeto Político Pedagógico. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Metodologia de Ensino: de português. Relacionamento: Professor x Aluno. Função e Papel da Escola; Conteúdo específico de Português.
- PROFESSOR DE ARTES: Educação em âmbito global. Atualidades. Projeto Político Pedagógico. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Metodologia de Ensino de Arte: Relacionamento: Professor x Aluno. Função e Papel da Escola; Relacionamento pessoal e interpessoal. Conhecimentos artísticos, estéticos e culturais produzidos historicamente e em produção pela humanidade; Conceitos de som, forma e linhas, cores, expressão corporal, movimento, espaço e tempo nas linguagens artísticas: musical, visual, cênica, articulados aos processos de contextualização, música, produção artística e leitura de imagens e de obras de arte. Currículo Escolar: sentido amplo e específico, planejamento curricular, interdisciplinaridade, diversidade.
- PROFESSOR DE LINGUA ESTRANGEIRA – INGLÊS: Educação em âmbito global. Atualidades. Projeto Político Pedagógico. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Metodologia de Ensino. Relacionamento: Professor x Aluno. Função e Papel da Escola; Relacionamento pessoal e interpessoal. Compreensão e interpretação de frase, palavra, verbos ou texto em inglês.
- PROFESSOR DE LINGUA ESTRANGEIRA – ESPANHOL: Educação em âmbito global. Atualidades. Projeto Político Pedagógico. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Metodologia de Ensino. Relacionamento: Professor x Aluno. Função e Papel da Escola; Relacionamento pessoal e interpessoal. Compreensão e interpretação de frase, palavra, verbos ou texto em espanhol.
- PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA – Licenciatura: Educação em âmbito global. Atualidades. Relacionamento: Professor x Aluno. Princípios, Finalidades e Objetivos da Educação Física. Fundamentos, Regras Equipamentos e Instalações Utilizadas nos Esportes: Atletismo, Basquetebol, Handebol, Futebol e Voleibol. Conceitos: Anatomia, Biometria, Biomecânica. Fisiologia do Esforço e Socorros de Urgência. Efeitos Fisiológicos dos Exercícios, Recreação, Ginástica e Dança. Jogos e Técnicas de Jogos Infantis Organizados. Desenvolvimento Infantil. Práticas Desportivas, Modalidades e Regramentos. Habilidades para Trabalhar as Diferenças Individuais. Interdisciplinaridade, Estratégias para Elaborar um Planejamento, Afetividade/Valores em Sala de Aula. A importância da educação física escolar para o desenvolvimento motor. A importância das valências físicas e seu desenvolvimento.
- PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA – Bacharelado: Relacionamento: Professor x Aluno. Princípios, Finalidades e Objetivos da Educação Física. Fundamentos, Regras Equipamentos e Instalações Utilizadas nos Esportes: Atletismo, Basquetebol, Handebol, Futebol e Voleibol. Os esportes coletivos e individuais. A importância da iniciação esportiva e os cuidados com a especialização precoce. A iniciação esportiva e o desenvolvimento motor, agilidade, flexibilidade e lateralidade. O papel do professor na iniciação esportiva. As fases da divisão da iniciação esportiva. Desenvolvimento da criatividade tática nos esportes. Desenvolvimento das noções táticas e técnicas no esporte.
Conferiu todo o texto? Deseja fazer o certame? Então comece a se preparar com as Apostilas Solução e tenha um resultado positivo! Bons estudos e boa prova!!!
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