Atenção, concurseiros! O concurso da Prefeitura de Rorainópolis, localizada em Roraima, está ofertando 40 vagas para o cargo de Guarda Civil, de nível médio. As inscrições do certame já tiveram início, não perca essa chance! Ficou interessado(a)? Venha saber mais!
Prepare-se para Concurso
Como posso me inscrever no concurso da Prefeitura de Rorainópolis?
As inscrições para o concurso da Prefeitura de Rorainópolis já estão abertas! Os interessados terão até o dia 31 de outubro de 2024 para realizar suas inscrições, através do site da banca organizadora do certame, a Fundação Ajuri.
Para homologar sua inscrição o candidato deve efetuar o pagamento do boleto bancário, no valor fixo de R$ 125,00, até o último dia reservado para as inscrições.
Esse certame não oferece oportunidade para solicitar a isenção das taxas de inscrição.
Quais cargos, vagas e salários estão sendo ofertados?
O concurso da Prefeitura de Rorainópolis está ofertando 40 vagas, sendo 20 vagas imediatas e 20 vagas de cadastro reserva, para o cargo de Guarda Civil Municipal, que exige nível médio de escolaridade.
A remuneração inicial do cargo é de R$ 1.421,00, mais 30% a título de periculosidade, sob o salário base, e mais adicional noturno (quando houver), + auxílio alimentação (quando houver), para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.
O que faz um Guarda Municipal?
De acordo com o edital, essas são as atribuições dadas ao cargo de Guarda Civil Municipal de Rorainópolis:
- Zelar pelos bens, equipamentos e prédios públicos do Município;
- Prevenir e inibir, pela presença e vigilância, bem como coibir, infrações penais ou administrativas e atos infracionais que atentem contra os bens, serviços e instalações municipais;
- Atuar, preventiva e permanentemente, no território do Município, para a proteção sistêmica da população que utiliza os bens, serviços e instalações municipais;
- Colaborar, de forma integrada com os órgãos de segurança pública, em ações conjuntas que contribuam com a paz social;
- Colaborar com a pacificação de conflitos que seus integrantes presenciarem, atentando para o respeito aos direitos fundamentais das pessoas;
- Proteger o patrimônio ecológico, histórico, cultural, arquitetônico e ambiental do Município, inclusive adotando medidas educativas e preventivas;
- Interagir com a sociedade civil para discussão de soluções de problemas e projetos locais voltados à melhoria das condições de segurança das comunidades;
- Estabelecer parcerias com os órgãos estaduais e da União, ou de Municípios vizinhos, por meio da celebração de convênios ou consórcios, com vistas ao desenvolvimento de ações preventivas integradas;
- Articular-se com os órgãos municipais de políticas sociais, visando à adoção de ações interdisciplinares de segurança no Município;
- Integrar-se com os demais órgãos de poder de polícia administrativa, visando a contribuir para a normatização e a fiscalização das posturas e ordenamento urbano municipal;
- Garantir o atendimento de ocorrências emergenciais, ou prestá-lo direta e imediatamente quando deparar-se com elas;
- Encaminhar ao delegado de polícia, diante de flagrante delito, o autor da infração, preservando o local do crime;
- Contribuir no estudo de impacto na segurança local, conforme plano diretor municipal, por ocasião da construção de empreendimentos de grande porte;
- Desenvolver ações de prevenção primária à violência, isoladamente ou em conjunto com os demais órgãos da própria municipalidade, de outros Municípios ou das esferas estadual e federal, e outras.
Quais são os requisitos para a investidura dos cargos?
Confira quais são os requisitos básicos exigidos para a nomeação e posse dos cargos ofertados:
- Ter sido aprovado e classificado no concurso público, na forma estabelecida neste Edital, em seus anexos e eventuais retificações.
- Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa, e, no caso desta última, estar amparado pelo Estatuto de Igualdade entre Brasileiros e Portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do art. 12 da Constituição Federal.
- Estar em pleno gozo dos direitos políticos
- Estar quite com as obrigações eleitorais.
- Estar quite com as obrigações militares (para os candidatos do sexo masculino).
- Ter, no mínimo, 18 anos completos no ato da posse.
- Não possuir antecedentes criminais.
- Estar apto, física e mentalmente, não apresentando deficiência que o incapacite para o exercício das funções do cargo, fato apurado pela Perícia Médica Oficial a ser designada.
- Ter conduta civil compatível com o cargo de Guarda Municipal, devidamente verificado em investigação social.
- Possuir idoneidade moral comprovada por investigação social e certidões expedidas pelo Poder Judiciário Estadual e Federal.
- Possuir obrigatoriamente Carteira Nacional de Habilitação AB.
- Possuir ensino nível médio completo de escolaridade e apresentar diploma ou certificado com histórico escolar, devidamente registrado, de conclusão de curso, conforme requisito do cargo, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, comprovado através da apresentação de original e cópia do respectivo documento.
- Não acumular cargos, empregos ou funções públicas, salvo nos casos constitucionalmente admitidos.
- Apresentar declaração de bens, incluindo os dos dependentes.
- Anular-se-ão sumariamente as inscrições e todos os atos dela decorrentes, inclusive sua habilitação e a classificação do candidato que não comprovar, no ato da nomeação, o preenchimento de todos os requisitos exigidos neste Edital e outros que lhe forem solicitados.
Como os candidatos do concurso da Prefeitura de Rorainópolis serão avaliados?
Os candidatos do concurso da Prefeitura de Rorainópolis serão avaliados por meio das seguintes etapas de seleção: prova objetiva, exame de aptidão física, avaliação psicológica, exames médicos e toxicológicos, investigação social e curso de formação inicial.
Vamos conferir com mais detalhes?
Prova Objetiva
A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, será aplicada na data prevista de 8 de dezembro de 2024, em horários e locais que ainda serão divulgados, com duração máxima de 5 horas.
A avaliação será composta de 40 questões de múltipla escolha que serão versadas sobre as seguintes disciplinas:
- Conhecimentos Gerais
- Língua Portuguesa: 10 questões
- Informática: 5 questões
- Legislação extravagante: 5 questões
- Conhecimentos Específicos – 20 questões
- Noções de Direito Administrativo;
- Noções de Direito Constitucional;
- Noções de Direito Penal;
- Noções de Direito Processual Penal;
- Noções de Direitos Humanos.
A prova objetiva terá valor total de 100 pontos, sendo aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 50 pontos.
Exame de Aptidão Física
O exame de aptidão física tem como objetivo avaliar a capacidade do candidato para suportar, física e organicamente, as exigências da prática de atividades físicas para desempenhar as tarefas típicas da categoria funcional.
Essa etapa será realizada em duas datas, na seguinte sequência:
- Primeiro dia – 11 de janeiro de 2025
- teste dinâmico em barra fixa;
- teste de flexão abdominal;
- flexão de braço;
- Segundo dia – 12 de janeiro de 2025
- teste de corrida de 12 minutos.
Se você busca ser aprovado neste concurso, nós temos material certo para você!
Ficha Técnica:
Inscrições: 11/09/2024 até 31/10/2024
Vagas: 40
Data da Prova: 08/12/2024
Confira o Edital: Baixar