Foi divulgado o Edital do Concurso Prefeitura de São Sebastião do Anta, no estado de Minas Gerais, que oferece 98 vagas imediatas para candidatos de todos os níveis de escolaridade, com salários que chegam a R$ 9,7 mil. Confira os detalhes ao decorrer do texto.
Inscrições do Concurso de São Sebastião do Anta – MG
As inscrições deverão ser realizadas através do site da banca organizadora Staff Concursos, a partir do dia 17 de agosto de 2020 até o dia 17 de setembro de 2020. Para efetuar a inscrição é necessário pagar uma taxa com valor referente ao nível do cargo desejado.
- Nível Fundamental Completo e Incompleto: R$ 40,00
- Nível Médio/Técnico: R$ 60,00
- Nível Superior: R$ 90,00
Haverá isenção do pagamento das taxas de inscrição para os candidatos que, em razão de limitações de ordem financeira, não possam arcar com o pagamento da mesma, podendo ser comprovada esta condição através da Declaração de Hipossuficiência Financeira, conforme modelo e comprovação de inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico, de que trata o Decreto Federal nº 6135, de 26/06/2007em situação válida.
Cargos, vagas e salários do Concurso Prefeitura de São Sebastião do Anta – MG?
São ofertadas 98 vagas para candidatos dos níveis Fundamental (completo e incompleto), Médio, Técnico e Superior, com salários que vão de R$ 1.045,00 a R$ 9.711,00 e jornadas de trabalho que variam de 20 a 40 horas semanais, dependendo do cargo. Abaixo estão a quantidade de oportunidades correspondentes a cada função.
Agente Comunitário de Saúde (10); Agente de Saúde (4); Assistente Administrativo (1); Assistente Social (1); Auxiliar Administrativo (8); Auxiliar de Saúde Bucal de PSF (1); Auxiliar de Secretaria Escolar (2); Auxiliar de Serviços Gerais (17); Bibliotecário (3); Engenheiro Civil (1); Fiscal de Vigilância Sanitária (1); Fiscal Municipal (1); Fisioterapeuta (1); Fonoaudiólogo (1); Gari (6); Médico de PSF (1); Mestre de Obras (1); Monitor de Creche Escolar (2); Monitor Escolar de Educação Infantil (1); Motorista (6); Operador de máquinas leves (1); Operador de máquinas pesadas (1); Operário (5); Técnico em Farmácia (1); Técnico em Segurança do Trabalho (1); Vigia (3); Pedagogo (1); Professor de Educação Básica I (11); Professor de Educação Básica II – Educação Física (2); Professor de Educação Básica II – Matemática (1); Professor de Educação Básica II – História (1) e Professor de Educação básica II – Ciências (1).
Quais são os requisitos básicos para a investidura nos cargos do Concurso de São Sebastião do Anta – MG?
Saiba quais são as exigências para que o candidato tome posse dos cargos ofertados:
- Ter sido aprovado no Concurso Público, na forma estabelecida no Edital;
- Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, em caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento de gozo de direitos políticos, na forma do disposto no art. 13 do Decreto nº 70.436, de 18 de abril de 1972 e art. 12, § 1º c/c art. 37, inciso I da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988;
- Possuir, na data da posse, certificado/diploma de acordo com as exigências do cargo, especificadas no Anexo III do Edital, obtido em instituição de ensino público ou privado, devidamente reconhecido pelo MEC;
- Estar em dia com as obrigações eleitorais;
- Estar em dia com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino;
- Ter idade mínima de 18 anos completos na data da posse;
- Ter aptidão física e mental para o pleno exercício das atribuições do cargo.
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Como serão as provas do Concurso Prefeitura de São Sebastião do Anta – MG?
O certame será composto pelas seguintes etapas:
- Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório (para todos os cargos);
- Prova Prática, de caráter eliminatório e classificatório (para os cargos de Motorista, Operador de Máquinas Leves e Operador de Máquinas Pesadas); e
- Prova de Títulos, de caráter classificatório (para os cargos de Pedagogo, Professor de Educação Básica I e Professor de Educação Básica II).
Prova Objetiva
A Prova Objetiva está prevista para ser realizada no dia 18 de outubro de 2020, tendo duração máxima de até 03 horas e contará com 30 questões de múltipla escolha. As disciplinas que versarão as provas variam conforme o cargo, são elas: Português, Matemática, Conhecimentos Pedagógicos, Código de Trânsito Brasileiro, Saúde Pública e Conhecimentos Específicos.
Será aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 50% (cinquenta por cento) do total de pontos das provas objetivas inerentes ao cargo.
Prova Prática
Motorista: A Prova Prática constará de condução do veículo micro-ônibus, em vias públicas da cidade, buscando evidenciar de forma profissional a postura do condutor candidato, com base no Código de Trânsito Brasileiro.
Operadores de Máquinas: A Prova Prática constará de operação na condução da máquina trator agrícola e os cuidados básicos com a mesma. Operar a máquina e equipamentos para desobstrução de vias, aração, gradeamento, nivelamento e tarefas correlatas, seguindo as orientações do examinador.
Prova de Títulos
Os Pontos por Títulos/Certificados são os descritos no quadro abaixo. Pontuação máxima: 9 (nove) pontos.
Conteúdo Programático
PORTUGUÊS
- PORTUGUÊS – ALFABETIZADOE FUNDAMENTAL INCOMPLETO Interpretação de texto. Sinônimos e Antônimos. Divisão silábica. Classificação das palavras quanto ao número de sílabas. Tipos de Frases e orações. Aumentativo e Diminutivo. Substantivos. Pronomes. Artigo e numeral. Ortografia (novo acordo ortográfico). Acentuação gráfica.
- PORTUGUÊS – ENSINO FUNDAMENTAL Noção de Gênero e tipos textuais. Leitura, compreensão e interpretação de texto de variados gêneros tanto da modalidade escrita; como fábulas, contos, notícias e etc.; como na modalidade falada; transcrições de telefonemas, conversações e bate papos. Tipologias textuais e suas estruturas gramaticais predominantes: Narração, descrição, argumentação, exposição e injunção. Análise semântica = valor que a palavra adquire no contexto, sinônimos, antônimos, parônimos e homônimos; linguagem denotativa e conotativa; Variantes linguísticas; linguagem oral e linguagem escrita; formal e informal; gíria; Sílaba = separação silábica, classificação das palavras quanto ao número de sílaba e sílaba tônica; Acentuação = acento agudo, circunflexo e grave; regras de acentuação; ocorrência da crase; Encontro vocálico, encontro consonantal e dígrafo; Ortografia; Pontuação = Empregar corretamente: ponto-final, ponto-e-vírgula, ponto-de-exclamação, pontode-interrogação, dois-pontos, reticências, aspas, parênteses, colchete e vírgula; Frases: tipos de frase; oração; período simples e composto por coordenação e subordinação; Morfologia – função, classificação, flexões e uso das classes gramaticais: Substantivos = tipos de substantivos, flexão dos substantivos em gênero, número e grau; Artigos = definidos e indefinidos; Adjetivos = classificação dos adjetivos, flexão dos adjetivos, adjetivos pátrios e locução adjetiva; Verbos = Flexões do verbo: modo, tempo e número; regulares, irregulares, auxiliares, abundantes e defectivos; forma verbal; vozes do verbo; tipos de verbo; Pronomes = pessoais do caso reto, oblíquo e de tratamento, indefinido, possessivo, demonstrativo, interrogativo, relativo; Numerais = flexão dos numerais e emprego; Preposições; Conjunções; Interjeições; Advérbios. Sujeito = tipos de sujeito; Predicado = tipos de predicado; Complemento verbal e nominal; Aposto; Vocativo; Concordância nominal e verbal; Regência nominal e verbal: Colocação pronominal; Estrutura e formação das palavras. Novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa.
- PORTUGUÊS – ENSINO MÉDIO E SUPERIOR Noção de Gênero e tipos textuais. Leitura, compreensão e interpretação de texto de variados gêneros tanto da modalidade escrita; como artigo de opinião, reportagem, parábolas, manifestos etc.; como na modalidade falada; transcrições de telefonemas, conversações e bate papos. Tipologias textuais e suas estruturas gramaticais predominantes: Narração, descrição, argumentação, exposição e injunção. Texto e contexto. Semântica – valor que a palavra adquire no contexto, sinônimos, antônimos, parônimos e homônimos. Linguagem denotativa e conotativa. Figuras e vícios de linguagem. Variantes linguísticas. Linguagem oral e linguagem escrita. Formal e informal; gíria. Fatores de textualidade: Intencionalidade, informatividade, intertextualidade, aceitabilidade, situcionalidade, coesão e coerência. Sílaba = separação silábica, classificação das palavras quanto ao número de sílaba e sílaba tônica; Acentuação = acento agudo, circunflexo e grave; regras de acentuação; ocorrência da crase; Encontro vocálico, encontro consonantal e dígrafo; Ortografia; Pontuação = Empregar corretamente: ponto-final, ponto-e-vírgula, ponto de exclamação, ponto de interrogação, dois-pontos, reticências, aspas, parênteses, colchete e vírgula. Morfologia: Estrutura e formação de palavras. Classes de palavras – Função, uso e flexões: 1. Substantivos = tipos de substantivos, flexão dos substantivos em gênero, número e grau; 2. Artigos = definidos e indefinidos; 3. Adjetivos = classificação dos adjetivos, flexão dos adjetivos, adjetivos pátrios e locução adjetiva; 4. Verbos = Flexões do verbo: modo, tempo, número, pessoa e vozes verbais. 5. Pronomes = pessoais do caso reto, oblíquo e de tratamento, indefinido, possessivo, demonstrativo, interrogativo, relativo; 6. Numerais = flexão dos numerais e emprego; 7.Preposições; 8.Conjunções; 9. Interjeições; 10. Advérbios. Sintaxe: Frases: tipos de frase; oração; período simples e composto por coordenação e subordinação; Termos da oração = sujeito (tipos de sujeito) e predicado (tipos de predicado); complementos verbais e complementos nominais; aposto; vocativo; adjunto adnominal e adjunto adverbial; Concordância nominal e verbal; Regência nominal e verbal: Colocação pronominal; Funções das palavras que e se. Novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa.
MATEMÁTICA
- MATEMÁTICA – ALFABETIZADO E FUNDAMENTAL INCOMPLETO Sistema de Numeração Decimal; Sistema Romano de Numeração; Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão de Números Naturais; Números Racionais; Sistema Monetário, Medidas de Comprimento e Tempo; Geometria (Ponto, Plano, Retas); Figuras geométricas. Conjuntos. Sistema fracionário e porcentagem simples.
- MATEMÁTICA – ENSINO FUNDAMENTAL Números inteiros: operações e propriedades. Números racionais, representação fracionária e decimal: operações e propriedades. Expressões numéricas. Razão e proporção. Porcentagem. Regra de três simples. Juros simples – juros, capital, tempo, tarifas e montante. Equação de 1° grau. Sistema métrico: medidas de tempo, comprimento, superfície e capacidade. Relação entre grandezas: tabelas e gráficos. Raciocínio lógico. Resolução de situações problema
- MATEMÁTICA – ENSINO MÉDIO E SUPERIOR Números relativos inteiros e fracionários, operações e suas propriedades (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiação); Múltiplos e divisores, máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum; Frações ordinárias e decimais, números decimais, propriedades e operações; Expressões numéricas; Equações e inequações do 1° e 2° graus; Sistemas de equações do 1° e 2° graus; Estudo do triângulo retângulo; relações métricas no triângulo retângulo; relações trigonométricas (seno, cosseno e tangente); Teorema de Pitágoras; Ângulos; Geometria – Área e Volume; Sistema de medidas de tempo, sistema métrico decimal; Números e Grandezas diretas e inversamente proporcionais, razões e proporções; Regra de três simples e composta; Porcentagem; Juros simples e composto – juros, capital, tempo, tarifas e montante; Média Aritmética simples e ponderada; Conjunto de Números Reais e Conjunto de Números Racionais; Problemas envolvendo os itens do programa. Função logarítmica; Progressões aritméticas e geométricas; Matrizes; Determinantes; Sistemas Lineares; Análise combinatória; Binômio de Newton; Porcentagem; Juros Simples e composto.
SAÚDE PÚBLICA
- SAÚDE PÚBLICA – NÍVEL MÉDIO Conhecimentos do Sistema Único de Saúde (SUS). Organização e princípios do SUS: Base legal. Controle Social no SUS. Processo saúde – doença. Noções de saneamento básico. Doenças transmissíveis evitáveis por vacinação. Doenças endêmicas no Brasil. Noções de vigilância epidemiológica. Sistemas de Informação em Saúde. O programa de saúde da família no Brasil. Doenças de Notificação Compulsória.
- SAÚDE PÚBLICA – NÍVEL SUPERIOR Organização dos serviços de saúde no Brasil. Organização e princípios do SUS. Modelo Assistencial e Financiamento. Planejamento e programação local de saúde. Política Nacional de Humanização. Sistema Único de Saúde – Princípios, Diretrizes e Controle Social. Política Nacional de Atenção Básica no SUS. Sistemas de Informação em Saúde. O programa de saúde da família no Brasil.
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS
- CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS (PROFESSORDE EDUCAÇÃO BÁSICA I) Projeto Político Pedagógico (caracterização, elaboração e execução); Instituições Colegiadas (composição, atribuições e participação dos segmentos); A relação escola, comunidade e família; O trabalho escolar e o processo de inclusão; Currículo e Avaliação; A contextualização dos currículos (interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e multidisciplinaridade); Avaliação da aprendizagem (conceitos, tipos, processos e instrumentos); Tempos e Espaços Escolares; Parâmetros Curriculares Nacionais; Leitura, Escrita e os Processos de Aprendizagem na Alfabetização; Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 09 anos (Resolução CNE/CEB nº07 de 14/12/2010). Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica (Resolução CNE/CEB nº04 de 13/07/2010).
- CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS (PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA II) Alfabetização e Letramento. Conhecimento Didático, o processo de ensino-aprendizagem. A educação pública como instrumento de inclusão social. As Instituições Colegiadas (composição, atribuições e participação dos segmentos). O Projeto Político Pedagógico da escola (caracterização, elaboração e execução). O cuidar e o Educar. O trabalho escolar e o processo educacional. A organização curricular compromissada com a aquisição de competências e habilidades. A contextualização dos currículos. Os processos de avaliação da aprendizagem. A organização dos tempos e dos espaços escolares. A relação currículo e avaliação. Visão Interdisciplinar e Transversal do Conhecimento. Multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade na educação. As Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n°9394/96 de 20/12/1996). Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica (Resolução CNE/CEB nº04 de 13/07/2010). Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (Resolução CNE/CEB nº02 de 30/01/2012); Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos (Resolução CNE/CEB nº03 de 15/06/2010). Decreto nº 7611, de 17 de novembro de 2011. Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei nº 8.069, de 13 de Julho de 1990. Lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007.
Conferiu todo o texto? Deseja fazer o certame? Então comece a se preparar com as Apostilas Solução e tenha um resultado positivo! Bons estudos e boa prova!!!
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Ficha Técnica:
Inscrições: 17/08/2020 a 17/09/2020
Vagas: 98
Data da Prova: 18/10/2020
Confira o Edital: Baixar