Olá concurseiros que se interessam em realizar o Concurso TRE-GO (Tribunal Regional Eleitoral de Goiás), há grandes possibilidades de um novo certame do órgão ser realizado em 2021. Confira os detalhes ao decorrer do texto.
De acordo com a Seção de Seleção e Gestão de Desempenho do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás deu início aos estudos para um novo concurso TRE GO, que deve ser realizado neste ano.
Algumas questões devem ser levadas em consideração pela Administração do TRE-GO, para que o edital seja publicado. Como por exemplo:
- viabilidade orçamentária e financeira;
- autorização para provimentos de cargos vagos no ano de 2021, aguardada por meio de alteração da Portaria TSE n. 671/2017, que trata da suspensão de provimentos no âmbito da Justiça Eleitoral;
- entraves relativos à pandemia de Covid-19, que limita as possibilidades de aplicação de provas presenciais atualmente.
Após esses entraves administrativos, o Tribunal poderá abrir um certame para preencher cargos vagos. Um documento foi enviado à Diretoria-Geral, que deverá negar ou atender o pedido para o novo certame.
“Encaminhe-se os presentes à apreciação pela douta Diretoria-Geral desta Corte, com o propósito de, s.m.j., decidindo-se a Administração pela realização do certame, seja solicitada a abertura de créditos adicionais especiais, no orçamento do exercício atual, necessários para a realização do concurso público pretendido”, afirmou o documento.
Segundo informações do Portal de Transparência do TRE GO, atualmente existem 11 cargos vagos possíveis de provimento. Além disso, mais de 80 candidatos aprovados no certame realizado em 2015, já foram nomeados.
Os onze cargos vagos são distribuídos da seguinte forma:
- Analista Judiciário: 05 vagas; e
- Técnico Judiciário: 06 vagas.
Último Concurso TRE GO
O último certame do Tribunal Eleitoral de Goiás ocorreu no ano de 2015. Na época foram ofertadas 14 vagas imediatas mais formação de cadastro reserva, destinadas aos cargos de Analista e Técnico Judiciário. As oportunidades foram distribuídas da seguinte forma:
Analista Judiciário na Área Administrativa (Cadastro Reserva); Analista Judiciário na Área Judiciária (3); Técnico Judiciário na Área Administrativa (10); e Técnico Judiciário na Área de Apoio Especializado em Programação de Sistemas (1).
Provas do Concurso TRE-GO 2015
O certame foi composto pelas seguintes etapas:
- Prova Objetiva (para todos os cargos); e
- Prova Discursiva (apenas para os cargos de nível Superior).
Prova Objetiva
A Prova Objetiva foi constituída de 120 questões de múltipla escolha, sendo 50 questões de Conhecimentos Básicos e 70 questões de Conhecimentos Específicos. As disciplinas que versaram as provas foram:
Analista Judiciário – área administrativa
- Língua portuguesa
- Noção de informática
- Normas aplicáveis aos servidores públicos federais
- Noções de direito administrativo
- Noções de direito constitucional
- Noções de direito eleitoral
- Noções de administração geral e pública
- Noções de administração financeira e orçamentária
Analista Judiciário – área judiciária
- Língua portuguesa
- Noção de informática
- Normas aplicáveis aos servidores públicos federais
- Direito administrativo
- Direito constitucional
- Direito eleitoral
- Direito civil
- Direito processual civil
- Direito penal
- Direito processual penal
Técnico Judiciário – área administrativa
- Língua portuguesa
- Noção de informática
- Normas aplicáveis aos servidores públicos federais
- Noções de direito administrativo
- Noções de direito constitucional
- Noções de direito eleitoral
- Noções de administração pública
- Noções de administração e recursos materiais
Técnico Judiciário – área programação e sistemas
- Língua portuguesa
- Raciocínio lógico
- Normas aplicáveis aos servidores públicos federais
- Programação de sistemas
As provas tiveram o valor de 120 pontos. Para não ser desclassificado do certame, os candidatos não podiam obter nota inferior a 20 pontos na avaliação de conhecimentos básicos, nota inferior a 30 pontos na prova de conhecimentos específicos e não ter menos de 50 pontos no conjunto das avaliações.
Prova discursiva
Na prova discursiva os candidatos tiveram que produzir uma redação dissertativa acerca dos objetos de avaliação dos respectivos cargos.
A avaliação discursiva tinha o valor de 10 pontos.
Conteúdo Programático
CONHECIMENTOS BÁSICOS PARA OS CARGOS DE NÍVEL MÉDIO E SUPERIOR
- LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 3.1 Emprego das letras. 3.2 Emprego da acentuação gráfica. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego/correlação de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.2 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Emprego dos sinais de pontuação. 5.4 Concordância verbal e nominal. 5.5 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.6 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescritura de frases e parágrafos do texto. 6.1 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.2 Retextualização de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7 Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República). 7.1 Adequação da linguagem ao tipo de documento. 7.2 Adequação do formato do texto ao gênero.
- NOÇÕES DE INFORMÁTICA: (EXCETO PARA O CARGO TÉCNICO JUDICIÁRIO – ÁREA: APOIO ESPECIALIZADO – ESPECIALIDADE: PROGRAMAÇÃO DE SISTEMAS): 1 Noções de sistema operacional (ambientes Linux e Windows). 2 Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes LibreOffice e OpenOffice). 3 Redes de computadores. 3.1 Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet. 3.2 Programas de navegação (Microsoft Internet Explorer, Mozilla Firefox e Google Chrome). 3.3 Ferramentas de correio eletrônico web (gmail, yahoo e zimbra). 3.4 Sítios de busca e pesquisa na Internet. 3.5 Grupos de discussão. 3.6 Redes sociais. 3.7 Computação na nuvem (cloud computing). 4 Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 4.1 Compartilhamento de arquivo. 5 Segurança da informação. 5.1 Procedimentos de segurança. 5.2 Noções de vírus, worms e pragas virtuais. 5.3 Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, antispyware etc.). 5.4 Procedimentos de backup. 5.5 Armazenamento de dados na nuvem (cloud storage). 6 Ensino a distância – EAD e suas tecnologias.
- RACIOCÍNIO LÓGICO: (SOMENTE PARA O CARGO TÉCNICO JUDICIÁRIO – ÁREA: APOIO ESPECIALIZADO – ESPECIALIDADE: PROGRAMAÇÃO DE SISTEMAS) 1 Estruturas lógicas. 2 Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões. 3 Lógica sentencial (ou proposicional): proposições simples e compostas; tabelas-verdade; equivalências; leis De Morgan; diagramas lógicos. 4 Lógica de primeira ordem. 5 Princípios de contagem e probabilidade. 6 Operações com conjuntos. 7 Raciocínio lógico envolvendo problemas aritméticos, geométricos e matriciais .
- NORMAS APLICÁVEIS AOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS: 1 Ética no serviço público. 1.1 Comportamento profissional. 1.1.1 Atitudes no serviço. 1.1.2 Organização do trabalho. 1.1.3 Prioridade em serviço. 2 Regime jurídico dos servidores públicos civis da União (Lei nº 8.112/1990 e suas alterações). 2.1 Provimento, vacância, remoção, redistribuição e substituição. 2.2 Direitos e vantagens. 2.3 Regime disciplinar. 2.3.1 Deveres, proibições, acumulação, responsabilidades, penalidades. 2.3.2 Processo administrativo disciplinar. 3 Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Goiás.
Para mais informações referentes ao Concurso TER-GO, fique atento as publicações do Blog Editora Solução.
Vagas: 11