Atenção concurseiros: No último dia 13 de dezembro, foi sancionada pelo governador do Distrito Federal, a Lei N° 7.002 que cria o cargo de Policial Penal. A alteração da nomenclatura já estará em vigor para o próximo Concurso Agepen-DF.
Segundo a lei sancionada, as funções de Agente de Execução Penal e a carreira de Execução Penal passarão a ser denominadas, respectivamente, Policial Penal e carreira de Polícia Penal do Distrito Federal. A partir desta mudança, os profissionais possuirão o poder de investigação, além da garantia de salários e benefícios compatíveis com a classe.
A classe também está em grande expectativa pela reestruturação da carreira. As alterações que estão previstas irão agregar bastante, não apenas aos servidores em exercício, mas também aos próximos que serão aprovados no próximo concurso.
Quantas vagas serão ofertadas no Concurso Agepen-DF?
O concurso Polícia Penal DF conta com 1.179 vagas autorizadas, todas elas serão direcionadas para o cargo de Policial Penal. 400 vagas serão de caráter imediato e 779 para compor o cadastro de reserva.
Para atuar como Policial Penal é necessário ter nível superior em qualquer área. As remunerações iniciais para o cargo são de R$4.745.
Os candidatos aprovados poderão contar também com benefícios como auxílio-alimentação, gratificação por habilitação em atividades penitenciárias e adicionais por tempo de serviço e insalubridade.
A expectativa é de que o Governo do Distrito Federal convoque os candidatos aprovados nas vagas de caráter imediato até junho de 2022.
Último edital do Concurso Agepen-DF
O último edital para Agente de Execução Penal (futuro policial penal) foi publicado há sete anos. Na ocasião, a banca organizadora responsável pelo concurso foi a Fundação Universa.
Foram ofertadas 1.100 vagas, 200 vagas imediatas e 900 para formação de cadastro reserva.
Os candidatos participantes da seleção precisaram passar por duas fases de avaliação, a primeira das fases conteve quatro etapas distintas, conforme vemos abaixo:
- Prova objetiva;
- Teste de Aptidão Física (TAF);
- Avaliação psicológica; e
- Sindicância de vida pregressa e investigação social.
Como foi a última prova?
Com relação à prova objetiva, a mesma teve 150 questões, do tipo certo ou errado. As questões abordadas foram distribuídas pelas disciplinas de Conhecimentos Básicos e Conhecimentos Específicos.
Na avaliação de Conhecimentos Básicos, foram abordados conteúdos de Língua Portuguesa, Atualidades, Noções de Informática e Raciocínio Lógico.
Enquanto na prova de Conhecimentos Específicos o participante foi avaliado por questões sobre noções de Direito Constitucional, Administrativo, Penal, Processual Penal e de Direitos Humanos.