O Concurso Agepen-DF é mais um que parece estar a caminho para o ano de 2022. Confira os detalhes ao decorrer do texto.
O Sindicato dos Policiais Penais do DF (Sinpol) reforçou o Edital em reunião com o novo secretário de Administração Penitenciária do DF, Delegado Wenderson Teles.
O Sinpol-DF relatou através das redes sociais que, no encontro, o sindicato defendeu a posição dos policiais penais do DF dentro da estrutura, reforçando a expectativa da prioridade da “transição institucional já em curso no Sistema Penitenciário do Distrito Federal”.
Quantas vagas serão ofertadas no Concurso Agepen-DF?
O concurso Polícia Penal DF conta com 1.179 vagas autorizadas, todas elas serão direcionadas para o cargo de Policial Penal. 400 vagas serão de caráter imediato e 779 para compor o cadastro de reserva.
Para atuar como Policial Penal é necessário ter nível superior em qualquer área. As remunerações iniciais para o cargo são de R$4.745.
Os candidatos aprovados poderão contar também com benefícios como auxílio-alimentação, gratificação por habilitação em atividades penitenciárias e adicionais por tempo de serviço e insalubridade.
A expectativa é de que o Governo do Distrito Federal convoque os candidatos aprovados nas vagas de caráter imediato até junho de 2022.
Último edital do Concurso Agepen-DF
O último edital para Agente de Execução Penal (futuro policial penal) foi publicado há sete anos. Na ocasião, a banca organizadora responsável pelo concurso foi a Fundação Universa.
Foram ofertadas 1.100 vagas, 200 vagas imediatas e 900 para formação de cadastro reserva.
Os candidatos participantes da seleção precisaram passar por duas fases de avaliação, a primeira das fases conteve quatro etapas distintas, conforme vemos abaixo:
- Prova objetiva;
- Teste de Aptidão Física (TAF);
- Avaliação psicológica; e
- Sindicância de vida pregressa e investigação social.
Como foi a última prova?
Com relação à prova objetiva, a mesma teve 150 questões, do tipo certo ou errado. As questões abordadas foram distribuídas pelas disciplinas de Conhecimentos Básicos e Conhecimentos Específicos.
Na avaliação de Conhecimentos Básicos, foram abordados conteúdos de Língua Portuguesa, Atualidades, Noções de Informática e Raciocínio Lógico.
Enquanto na prova de Conhecimentos Específicos o participante foi avaliado por questões sobre noções de Direito Constitucional, Administrativo, Penal, Processual Penal e de Direitos Humanos.