Foi confirmado pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, um novo edital para o Concurso AGEPEN-DF com previsão de lançamento em 2022.
Segundo informações, há uma programação para que os aprovados de 2015 sejam nomeados no ano que vem, logo em seguida, o edital do novo Concurso AGEPEN-DF será publicado.
Vale ressaltar que, a Secretaria de Administração Penitenciária do DF (Seape DF) já possui inclusive um cronograma preparado e um projeto básico pronto para nortear a nova seleção que está prevista.
As empresas interessadas em atuar na organização do certame já podem enviar suas propostas para a organização do evento.
Quais são os pré-requisitos para se inscrever no Concurso AGEPEN-DF?
A previsão inicial é de que as avaliações sejam aplicadas entre fevereiro ou março de 2022 com a oferta de 1.179 vagas.
O candidato que deseja disputar uma vaga deve possuir nível superior em qualquer área de formação. As remunerações variam de R$ 4.745,00 a R$ 6.369,83.
Vale lembrar que os aprovados que tem cursos de especialização com mais de 360 horas ou mestrados também poderão contar com a Gratificação por Habilitação em Atividades Penitenciárias (GHAP).
Sancionada lei que altera denominação de cargos
No dia 15 de novembro foi sancionada a lei que altera a denominação de cargo de Agente de Execução Penal e a carreira de Execução Penal. Com a nova lei, ambas passam a denominar-se, respectivamente, Polícia Penal e carreira da Polícia Penal do DF.
Ressaltando que esta alteração não acarretará em mudanças nas atribuições ou na estrutura da carreira.
Atualmente, a corporação contabiliza um total de 1.179 cargos vagos de Agente de Execução Penal na carreira de Execução Penal do Distrito Federal.
O Secretário de Segurança Pública, delegado Anderson Torres, destacou em recente entrevista a importância das contratações de novos Agentes:
“Ter expectativa de reforço no quadro de profissionais da Segurança Pública é sempre animador. Estamos sempre pensando à frente quanto a estratégia de melhora e otimização do Sistema Penitenciário do DF. Próximo passo é encaminhar o edital para apreciação da Procuradoria-Geral do Distrito Federal”, afirmou o Secretário.