Ótima notícia para os concurseiros do Acre: o Concurso Bombeiros-AC já tem comissão organizadora definida. Os nomes dos integrantes da comissão já constam no Diário Oficial do Estado da última segunda-feira (20).
A comissão foi formada por representantes dos seguintes órgãos e entidades:
- I – Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão – SEPLAG;
- II – Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre – CBMAC.
Com a comissão organizadora da seleção definida, a expectativa para a escolha da banca e publicação do edital fica ainda maior. A estimativa é de que o edital seja publicado logo no início de 2022.
Aguarda-se que o edital do Concurso Bombeiros-AC venha a ofertar um total de 144 vagas. Mas esse quantitativo é apenas uma estimativa equivalente aos cargos vagos na corporação e pode aumentar com a publicação do edital.
Quantitativo de vagas ofertadas ainda não é o suficiente para a corporação
Através das redes sociais, a Associação das Praças Bombeiros Militares do Acre (APRABMAC) relatou que as 140 vagas que serão ofertadas no concurso ainda não são suficientes para a demanda da corporação.
“Antes tarde do que nunca! Atualmente temos menos de 340 bombeiros na caserna. A Lei Complementar 164/2006 prevê, em um de seus anexos, que deveríamos ter 1.765. Com mais 140 homens e mulheres ainda seguiremos longe do ideal, mas é um alento. Detalhe: entre a publicação do edital do certame e o final do curso de soldado (última fase do concurso) poderemos estar nos últimos meses do atual mandatário (2019-2022)”, informou a Associação.
Os candidatos que desejam concorrer a uma vaga de Soldado no Corpo de Bombeiros do Acre devem apresentar o nível médio completo. Os aprovados poderão contar com salários que variam de R$4.344,22 a R$5.007,40.
A Procuradoria-Geral do Estado já emitiu parecer favorável à realização da seleção. Vale lembrar que o Corpo de Bombeiros solicitou aproximadamente 180 vagas, mas o quantitativo ficou restrito ao déficit atual no quadro de servidores da corporação, que equivale a 144 vagas.