Atenção, concurseiros! O concurso CGU aplicará suas provas no próximo fim de semana e os candidatos já podem consultar os locais de avaliação. Você realizará o exame? Então saiba mais detalhes!
A banca FGV disponibilizou para os candidatos do Concurso da Controladoria Geral da União o local onde as provas serão realizadas. A consulta, portanto, pode ser feita pela página oficial do certame CGU.
É importante dizer, portanto, que, no dia 20 de março, próximo domingo, os candidatos realizarão:
- Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório; e, ademais,
- Prova Discursiva, de caráter eliminatório e classificatório.
Além dessas fases de avaliação de conhecimentos, posteriormente, os candidatos serão submetidos também à Perícia Médica dos candidatos que se declararem com deficiência e, por fim à Heteroidentificação dos candidatos que se declararem negros, de caráter unicamente eliminatório.
Para as provas do próximo fim de semana, os concorrentes precisam se atentar aos horários, uma vez que a Prova dos Técnicos acontecerá no período da manhã, e para os Auditores, em ambos os turnos – manhã e tarde.
Por fim, as provas serão aplicadas nas seguintes capitais:
- Brasília (DF);
- Porto Alegre (RS);
- Recife (PE);
- São Paulo (SP);
- Rio Branco (AC);
- Manaus (AM);
- Macapá (AP);
- Belém (PA);
- Porto Velho (RO);
- Boa Vista (RR); e, por fim,
- Palmas (TO).
Como serão as provas objetivas?
A Prova Objetiva para o cargo Técnico Federal de Finanças e Controle será composta por 80 questões, sendo 30 de conhecimentos básicos e 50 de conhecimentos específicos. As questões se distribuirão conforme a tabela:
Enquanto isso, a Prova para o cargo de Auditor Federal será composta por 110 questões, valendo 1 ponto cada, as quais serão assim distribuídas:
- 30 (trinta) questões de conhecimentos básicos;
- 40 (quarenta) questões de conhecimentos específicos; e
- 40 (quarenta) questões de conhecimentos especializados.
Vale mencionar que os Conhecimentos Especializados variam de acordo com a área de atuação do cargo escolhido.
Vagas e cargos do concurso CGU
A divisão exata das 375 vagas do concurso público é a seguinte: serão 300 vagas somente para o cargo de Auditor (nível superior), enquanto que as demais 75 são para Técnicos (nível médio).
Vale dizer ainda que ambas carreiras ofertam oportunidades em diversas áreas de atuação, ou seja, podem exigir diplomas de formações específicas.
Requisitos
Auditor Federal de Finanças e Controle (AFFC): Diploma ou certificado, devidamente registrado, de curso de ensino superior em qualquer área de formação, inclusive licenciatura plena, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC);
Técnico Federal de Finanças e Controle (TFFC): Certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino médio ou de curso técnico equivalente, expedido por Instituição de Ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).