Olá concurseiros que se interessam em realizar o Concurso CGU (Controladoria-Geral da União). De acordo com ministro, o edital deve ser publicado muito em breve. Confira os detalhes ao decorrer do texto.
Através de resposta nas redes sociais, o ministro Wagner Rosário informou que publicar o edital até o dia 15 de novembro, “é impossível”, mas que o trabalho continua para que o documento saia o quanto antes.
“Na primeira quinzena de novembro será impossível. Estamos trabalhando para que a publicação do edital ocorra o mais rápido possível.”
Banca organizadora
Foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira, dia 05 de novembro, o extrato de dispensa de licitação que confirma a FGV (Fundação Getúlio Vargas) como banca organizadora do concurso da Controladoria-Geral da União.
Edital do Concurso CGU
Foi publicada uma portaria no Diário Oficial da União do dia 27 de agosto, assinada pelo secretário especial de desburocratização, Caio Mario Paes de Andrade, que autoriza a redução do prazo entre o Edital e as provas do Concurso CGU. Com isso, os exames podem ser aplicados ainda neste ano.
Portaria:
“Art. 1º Autorizar a redução, para dois meses, do prazo de antecedência mínima entre a publicação do edital do concurso público e a realização da primeira prova no certame, autorizado pela Portaria SEDGG/ME nº 8.949, de 26 de julho de 2021, para provimento de 375 (trezentos e setenta e cinco) cargos do quadro de pessoal da Controladoria-Geral da União”.
Concurso CGU: detalhes
O certame ofertará 375 vagas, sendo 300 oportunidades para Auditores Federais e as outras 75 restantes para Técnicos Federais.
Os salários do Concurso CGU são muito atrativos. Para o cargo de Técnico, de nível médio, a remuneração é de R$ 7.283,31, enquanto para o de Auditor, o vencimento é de R$ 19.197,06.
Como foram as últimas provas do concurso CGU?
O último concurso CGU para contratar Técnicos e Analistas aconteceu em 2008 e contou com as seguintes etapas de avaliação:
- Prova Objetiva;
- Prova Discursiva, exclusivamente para o cargo de Analista;
- Sindicância de vida Pregressa; e
- Curso de Formação.
Para o cargo de Analista, três Provas Objetivas foram aplicadas, além da Prova Discursiva. As matérias cobradas foram:
Prova I
- Língua Portuguesa;
- Língua Inglesa ou Língua Espanhola;
- Raciocínio Lógico- Quantitativo;
- Conhecimentos Gerais; e
- Administração Pública
Prova II
- Direito Constitucional;
- Direito Administrativo;
- Adm. Financeira e Orçamentária; e
- Técnicas de Controle.
Prova III
- Conhecimentos Específicos.
Prova Discursiva
Consistiu no desenvolvimento de tema referente ao conteúdo programático da disciplina Administração Pública e Conhecimentos Básicos – comum a todas as Áreas.
Para o cargo de Técnico, foi aplicada somente uma Prova Objetiva com os seguintes temas:
- Língua Portuguesa;
- Raciocínio Lógico-Quantitativo;
- Conhecimentos Gerais;
- Informática;
- Direito Constitucional;
- Matemática;
- Língua Inglesa ou Língua Espanhola;
- Legislação Aplicada à CGU e Regime Jurídico dos Servidores Públicos