Olá concurseiros que se interessam em realizar o Concurso CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear). A autarquia federal vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, deve abrir seleções em breve! O órgão solicitou 798 vagas ao Ministério da Economia.
As oportunidades solicitadas foram para cargos de níveis Médio/Técnico e Superior, distribuídas da seguinte forma:
- Analista em Ciência e Tecnologia Júnior: 139 vagas;
- Assistente em Ciência e Tecnologia: 81 vagas;
- Pesquisador: 73 vagas;
- Tecnologista Júnior: 319 vagas;
- Técnico: 186 vagas.
Atualmente as remunerações variam de R$ 1.966,78 (menor valor da classe Auxiliar, padrão I, nível médio) a R$ 7.236,29 (valor referente à classe de Pesquisador – Assistente de Pesquisa, no padrão I, sem as titulações).
São atribuições dos cargos do CNEN
Analista em Ciência e Tecnologia Júnior
Desempenha atribuições de nível superior. Segundo o último edital, são tarefas voltadas às atividades especializadas de apoio à direção, coordenação, organização, planejamento, controle e avaliação de projetos de pesquisa e desenvolvimento na área de Ciência e Tecnologia.
Assistente em Ciência e Tecnologia
É um cargo de nível intermediário. O servidor fornece suporte e apoio técnico especializado às atividades de direção, coordenação, organização, planejamento, controle e avaliação de projetos de pesquisa e desenvolvimento na área de Ciência e Tecnologia.
Tecnologista Júnior
Cargo de nível superior que desempenha atividades especializadas de apoio à direção, coordenação, organização, planejamento, controle e avaliação de projetos de pesquisa e desenvolvimento na área de Ciência e Tecnologia.
Técnico
Ocupação de nível intermediário. Realiza atividades específicas de pesquisa e desenvolvimento tecnológico na área de Ciência e Tecnologia.
Pesquisador
Cargo de nível superior específico. De acordo com o último edital (2010), executa tarefas típicas de profissionais habilitados a exercer determinadas funções de pesquisa científica e tecnológica.
Último Concurso CNEN
O último certame da Comissão Nacional de Energia Nuclear ocorreu no ano de 2014, e na época foram ofertadas 86 vagas para cargos de níveis Médio e Superior, sendo eles: Tecnologista, Técnico, Analista em Ciência/Tecnologia e Assistente em Ciência/Tecnologia.
As oportunidades foram distribuídas pelas seguintes cidades: São Paulo, Sorocaba (SP), Goiânia (GO), Rio de Janeiro (RJ), Caetité (BA), Recife (PE), Belo Horizonte e Poços de Caldas (MG).
Provas do Concurso CNEN 2014
O certame foi composto das seguintes etapas:
- Para o cargo de Tecnologista foram aplicadas provas objetivas de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório; prova oral, de caráter eliminatório e classificatório; e avaliação de títulos e currículo, de caráter apenas classificatório.
- Para o cargo de Técnico foram aplicadas provas objetivas de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório; e avaliação de títulos e currículo, de caráter apenas classificatório.
- Para o cargo de Analista em Ciência e Tecnologia foram aplicadas provas objetivas de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório; prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório; e avaliação de títulos e currículo, de caráter apenas classificatório.
- Para o cargo de Assistente em Ciência e Tecnologia foram aplicadas provas objetivas de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório; e avaliação de títulos e currículo, de caráter apenas classificatório.
As Provas Objetivas contaram com 100 questões de múltipla escolha, tendo valor total de 100 pontos. As disciplinas que versarão as provas foram:
- Língua Portuguesa;
- Língua Inglesa;
- Raciocínio Lógico;
- Conhecimentos Específicos.
Foi considerado aprovado o candidato que obteve, no mínimo, 60% (sessenta por cento) de aproveitamento dos pontos das provas objetivas de múltipla escolha e que obteve aproveitamento mínimo de 20% (vinte por cento) dos pontos de cada disciplina.
Conteúdo Programático
Conhecimentos Gerais
Língua Portuguesa – Nível Superior
Morfologia: Estrutura e formação de palavras. Classes de palavras e seu emprego. Flexões: gênero, número e grau do substantivo e adjetivo. Sintaxe: Processos de coordenação e subordinação. Equivalência e transformação de estruturas. Discurso direto e indireto. Concordância nominal e verbal. Regência verbal e nominal. Crase. Pontuação. Interpretação de textos: Variedade de textos e adequação de linguagem. Estruturação do texto e dos parágrafos. Informações literais e inferências. Estruturação do texto: recursos de coesão. Significação contextual de palavras e expressões. Ponto de vista do autor. Figuras de linguagem.
Língua Portuguesa – Nível Intermediário
Procedimentos de leitura. Implicações do suporte do gênero e/ou do enunciador na compreensão do texto. Relações entre textos. Coerência e Coesão no processamento do texto. Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido. Figuras de linguagem.
Língua Inglesa – Comum
Compreensão de texto técnico escrito em Língua Inglesa. Gramática para a compreensão de conteúdos semânticos. Competência para entender e interpretar textos redigidos em inglês de nível intermediário e técnico. Domínio das seguintes estruturas gramaticais: artigos, substantivos, (gênero, número) plural dos substantivos, gêneros dos substantivos, uso dos possessivos, adjetivos (comparativos e superlativos regulares e irregulares),: demonstrativos, indefinidos, comparativos e superlativos, formas regulares e irregulares; possessivos. Pronomes: pronomes pessoais, possessivos, indefinidos, relativos. Verbos: formas e tempos verbais simples/compostos de verbos regulares, irregulares e modais, e os verbos anômalos. Advérbios: de frequência, de modo e intensidade. Preposições; Conjunções; Orações: estrutura das orações afirmativas, interrogativas e negativas. Numerais (leitura, escrita e representação dos sistemas de medidas), palavras cognatas. Tradução: conhecimento de vocabulário específico da área de tecnologia/gestão (ESP=English for Special Purposes).
Raciocínio Lógico – Comum
Lógica de argumentação: Proposição simples e proposição composta; Conectivos lógicos; Simbologia das proposições, lógicas de proposições; Tabelas verdade; Equivalência; Tautologia; Contradição; Contingência; Condições existentes na condicional; Proposições associadas ou relacionadas existentes na condicional; Argumento; Validade de um argumento; Principais regras de inferência; Quantificadores; Negação com quantificadores. Diagramas lógicos: Inclusão; Interseção; Disjunção. Lógica matemática qualitativa, Sequências Lógicas envolvendo Números, Letras e Figuras. Geometria básica. Álgebra básica e sistemas lineares.Calendários. Numeração. Razões Especiais. Análise Combinatória e Probabilidade. Progressões Aritmética e Geométrica. Conjuntos; as relações de pertinência, inclusão e igualdade; operações entre conjuntos, união, interseção e diferença. Comparações.
Para mais informações referentes ao Concurso CNEN, fique atento as publicações do Blog Editora Solução.