Notícia

Concurso COREN-SE: O Contrato com a banca organizadora foi assinado!

Olá concurseiros que se interessam em realizar o Concurso COREN-SE (Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe). O próximo certame está vez mais próximo, isso porque o contrato com a banca organizadora já foi assinado. Confira os detalhes ao decorrer do texto!

O Edital do próximo certame do Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe pode ser publicado a qualquer momento. O contrato com o Cebraspe, que será o responsável pela organização do Concurso COREN-SE que irá oferecer vagas para candidatos de níveis Médio e Superior foi assinado.

O extrato do contrato com a banca organizadora foi divulgado no Diário Oficial da União, do dia 22 de outubro de 2020. E, conforme informações do documento, a assinatura foi realizada no dia 08 de outubro.

O documento informa que a conselheira Clarice Fonseca Mandarino presidirá a comissão organizadora do concurso COREN-SE, que ainda conta com a participação dos seguintes membros:

  • Lucas Fernandes Araújo (Empregado público do COREN-SE);
  • Daniela de Santana Miranda (Empregada pública do COREN-SE);
  • Igor Fernando Acioly Silva Baima (Representante do SINDISCOSE);
  • Gabriela de Carvalho Lima Pereira (Representante do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe-SEESE).

Concurso COREN SE

Ainda não se sabe a quantidade de vagas que serão ofertadas, porém, tem a possibilidade de o certame contar com 03 vagas de caráter imediato, sendo 01 vaga para o cargo de Técnico Administrativo e 02 vagas para a carreira de Enfermagem.

Essa previsão é com base no decreto divulgado no mês de outubro de 2019, onde foi publicada uma decisão para criação do cargo de Enfermeiro Fiscal. A publicação já informava o número de cargos vagos, conforme já informado.

Entretanto, essa é apenas uma estimativa. O edital do concurso COREN-SE pode ofertar um quantitativo de vagas maior, bem como oferecer oportunidades para formação de um cadastro reserva.

O que faz um Técnico Administrativo do COREN-SE?

Saiba quais são as atribuições do cargo:

Executar serviços de apoio nas diversas áreas administrativas e assessorias; Organizar e controlar correspondências, memorandos, ofícios, circulares, processos e demais documentos relativos a sua área, visando a otimização do atendimento das necessidades de sua chefia imediata e das demais áreas; Assistir a chefia imediata em assuntos de natureza administrativa e/ou técnica, executando, controlando e acompanhando o desenvolvimento das tarefas em sua área; Identificar necessidades de material, conferência no recebimento, armazenamento e conservação dos mesmos, mantendo atualizados os registros de estoque, assegurando o suprimento de materiais em sua área; Otimizar o uso dos recursos disponíveis; Fornecer apoio administrativo às equipes, participando, sob orientação, dos processos de execução dos serviços e atividades de sua área; Organizar e zelar pelos diversos bens de sua unidade de trabalho, disponibilizados para a execução das tarefas; Prestar atendimento ao público das mais variadas maneiras, tais como: atendimento telefônico, presencial, via e-mail, entre outros; Redigir correspondências, memorandos, ofícios, relatórios e outros trabalhos administrativos; Organizar o arquivo de documentos recebidos e emitidos da área; Elaborar tabelas e gráficos; Elaborar a programação visual gráfica e editoração de textos e imagens, sob supervisão; Pautar matérias, redigir artigos e assuntos referentes à divulgação, sob supervisão; Registrar fotograficamente os eventos promovidos pelo Conselho e quando da participação de conselheiros, quando solicitado. Enviar e receber malotes; Protocolar e arquivar e distribuir correspondências; Verificar, montar, organizar e registrar processos, verificando os documentos necessários para sua composição, numerando-os, visando controle e coerência; Requisitar serviços de manutenção de móveis, equipamentos, máquinas e instalações; Oferecer suporte a processos licitatórios com base nas diretrizes superiores, para aquisição de materiais, equipamentos e serviços; Providenciar junto a agências de viagens a emissão e reserva de passagens, assim como reserva em hotéis; Estimar preço junto a fornecedores, montando tabelas comparativas e relatórios de apoio à decisão; Exercer, sob supervisão, atividades impressão, gravação de fotolitos; realizar acabamentos diversos nos impressos do COFEN.

O que faz um Enfermeiro Fiscal do COREN-SE?

Saiba quais são as atribuições do cargo:

Executar, nos locais de trabalho, as ações fiscalizatórias do exercício da Enfermagem; realizar visitas de fiscalização na jurisdição do COREN-SE, de acordo com o planejamento elaborado e/ou não-programado, quando necessário; elaborar relatório ao término de cada visita fiscalizatória, com descrição das atividades realizadas; prestar orientações aos profissionais de Enfermagem e aos dirigentes dos serviços de saúde a respeito do COREN-SE, suas finalidades e suas atividades, no sentido de melhorar e aprimorar o atendimento de enfermagem à comunidade, divulgando Leis, Decisões, o Código de Ética e Resoluções; orientar os profissionais de Enfermagem quanto à importância da inscrição no COREN-SE e da compulsoriedade da anuidade; participar das reuniões do COREN-SE quando convocado; realizar palestras e reuniões de esclarecimentos na área de jurisdição do COREN-SE, sempre que necessário; participar de comissões, quando solicitado; receber denúncias e colher informações necessárias no sentido de avaliar a sua procedência e encaminhá-las à Chefia da Unidade; orientar o encaminhamento de denúncias; notificar e lavrar autos de infração de ilegalidades e irregularidades; orientar quanto à obrigatoriedade da Certidão de Responsabilidade Técnica, fornecendo requerimento próprio e demais documentos necessários; arquivar os documentos resultantes da fiscalização na pasta da instituição (de forma organizada); prestar orientação aos Atendentes de Enfermagem e assemelhados, informando-os quanto à obrigatoriedade da autorização de trabalho para esta categoria, fornecida pelo COREN-SE; participar de programas de divulgação do sistema COFEN/Conselhos Regionais, do COREN-SE e do sistema de fiscalização; realizar ato fiscalizatório em instituições de ensino de nível médio ou superior de Enfermagem, tendo em vista a legislação de Enfermagem e as normas pertinentes à educação, em consonância com as Secretarias de Educação, MEC ou órgão equivalente; prestar informações ao Plenário e à Diretoria do COREN-SE, sempre que solicitado; orientar os profissionais de Enfermagem e os dirigentes das instituições de saúde a corrigirem espontaneamente irregularidades, porventura constatadas e, se necessário, lavrar notificação e retornar para verificar se foram corrigidas; realizar visitas fiscalizatórias não-programadas, que lhe sejam determinadas pelo Chefe da Unidade de Fiscalização e/ou Diretoria. Executar outras atividades correlatas, bem como aquelas que, por sua natureza, estejam inseridas no âmbito de suas atribuições.

Último Concurso COREN-SE

O último certame do Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe ocorreu no ano de 2010. Na época foram ofertadas 24 vagas para os cargos de Advogado, Enfermeiro Fiscal, Técnico Administrativo, Técnico em Contabilidade e Técnico em Suporte.

Provas do Concurso COREN-SE 2010

O certame foi composto das seguintes etapas:

  • Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório (para todos os cargos); e
  • Prova de Títulos, de caráter classificatório (para os cargos de nível Superior).

Para os cargos de ensino médio, a Prova Objetiva contou com 40 questões de múltipla escolha, sendo 20 de conhecimentos básicos e 20 de conhecimentos específicos. Em conhecimentos básicos foram dez de língua portuguesa, cinco de fundamentos de informática e cinco de conhecimentos gerais de cultura sergipana. Em conhecimentos específicos, 14 de conhecimentos do cargo, duas de direito administrativo, duas de direito constitucional e duas de legislação específica.

Para enfermeiro foram dez de língua portuguesa, cinco de fundamentos de informática e cinco de conhecimentos gerais da cultura sergipana. Em conhecimentos específicos, oito de conhecimentos do cargo, duas de direito administrativo, duas de direito constitucional, uma de direito do trabalho e sete de legislação específica.

Conteúdo Programático Edital COREN-SE 2010

Conhecimentos Básicos

NÍVEL MÉDIO E TÉCNICO – TODOS OS EMPREGOS

  • Língua Portuguesa: Compreensão e interpretação de textos; Problemas da língua culta; Tipologia textual, fonética, crase; Ortografia; Classes de palavras; Análise sintática; Regência nominal e verbal; Concordância nominal e verbal; Pontuação.
  • Fundamentos de Informática: Conceitos de Internet, Conceitos básicos de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados à Internet. Ferramentas e aplicativos comerciais de navegação, de correio eletrônico, de grupos de discussão, de busca e pesquisa, transferência de arquivos. Uso da Internet na educação, nos negócios, e em outras áreas. Conceitos de proteção e segurança. Tipos de computadores, conceitos de hardware e de software. Procedimentos, aplicativos e dispositivos para armazenamento de dados e para realização de cópia de segurança (backup). Conceitos de organização e de gerenciamento de arquivos, pastas e programas, instalação de periféricos. Principais aplicativos comerciais para: edição de textos e planilhas eletrônicas, geração de material escrito, visual e sonoro e outros. Conceitos dos principais sistemas comerciais e outros.
  • Conhecimentos Gerais de Cultura Sergipana: Artesanato; Literatura Sergipana; Política; Folclore; Danças; Lendas; Crenças; Comidas; História e Patrimônios históricos.

NÍVEL SUPERIOR – TODOS OS EMPREGOS

  • Língua Portuguesa: Compreensão e interpretação de textos; Problemas da língua culta; Tipologia textual, fonética, crase; Ortografia; Classes de palavras; Análise sintática; Regência nominal e verbal; Concordância nominal e verbal; Pontuação.
  • Fundamentos de Informática: Conceitos de Internet, Conceitos básicos de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados à Internet. Ferramentas e aplicativos comerciais de navegação, de correio eletrônico, de grupos de discussão, de busca e pesquisa, transferência de arquivos. Uso da Internet na educação, nos negócios, e em outras áreas. Conceitos de proteção e segurança. Tipos de computadores, conceitos de hardware e de software. Procedimentos, aplicativos e dispositivos para armazenamento de dados e para realização de cópia de segurança (backup). Conceitos de organização e de gerenciamento de arquivos, pastas e programas, instalação de periféricos. Principais aplicativos comerciais para: edição de textos e planilhas eletrônicas, geração de material escrito, visual e sonoro e outros. Conceitos dos principais sistemas comerciais e outros.
  • Conhecimentos Gerais de Cultura Sergipana: Artesanato; Literatura Sergipana; Política; Folclore; Danças; Lendas; Crenças; Comidas; História e Patrimônios históricos.

Para mais informações referentes ao Concurso COREN-SE, fique atento as publicações do Blog Editora Solução.

Equipe Jornalismo

Recent Posts

Edital Unifesp sofre alteração nos requisitos e conteúdo programático!

Olá, concurseiros! O edital do concurso Unifesp, que oferta 95 vagas imediatas para cargos de…

1 semana ago

Prefeitura de Macaé e FGV se reúnem para alinhar edital. 647 vagas!

Ótimas notícias, concurseiros! A Prefeitura de Macaé, município do estado do Rio de Janeiro, se…

3 semanas ago

Concurso Correios tem quantitativo de vagas confirmado!

O presidente Fabiano Silva confirmou o quantitativo de vagas do novo concurso Correios. A expectativa…

4 semanas ago

Concurso Nacional Unificado (CNU): Nova data da prova divulgada!

Ótimas notícias, concurseiros!! O Ministério da Gestão já definiu e divulgou a nova data do…

1 mês ago

Como serão distribuídas as vagas do concurso TJSP?

Foi divulgado nesta quarta-feira, dia 22 de maio, o edital de abertura do novo concurso…

1 mês ago

Quais as atribuições do cargo de Escrevente do TJ SP?

Foi publicado um dos editais mais aguardados do país, o concurso TJ SP. Esse certame…

1 mês ago

This website uses cookies.