Atenção concurseiros interessados em realizar o Concurso Correios! O texto-base de projeto de privatização foi aprovado. Confira os detalhes ao decorrer do texto.
Prepare-se para Concurso
O projeto de lei sobre a privatização foi aprovado com 286 votos a favor e 173 contra, além de duas abstenções. O próximo passo agora será a análise dos deputados em relação aos destaques, pedidos pontuais e de mudança do texto aprovado.
O relator incluiu no parecer, que a empresa que comprar os Correios terá exclusividade mínima de cinco anos sobre os serviços postais, além da estabilidade por 18 meses para funcionários da estatal.
A empresa dos Correios também terá que disponibilizar aos funcionários, um Plano de Demissão Voluntária (PDV), com período de adesão de 180 dias a contar a privatização.
Concurso Correios: detalhes
Em meio às discussões sobre a privatização da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, o quantitativo de funcionários que devem compor o quadro de efetivos foi aprovado em 100.896 cargos. Grande parte dessas vagas, atualmente, só podem ser preenchidas por meio de Concurso Correios, o que gera uma incerteza, já que não há ainda um parecer concreto quanto à privatização.
Último concurso Correios
O último concurso do Correios ocorreu no ano de 2017 e contou com 88 vagas, mais cadastro reserva para os cargos de:
- Técnico em Segurança (médio/técnico);
- Auxiliar de Enfermagem (médio/técnico);
- Médico do Trabalho Júnior (superior);
- Engenheiro do Trabalho (superior);
- Enfermeiro do Trabalho (superior).
A remuneração deste concurso variou entre R$ 1.876,43 e R$ 4.903,05. Além dos salários os servidores têm direito a benefícios como:
- Auxílio Alimentação;
- Auxílio Refeição;
- Auxílios creche ou babá;
- Assistência para filhos (as) dependentes portadores de deficiência física;
- Assistência Médica e Odontológica;
- Plano de Cargos, Carreiras e Salários; e
- Possibilidade de desenvolvimento profissional.
Este concurso teve seu prazo de validade prorrogado em dezembro de 2018, com isso os aprovados na lista de espera puderam ser nomeados até o ano de 2020.