Boa notícia para os concurseiros! A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos de São Paulo deu início aos preparativos para o novo concurso CPTM-SP.
O Projeto Básico do concurso CPTM SP que foi divulgado na última terça-feira, 14 de dezembro, traz informações sobre os possíveis cargos contemplados no novo certame, além da previsão de que o início da fase de escolha da banca responsável pelo concurso seja dia 20 de janeiro.
Quais serão os cargos ofertados no concurso?
Segundo dados da CPTM, a previsão é de que sejam disponibilizados no concurso cargos que tenham como requisito os níveis fundamental, médio, técnico e superior.
A distribuição dos cargos por escolaridade seria da seguinte maneira:
Nível fundamental:
- Oficial de manutenção elétrica;
- Oficial de manutenção mecânica;
- Agente de manutenção metalúrgico.
Níveis médio e técnico:
- Agente de segurança;
- Agente de serviços de operação;
- Agente de relacionamento;
- Técnico de Manutenção, projetos e obras;
- Técnico de Transportes;
- Operador de Circulação – Maquinista.
Nível superior:
- Secretaria Executiva;
- Engenheiros;
- Analistas.
Vale ressaltar que qualquer um dos cargos listados acima poderão ou não constar no novo edital, o que dependerá da necessidade de profissionais na Companhia.
Como serão as provas do concurso CPTM-SP?
De acordo com informações da CPTM, os concursos poderão apresentar as fases listadas abaixo:
- Provas objetivas;
- Provas de Conhecimentos Práticos;
- Teste de Aptidão Física (TAF);
- Avaliação do Perfil Profissional;
- Avaliação Médica.
Os candidatos inscritos em todos os cargos serão avaliados pelas provas objetivas, que terão questões de Português, Matemática. Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos.
No caso da prova de Conhecimentos Práticos, a mesma será direcionada aos cargos envolvidos com as áreas de manutenção, administrativo, obras ou outras. O objetivo desta etapa é avaliar habilidades específicas para os candidatos que atuarão como Eletricista, Pedreiro, Soldador, Mecânico, Informática, etc.
O Teste de Aptidão Física (TAF) será aplicado apenas para os candidatos interessados em seguir a carreira de Agente de Segurança, já que os mesmos precisarão de boas condições físicas para o exercício da profissão.
Como foi o último concurso CPTM-SP?
A última seleção da CPTM-SP ocorreu no ano de 2018, o concurso disponibilizou uma vaga para o cargo de Operador de Circulação. A banca organizadora, na ocasião, foi a RBO Concursos.
Os candidatos interessados em participar deveriam ter o ensino médio completo. Na época, a remuneração inicial foi de R$3.313,68. A jornada de trabalho a ser cumprida era o equivalente a oito horas por dia.
O último concurso CPTM-SP foi dividido em três etapas: prova objetiva, avaliação de perfil profissional e avaliação médica.