Olá concurseiros que se interessam em realizar o Concurso DPE-PA (Defensoria Pública do Estado do Pará). A comissão organizadora do certame está formada. Confira os detalhes ao decorrer do texto.
Foi publicada no Diário Oficial do Pará da última terça-feira, dia 26 de outubro de 2021, a comissão organizadora do Concurso DPE-PA, que irá ofertar 28 vagas.
- Psicologia
- Engenharia
- Direito
- Gestão de TI
- Assistência social
- Pedagogia
- Administração
- Economia
- Arquitetura e
- Ciências contábeis
Concurso DPE PA: detalhes
Através das suas redes sociais, o defensor-geral do Pará, João Paulo Ledó, afirmou que os estudos foram aprovados e concluídos. Além disso, Ledó confirmou 28 cargos em várias áreas.
“Com muita felicidade, que acabamos de aprovar estudo formulado pelos Núcleos de Gestão de Pessoas e Planejamento para a realização do 2º concurso para servidor público nível superior da DPE.” Disse o defensor-geral em publicação nas redes sociais.
Concurso em 2022
Em resposta a um seguidor nas suas redes sociais, o defensor público-geral, João Paulo Ledó, informou que o concurso da Defensoria Pública do Estado do Pará para servidores está no planejamento para 2022.
“Está em planejamento para 2022”, disse Ledó.
O novo concurso DPE PA, com vagas para a área de apoio, é aguardado desde 2020. Quando foi anunciado pelo órgão que os estudos para o certame foram iniciados.
Concurso DPE-PA: Defensor
Serão ofertadas 10 vagas para o cargo de Defensor Público Substituto – categoria inicial, que serão distribuídas da seguinte forma:
- 01 vaga está reservada para pessoas com deficiência;
- 01 vaga aos quilombolas;
- 01 vaga para indígenas;
- 02 vagas para negros; e
- 05 vagas para ampla concorrência.
Haverá também formação de cadastro de reserva, com nove vezes o quantitativo de cargos disponibilizados no Edital.
Último Concurso DPE PA
O último certame da Defensoria Pública do Estado do Pará ocorreu no ano de 2015. Na época foram ofertadas 18 vagas imediatas, além de adastro de reserva que tinha previsão de até duas vezes esse quantitativo.
O candidato interessado deveria ter graduação completa em Direito e pelo menos três anos de atividade jurídica. Naquela época, a remuneração inicial era de R$ 15.663,55 mensais.
O certame foi composto por quatro etapas avaliativas, sendo elas: prova objetiva, avaliações prático discursivas, teste oral e exame de títulos.
A prova objetiva foi constituída das seguintes disciplinas: Direitos Constitucional, Administrativo, Penal, Processual Penal, Civil, Processual Civil, Agrário, Ambiental, Comercial e Empresarial, Criança e do Adolescente, Direitos Humanos, Previdenciário, Tributário, de Execução Penal, Princípios e Atribuições Funcionais da Defensoria Pública, Direito do Consumidor e Direitos Difusos e Coletivos e Individuais Homogêneos.