Olá concurseiros que se interessam em realizar o Concurso DPE-RO (Defensoria Pública do Estado de Rondônia). A banca organizadora do próximo certame está definida! Confira os detalhes ao decorrer do texto.
Segundo o Portal da Transparência da DPE de Rondônia, a banca organizadora do próximo certame será o Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos).
O Concurso destinará vagas para candidatos de nível Superior, distribuídas entre as especialidades de: Analista Jurídico, Analista em Jornalismo, Analista em Redação, Analista de Publicidade, Analista de Assistência Social e Analista de Psicologia.
Alguns dos requisitos básicos para investidura nos cargos são:
- Analista Jurídico: diploma em Direito
- Analista em Jornalismo: diploma em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo
- Analista em Redação: diploma em Letras
- Analista de Publicidade: diploma em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda
- Analista de Assistência Social: diploma em Serviço Social e registro no Conselho Regional de Serviço Social
- Analista de Psicologia: diploma em Psicologia e registro no Conselho Regional de Psicologia
Último Concurso DPE RO
O último certame da Defensoria Pública do Estado de Rondônia ocorreu no ano de 2015. Na época foram ofertadas 106 vagas ao todo, sendo 20 vagas para o cargo de Analista da Defensoria e 86 vagas para Técnico da Defensoria.
As oportunidades foram distribuídas nas seguintes especialidades:
Analista
- Contábil;
- Redes e Comunicação de Dados;
- Administração;
- Assistência Social;
- Economia;
- Engenharia Civil;
- Comunicação Social – Jornalismo;
- Psicologia;
- Comunicação Social – Publicidade e Propaganda;
- Redação; e
- Jurídico e Analista Programador.
Técnico
- Motorista;
- Oficial de Diligência;
- Administrativo;
- Artes Gráficas;
- Audiovisual;
- Contabilidade; e
- Técnico em Informática.
Provas do Concurso DPE-RO
O certame foi composto pelas seguintes etapas:
- Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório (para todos os cargos); e
- Prova Discursiva, de caráter eliminatório e classificatório (para os cargos de Analista – diversas especialidades).
A Prova Objetiva foi composta por 80 questões de múltipla escolha para o cargo de Analista da Defensoria Pública e 70 questões para os demais cargos. As disciplinas que versaram as provas foram:
Analista da Defensoria Pública, exceto para a especialidade Analista Jurídico:
- Língua Portuguesa – 21 questões
- Conhecimentos Específicos – 49 questões
Analista da Defensoria Pública especialidade Analista Jurídico:
- Língua Portuguesa – 24 questões
- Conhecimentos Específicos – 56 questões
Técnico da Defensoria Pública:
- Língua Portuguesa – 21 questões
- Conhecimentos Específicos – 49 questões
Prova discursiva
A Prova Discursiva, também de caráter eliminatório e classificatório, valeu 10 pontos e foi constituída por uma redação em gênero dissertativo-argumentativo, com número mínimo de 20 e máximo de 30 linhas.
Saiba quais são as atribuições dos cargos ofertados:
- Analista Jurídico: Executar tarefas auxiliares em trabalhos institucionais ou de natureza geral; pesquisar e selecionar textos jurídicos e informações de interesse da instituição; minutar petições, prestar consultoria, assessoramento e atividades de apoio aos Defensores Público e/ou à Administração Superior, emitir pareceres, analisar e/ou elaborar contratos, convênios, acordos e outros ajustes de interesse da Defensoria.
- Analista em Jornalismo: Planejar e executar atividades de assessoria de imprensa e reportagem; redigir, atualizar e publicar conteúdo web para sites e Internet em geral; utilizar programas de computação necessários à execução das funções; criar, planejar e executar estratégias de comunicação interna, realizar reportagens de rádio e televisão ao vivo e matérias gravadas, acompanhar eventos culturais e redigir matérias especiais.
- Analista em Redação: Executar a revisão e a preparação de material que será publicado em jornal, revista, periódico de informação técnica ou outras publicações, atentando para as normas linguísticas, clareza, estilo e conteúdo das matérias, para garantir a autenticidade e correção dos textos elaborados.
- Analista de Publicidade: Na edição passada, não foram disponibilizadas vagas para este cargo.
- Analista de Assistência Social: Prestar serviços de âmbito social a indivíduos e grupos, identificando e analisando problemas e necessidades materiais, psíquicas e de outra ordem, aplicando
- métodos e processos básicos do serviço social, para prevenir ou eliminar desajustes de natureza biopsicossocial e promover a integração ou reintegração dessas pessoas à sociedade.
- Analista de Psicologia: Realizar atendimento ao público, perícias, exames, avaliações e estudos técnicos; coletar e analisar dados documentais e de campo; prestar informações técnicas sob a forma de pareceres, laudos e relatórios, indicando a fundamentação técnica, métodos e parâmetros aplicados; atuar em processos administrativos e judiciais como assistente técnico, por determinação do Juízo ou do Defensor Público.
Para mais informações referentes ao Concurso DPE-RO, fique atento as publicações do Blog Editora Solução.