Os editais do Concurso IBGE, que irá disponibilizar mais de 206 mil vagas em sua seleção já estão disponíveis.
Prepare-se para Concurso
Para o cargo de Recenseador serão oferecidas ao todo 183.021 vagas. Para concorrer a uma vaga na função, é necessário que o candidato apresente graduação completa.
Como será calculada a remuneração do Recenseador aprovado no Concurso IBGE?
Tendo em vista que a remuneração para o cargo de Recenseador varia de acordo com a produtividade do mesmo, os ganhos estimados serão calculados por setor censitário, de acordo com as taxas previamente estipuladas pelo órgão.
A remuneração do Recenseador varia também conforme a quantidade de domicílios que forem recenseados, o tipo de questionário (básico ou amostra) e o número de pessoas entrevistadas por aquele Recenseador.
O IBGE oferecerá também uma ajuda de custo para o custeio dos gastos com locomoção e deslocamento do Recenseador para a realização do seu trabalho.
Concurso IBGE disponibiliza simulador de remuneração do Recenseador
O concurso IBGE disponibilizou um link onde o candidato consegue simular as remunerações. A ferramenta oferecida pelo órgão usa como base de cálculo as características de cada município, a duração das entrevistas em cada domicílio e o deslocamento que o recenseador precisará realizar para a coleta de informações.
Abaixo podemos verificar uma simulação para o município de São Paulo, com 40 horas semanais.
O candidato interessado em realizar as simulações pode fazer através do site disponibilizado.
Mas vale ressaltar que a ferramenta nos traz apenas uma estimativa de ganho, os valores apresentados na simulação não representam exatamente a remuneração que os aprovados irão receber no exercício da profissão.
Recenseadores terão carga horária flexível
Para atuar como Recenseador os aprovados não deverão necessariamente cumprir uma carga horária de trabalho fixa. A recomendação do IBGE é de que seja cumprido ao menos 25 horas por semana e sempre considerando os melhores horários para fazer contato com os moradores das residências.
Diante disso, o Recenseador do IBGE tem total liberdade de montar seu próprio horário para a realização das pesquisas censitárias.