O Concurso INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é um dos certames mais aguardados do Brasil, e parece estar próximo de ser realizado, isso porque há um grande otimismo dentro do órgão para a sua autorização. Saiba mais.
Prepare-se para Concurso
O Presidente do Instituto Nacional do Seguro Social, Leonardo Rolim, reconhece a necessidade de um novo certame do órgão e diz estar bem otimista para que a seleção seja realizada em breve.
“Estamos bem otimistas que teremos a autorização”.
Rolim concedeu entrevista à CBN, no dia 1º de junho, e destacou a urgência para realização do concurso público para efetivos.
“Vamos precisar sim fazer o concurso para substituir temporários e servidores que estão se aposentando. Estamos bem otimistas que teremos a autorização.”
Foi confirmado pela Assessoria de Imprensa do INSS a solicitação de mais de 10 mil vagas, mas a quantidade poderá ser revisado pela Presidência para ter mais possibilidades de aval pela Economia.
O presidente destaca que em curto prazo, a necessidade maior é em relação aos 3 mil temporários que terminarão seus contratos no final de 2021 e aos aposentados dos últimos anos. Há ainda a perspectiva de saídas futuras.
Pedido de autorização
Foram solicitadas mais de 10 mil vagas, porém, ainda não se sabe quais serão os cargos contemplados. Agora cabe ao Ministério da Economia analisar a proposta dando aval positivo ou não.
O Ofício que encaminhou o mencionado pedido de autorização foi o “OFÍCIO SEI Nº 79/DGPA-INSS, de 31/05/2021” e a Nota Técnica foi a “NOTA TÉCNICA Nº 19/2021/DRESE/CODEC/CGQSD/DGPA-INSS, de 31/06/2021”.
O mencionado Ofício foi assinado por Rogério Soares de Souza, Diretor de Gestão de Pessoas e Administração do INSS e foi dirigido à Luciola Maurício de Arruda, Diretora de Gestão de Pessoas – Secretaria de Gestão Corporativa, do Ministério da Economia. O Ofício trata da Recomposição Continuada do Quadro Permanente de Pessoal do INSS.
A Nota Técnica ainda será revisada, onde poderá ocorrer mudanças na distribuição das vagas e no quantitativo.
Mais de 23 mil cargos vagos
De acordo com um levantamento feito pelo Portal Brasileiro de Dados Abertos, no mês de abril de 2021, o INSS contava com 23.467 cargos vagos.
Analista do Seguro Social
- Cargos Ocupados – 4.196
- Cargos Vagos – 2.378
Técnico do Seguro Social
- Cargos Ocupados – 14.096
- Cargos Vagos – 20.135
Último Concurso INSS
O último certame do Instituto Nacional do Seguro Social ocorreu em 2016, e na época foram ofertadas 950 vagas ao todo, sendo 800 para Técnico do Seguro Social, que exige nível Médio e salário de R$ 5.344,87. As outras 150 oportunidades foram destinadas ao cargo de Analista do Seguro Social, para candidatos graduados em Serviço Social. A remuneração para Analista foi de R$ 7.954,00.
O INSS já autorizou a nomeação de 500 aprovados, faltando a pasta autorizar agora 450 vagas.
Provas do Concurso INSS 2016
O certame foi composto por uma Prova Objetiva, que contou com 120 questões de múltipla escolha, sendo 50 questões de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos. As disciplinas que versarão as provas foram:
Técnico do Serviço Social
Conhecimentos Básicos
- Ética no Serviço Público;
- Regime Jurídico Único;
- Noções de Direito Constitucional;
- Noções de Direito Administrativo;
- Língua Portuguesa;
- Raciocínio Lógico;
- Noções de Informática.
Conhecimentos Específicos
- Direito Previdenciário.
Analista do Seguro Social
- Língua Portuguesa;
- Raciocínio Lógico;
- Noções de Informática;
- Direito Constitucional;
- Direito Administrativo;
- Legislação Previdenciária;
- Legislação da Assistência Social;
- Saúde do Trabalhador e da Pessoa com Deficiência.
Para mais informações referentes ao Concurso INSS, fique atento as publicações do Blog Editora Solução.