As notícias sobre o concurso INSS estão mais quentes do que nunca, e a novidade após a a autorização do certame está acerca da escolha da banca.
Prepare-se para Concurso
De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência (MPT) a banca organizadora terá seu nome revelado em no máximo 60 dias, ou seja, em agosto.
Escolha da Banca concurso INSS
Ainda, conforme o projeto básico traz, o prazo para conhecimento da banca pode ser ainda menor e ocorrerá em até 23 dias.
Dessa forma, a banca organizadora do concurso INSS já será conhecida entre os meses de julho e agosto. Contudo, vale ressaltar que o Ministério do Trabalho não entregou mais nenhum detalhe da nova seleção.
- Confira: Apostilas concurso INSS
Concurso INSS: 1.000 vagas para Nível Médio
Mil vagas estão autorizadas para o concurso INSS e contemplarão o cargo de Técnico do Seguro Social, que tem exigência de nível médio.
Importante salientar que durante o anúncio da autorização, o MTP (Ministério do Trabalho e Previdência) afirmou que o cargo de Técnico continua para candidatos de nível médio.
Recentemente, houve comentários sobre a possibilidade de alteração na escolaridade do cargo de Técnico, entretanto para o próximo edital a escolaridade será mantida.
Ainda não se sabe ao certo, mas acredita-se que o certame será novamente regionalizado, no qual os aprovados e convocados poderão atuar nas agências da Previdência Social espalhadas por todas as regiões do país.
Mais de 1.000 aprovados poderão ser convocados
O pedido enviado pela casa ao Ministério da Economia era de mais de 6 mil vagas para o cargo de Técnico, contudo foram autorizadas 1.000 vagas.
O motivo pela redução das vagas se deu, segundo a Diretoria de Gestão de Pessoas do INSS, pelo fato das restrições de contenção de despesas públicas atuais.
Confira o que disse o ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira:
“Levando em consideração todas as restrições que passamos por conta da pandemia e a consequente crise econômica no mundo, foi o número que conseguimos. Isso já demonstra a preocupação com uma autarquia tão importante como é o INSS”.
Contudo, mesmo o número de vagas autorizadas ter sido menor, estima-se que a convocação exceda e traga novas oportunidades, considerando o grande deficit de pessoal do INSS.
Claro que para isso será necessário o aval do Ministério da Economia, conforme traz o Decreto 9.739/2019 sobre as regras de concursos públicos.
Candidatos convocados nos últimos concursos
Vale lembrar que nos últimos concursos realizados pelo INSS centenas de aprovados foram convocados, como no caso de 2011, por exemplo, que contou com a oferta de 1.875 vagas e ao longo da validade do certame foram convocados 5.020 candidatos.
O total de aprovados deste ano foi de 6.881, ou seja, 3.145 candidatos aprovados foram convocados além da oferta prevista no edital.
Já na última edição, 2015, foram convocados apenas o total de vagas previstas no edital.