O presidente do Instituto Nacional de Seguro Nacional afirmou que pretende abrir novo concurso INSS antes das eleições de 2022.
Prepare-se para Concurso
Leonardo Rolim, o presidente do Instituto, comentou sobre a previsão de novas seleções para o INSS em uma videoconferência com a Gestão de Pessoas, com a equipe e com líderes de sindicatos, no último dia 13 de julho.
Além da pretensão de contratar mais servidores, Rolim ainda comentou que a carreira de Técnico passará a exigir formação superior para os inscritos dos próximos concursos.
No entanto, de acordo com o diretor da Gestão de Pessoas do INSS, Rogério Souza, essa mudança na escolaridade no cargo de Técnico foi somente uma sugestão e que a carreira continuará exigindo o Ensino Médio completo.
Novo concurso INSS depende do Ministério da Economia
Uma nova seleção para o INSS se faz necessária devido a grande quantidade de vacâncias no quadro de funcionários do Instituto Nacional.
- Adquira: Apostilas Completas INSS
O órgão público enviou um pedido ao ME, em maio de 2021, para a autorização de mais de 7.500 vagas, no entanto a Economia ainda não emitiu um parecer.
O problema é que sem o aval do ME, um outro certame não poderá ser iniciado e o Instituto carece de novos funcionários com urgência.
O documento enviado em maio ao Ministério requisitava 7.575 vagas para os cargos:
- Técnico do Seguro Social (nível médio, R$ 5.447,78), nas áreas: Análise Reconhecimento de Direito RGPS, Combate à Fraude, Serviço de Apoio ao Reconhecimento de Direito, Serviço de Atendimento de Demandas Judiciais, Serviço de Cobrança Administrativa, Análise Reconhecimento de Direito RPPS e Recomposição do Quadro de Aposentados até 2023; e
- Analista do Seguro Social (nível superior, R$ 8.357,07), nas áreas: Serviço Social, Reabilitação Profissional e Recomposição do Quadro de Aposentados até 2023.
Como foi o último concurso do Instituto?
O último certame do Instituto Nacional de Seguro Social aconteceu em 2015 e ofertou 950 vagas.
Já para aquele ano, as vagas ofertadas foram insuficientes para preencher o grande número de vacâncias no quadro de funcionários.
Os candidatos foram avaliados por meio de Provas Objetivas, dentre outras etapas, constituídas por 150 questões. As matérias cobradas para o cargo de Técnico foram:
- Ética no Serviço Público;
- Regime Jurídico Único;
- Noções de Direito Constitucional;
- Noções de Direito Administrativo;
- Língua Portuguesa;
- Raciocínio Lógico;
- Noções de Informática; e
- Conhecimentos Específicos.
Já no caso dos Analistas, os assuntos cobrados foram:
- Língua Portuguesa;
- Raciocínio Lógico;
- Noções de Informática;
- Direito Constitucional;
- Direito Administrativo;
- Legislação Previdenciária;
- Legislação da Assistência Social;
- Saúde do Trabalhador e da Pessoa com Deficiência.
Algumas mudanças podem ser feitas nesse próximo edital quanto aos cargos e também quanto às matérias que devem ser estudadas, porém é sempre indicado que os interessados no certame estudem de acordo, também, com editais antigos.