Olá, concurseiros! Foi publicado o edital do concurso INSS, serão 1.000 vagas para o cargo de Técnico do Seguro Social, confira detalhes sobre como foi o último edital e já comece a se preparar para garantir sua vaga!
Prepare-se para Concurso
Edital concurso INSS
Conhecer o edital anterior do concurso é sempre bom, porque ele serve como base de estudo, além de poder comparar com o atual publicado. Dessa forma, quem começa os estudos mais cedo, ganha vantagem sobre a concorrência!
Além disso, é importante ressaltar que o último concurso INSS teve seu edital publicado em 2015 e contou com a oferta de 800 vagas para a carreira de Técnico, que teve como exigência o nível médio de formação.
O salário inicial para os contratados, na época, era de R$ 4.886,87, porém o atual será de R$ 5.905,79 para jornada de trabalho de 40 horas semanais.
Vagas do concurso INSS 2015
Em 2015 o certame foi organizado pelo Cebraspe e foi regionalizado, ou seja, o candidato escolhia para onde gostaria de concorrer a uma vaga.
Esse certame contemplou 950 vagas ao todo, sendo 800 para o cargo de Técnico e 150 oportunidades para Analista.
O Instituto Nacional do Seguro Social, portanto, ofertou vagas em todos os Estados do Brasil distribuídas por diversos municípios.
Número de Inscritos no concurso INSS 2015
A seleção do Instituto Nacional, realizada em 2015, registrou mais de 1 milhão de inscritos. Confira como se deram as inscrições:
- Analista do Seguro Social – 43.982 inscritos
- 109 ampla concorrência
- 323 PcD
- 8 PcD
- 6.052 candidatos negros
- 33 candidatos negros
- Técnico do Seguro Social – 1.043.807 inscritos
- 569 ampla concorrência
- 8.805 PcD
- 70 PcD
- 125.121 candidatos negros
- 162 candidatos negros
O que faz um Técnico do Seguro Social?
As atribuições dos Técnicos, de acordo com o edital de 2015, são:
- realizar atividades internas e externas relacionadas ao planejamento, à organização e à execução de tarefas de competências constitucionais e legais do INSS que não demandem formação profissional específica;
- coletar informações, executar pesquisas, levantamentos e controles, emitir relatórios e pareceres;
- exercer, mediante designação da autoridade competente, outras atividades relacionadas às finalidades institucionais do INSS, além das atividades comuns a todos os cargos.
Requisitos para investidura nos cargos do INSS
Além do nível médio de escolaridade, os inscritos no concurso nacional do INSS precisam cumprir algumas outras exigências, bem como:
- Ser aprovado no concurso INSS;
- Ter a nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses;
- Estar em gozo dos direitos políticos;
- Estar quite com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino;
- Ter idade mínima de 18 anos completos na data da posse;
- Estar quite com as obrigações eleitorais;
- Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo;
- Cumprir as determinações deste edital; e, por fim,
- O candidato deverá declarar, na solicitação de inscrição, que tem ciência e aceita que, caso aprovado, deverá entregar os documentos comprobatórios dos requisitos exigidos para o cargo por ocasião da posse.
Concurso INSS: Como foi a última prova?
Os candidatos ao concurso INSS de 2015 realizaram Provas Objetivas como forma única de avaliação, que foi composta por 50 questões de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos.
As avaliações, portanto, versaram sobre as matérias de:
- Português e redação oficial (15)
- Ética e Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis Federais (12)
- Administrativo (9)
- Constitucional (3)
- Informática (5)
- RLM (6)
- Seguridade Social – previdenciário e assistência social (70)
As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, foram realizadas em dois turnos, sendo de manhã para Analistas e a tarde para Técnicos, com duração de 3 horas e 30 minutos e valiam 120 pontos.
Além disso, foi considerado reprovado o candidato que:
- obteve nota inferior a 10,00 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Básicos P1;
- obteve nota inferior a 21,00 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Específicos P2;
- obteve nota inferior a 36,00 pontos no conjunto das provas objetivas.
A convocação dos aprovados e a escolha do local da vaga
Ademais, os candidatos aprovados e homologados dentro do número de vagas ofertadas serão convocados, conforme a classificação, para que escolham a Agência da Previdência Social onde será lotado, dentro da Gerência-Executiva escolhida no momento da inscrição, observando os critérios e procedimentos a serem definidos em ato específico.
Porém os candidatos poderão ser lotados em quaisquer unidades descritas no edital, dentro da Gerência-Executiva para a qual concorre.
Por fim, a escolha de vagas dos candidatos obedecerá à proporcionalidade, a alternância e a ordem de classificação da lista da ampla concorrência, observada na sequência a lista de aprovados nas vagas de candidatos com deficiência e de negros.
Confira a lotação dos aprovados de 2015
O edital de 2015 trouxe uma seleção regionalizada, com isso, os candidatos deveriam escolher durante o ato de inscrição a Regional a qual gostaria de ser lotado.
Dessa maneira, o candidato poderia escolher e ter a possibilidade de ser lotado em uma das Regionais dos seguintes estados:
Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rondônia, Roraima, São Paulo, Sergipe, Tocantins, e no Distrito Federal.