Atenção, concurseiros! A Câmara do município de Maringá aprovou a criação de mais de 400 cargos, que poderão ser ofertados no próximo concurso Maringá-PR. Confira mais detalhes!
Na última terça-feira, dia 12 de abril, a Câmara de Maringá, cidade do Paraná, aprovou quatro projetos que podem favorecer a execução de um novo concurso da Prefeitura do município. Dentre as aprovações, consta uma Reforma Administrativa que cria nada menos que 428 novos cargos para a Administração Municipal.
Esse projeto, de número 2.134/2022, recebeu 14 votos favoráveis e pretende criar diversos cargos, bem como de Agente Administrativo, Engenheiro Florestal, Operador Audiovisual, Técnico de Enfermagem, Arquiteto, Engenheiro Civil, Fisioterapeuta e Médico Veterinário.
A criação de novos cargos, portanto, podem resultar em novas seleções, uma vez que diversas vagas estarão em aberto após a execução do projeto. Por isso, os vereadores também aprovaram a abertura de um crédito especial no Orçamento-Programa de 2022, no valor de R$ 21.324.197,35, a fim de contratar novos funcionários.
O líder da Casa, o vereador Alex Campos, reiterou ainda que, durante a pandemia, a cidade de Maringá não pôde realizar concursos. Por isso, seria muito importante que houvessem novas seleções.
Concurso Maringá-PR estava previsto desde 2020
O vereador Alex Campos destacou a importância de se realizar novas seleções em Maringá. Isso porque durante 2020 e 2021, o município não pôde contratar funcionários públicos. Assim, diversas carreiras em vários âmbitos municipais ficaram defasadas.
Essas seleções, portanto, são esperadas desde 2020, quando dois editais já estavam confirmados e já tinham, inclusive, bancas organizadoras definidas. Neste caso, a organizadora responsável pelos certames seria o Instituto AOCP.
A previsão para os editais era de que abrissem 40 vagas para o quadro geral, nas áreas da Educação e de Apoio, com vagas para cargos de Auxiliar Administrativo e Professor em diversas disciplinas.
Ademais, a Prefeitura também contaria com a oferta de vagas para cargos de Procurador e Contador e, neste caso, a seleção teria a organização pelo Cebraspe.
Para concorrer aos dois cargos, portanto, o requisito era ter graduação em Direito ou em Ciências Contábeis, a depender do cargo escolhido.
Contudo, nenhum dos editais chegou a teve a publicação realizada, principalmente por conta da pandemia. Com essa nova Reforma, no entanto, as seleções devem passar por reformulações para, enfim, terem seus editais publicados.